Buscar

Provas Estudos Transversal 2 e 3

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Amanda Teresa de Sena Costa (1384041)
	Disciplina:
	Estudo Transversal II (17600)
	Avaliação:
	Avaliação disciplina on-line ( Cod.:512736) ( peso.:10,00)
	Prova Objetiva:
	16193231
Parte superior do formulário
	1.
	Estudamos no e-book da disciplina que é possível tipificar a inovação tendo em vista o impacto que esta trás para o mercado e na sociedade, que podem ser: incremental, radical e disruptiva. Sobre a inovação incremental, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Inovação incremental é resultado de melhorias consideráveis em produtos, serviços e processos já existentes.
(    ) É a grande maioria das inovações que ocorrem em todo o mundo.
(    ) É uma tipologia de inovação que costuma causar um grande impacto no mercado.
(    ) Um excelente exemplo de inovação incremental é o automóvel, criado no ano de 1886 por Karl Benz.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - F.
	
	b) V - V - V - V.
	
	c) V - V - F - V.
	
	d) F - V - V - V.
	 
	
	2.
	O funil da inovação é um processo que deve ser aprendido pelas empresas, mas, cada uma delas deve encontrar a sua própria dinâmica e solução para os problemas que surgem durante a execução dos projetos. As etapas básicas podem ocorrer de forma não linear ou na sequência que melhor se adapta a cultura da organização. Dentre as etapas do funil da inovação, uma delas é considerada crítica devido aos testes que são feitos para verificar se o projeto vai trazer o valor esperado pela empresa. Qual é essa etapa?
	
	a) Identificação de oportunidades.
	
	b) Projeto piloto.
	
	c) Lançamento no mercado/empresa.
	
	d) Desenvolvimento dos projetos.
	 
	
	3.
	O conceito de inovação tem se modificado ao longo do tempo. Desde que o economista austríaco Joseph Schumpeter se popularizou com o seu livro Capitalismo, Socialismo e Democracia (1942), a inovação esteve relacionada à novidade, mas, também a uma característica específica destacada por Schumpeter dos empreendedores. Sobre as características destacadas pelo "pai da inovação", assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Um profissional acomodado e regrado.
	
	b) Um visionário que não se arrisca.
	
	c) Uma pessoa incomum pela sua vitalidade e energia.
	
	d) Uma pessoa burocrática e regrada.
	 
	 
	4.
	Inovar de forma sistemática é muito difícil para as empresas, logo, quanto mais conhecimentos sobre a inovação, mais as empresas avançam no processo. Neste sentido, conhecer as tipologias de inovação é importante, assim como saber o máximo possível sobre os aspectos de cada tipo de inovação. Neste contexto, a inovação de marketing é uma tipologia que está relacionada a qual capacidade específica da empresa?
	
	a) Desenvolver produtos e serviços novos ou significativamente melhorados.
	
	b) Criação de novos métodos no estabelecimento de preços de bens e serviços.
	
	c) Novos métodos organizacionais, mudanças em práticas de negócios ou local de trabalho.
	
	d) Métodos novos de distribuição ou produção.
	 
	
	5.
	O economista e professor de Harvard e Berkeley (EUA), Henry Chesbrough, afirma que as organizações devem adaptar-se a um novo ambiente, e tentar fazer bom uso dos conhecimentos externos para inovar, sendo muito importante, portanto, não utilizar apenas conhecimentos internos que estão disponíveis na organização. Sobre o termo cunhado por Chesbrough em 2003 para designar a tipologia de inovação que utiliza basicamente conhecimentos externos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHESBROUGH, H. W. Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology. Brighton, Massachussets (USA): Harvard Business Press, 2003.
	
	a) Inovação sustentável.
	
	b) Open innovation.
	
	c) Inovação disruptiva.
	
	d) Open knowledge.
	
	 
	6.
	A Inovação aberta ou Open Innovation (CHESBROUGH, 2003) é uma tipologia de inovação bastante interativa. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHESBROUGH, H. W. Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology. Brighton, Massachussets (USA): Harvard Business Press, 2003.
	
	a) Não é mais utilizado pelas empresas para inovar.
	
	b) Desenvolve-se a partir dos conhecimentos internos.
	
	c) Foca no conhecimento interno e competências dos funcionários.
	
	d) Privilegia a colaboração da empresa com outros atores do ecossistema para inovar.
	 
	
	7.
	O primeiro passo para uma empresa se tornar inovadora é tomar consciência sobre a importância da inovação e, após, compreender os conceitos e ferramentas de inovação. Logo, a gestão da inovação é fundamental para que a empresa estruture de forma sistemática o processo inovador. Sobre a gestão da inovação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A gestão da inovação não é necessária para a empresa alcançar capacidade inovativa.
(    ) A gestão da inovação trata-se de uma série de atividades executadas tanto dentro quanto fora da empresa.
(    ) As atividades da gestão da inovação devem ser sistemáticas e alinhadas a estratégia da empresa.
(    ) Empresas que buscam ampliar as suas capacidades não se preocupam com a gestão da inovação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - V - F.
	
	b) V - V - F - F.
	
	c) V - F - F - V.
	
	d) F - V - V - F.
	
	 
	8.
	O modelo de gestão da inovação mais utilizado pelas empresas no mundo todo é o funil da inovação, cujo processo deve ser aprendido pelas empresas, o que não significa que as empresas encontrem a sua própria dinâmica e soluções para os problemas que surgem durante a execução dos projetos. As etapas básicas devem ocorrer de forma não linear ou na sequência que melhor se adapta a cultura da organização. Sobre o modelo de funil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A etapa inicial do funil da inovação é a identificação de oportunidades.
(    ) O desenvolvimento é o processo do funil da inovação onde ocorrem o lançamento dos produtos/ serviços ou processos inovadores.
(    ) A etapa do desenvolvimento é uma das mais críticas do funil da inovação, quando realizam avaliações e testes dos projetos.   
(    ) Identificação de oportunidades é a etapa que as empresas investigam o mercado e definem ideias que podem se tornar projetos inovadores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V.
	
	b) F - V - V - F.
	
	c) V - V - F - F.
	
	d) V - V - V - V.
	 
	
	9.
	A inovação "é passível de ser apresentada como uma disciplina, passível de ser aprendida, passível de ser praticada" (DRUCKER, 1987, p. 86). Ampliando a definição de Drucker, a inovação pode ser compreendida a partir dos modelos, que evoluíram ao longo do tempo. Acerca do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) As inovações eram "empurradas" pelas indústrias até a década de 1970.
(    ) As TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) influenciaram fortemente os modelos de inovação antes da década de 1970.
(    ) Atualmente, os consumidores não participam das escolhas dos produtos inovadores. 
(    ) As TIC modificam o modelo de inovação utilizado até a década de 1970 e os consumidores passam a influenciar as indústrias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DRUKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor. São Paulo: Pioneira, 1987.
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) V - V - F - F.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) F - F - V - V.
	 
	
	10.
	Inovar em novos métodos de vendas, no estabelecimento de preços de bens e serviços; na promoção e colocação dos produtos, no desenho, formulação ou concepção destes. Como por exemplo, embalagens recicláveis e reutilizáveis que mudaram completamente a forma como os consumidores utilizavam alguns produtos. Sobre o que corresponde a uma tipologia de inovação, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Inovação não organizacional.
	
	b) Inovação de marketing.
	
	c) Inovação de produto/serviço.d) Inovação organizacional.
	Acadêmico:
	Amanda Teresa de Sena Costa (1384041)
	Disciplina:
	Estudo Transversal III (17601)
	Avaliação:
	Avaliação disciplina on-line ( Cod.:512737) ( peso.:10,00)
	Prova Objetiva:
	16193232
Parte superior do formulário
	1.
	A lei estabelece um vínculo entre o criador e o resultado da produção intelectual, assegurando a propriedade exclusiva sobre determinada obra. Isso ocorre para que lhe seja garantido o uso e gozo dos benefícios que venham a decorrer da obra. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O direito autoral não concede proteção aos fotógrafos e artistas.
	
	b) O direito autoral não concede proteção aos desenhos, aos modelos industriais e às marcas industriais.
	
	c) O direito autoral não concede proteção às interpretações dos artistas intérpretes e às execuções dos artistas executantes.
	
	d) A proteção intelectual não protege apenas as empresas no domínio industrial, mas também o domínio cientifico, literário ou artístico.
	 
	 
	2.
	A lei descreve acerca da violação do Direito Autoral e suas sanções. Viola-se o Direito Autoral com o plágio, reprodução não autorizada, dentre outros, ou seja, sempre que alguém assumir indevidamente titularidade de obra intelectual alheia. Quais são as  ações que podem ser propostas para cessar a violação ao direito autoral?
	
	a) Obrigação de não fazer, obrigação de fazer, ação indenizatória, busca e apreensão civil, ação declaratória, interdito proibitório, Habeas Corpus.
	
	b) Obrigação de não fazer, obrigação de fazer, ação indenizatória, busca e apreensão civil, ação declaratória, interdito proibitório, Habeas Data.
	
	c) Obrigação de não fazer, obrigação de fazer, ação indenizatória, busca e apreensão civil, ação declaratória, interdito proibitório.
	
	d) Obrigação de não fazer, obrigação de fazer, ação indenizatória, busca e apreensão civil, ação declaratória, interdito proibitório, mandado de injunção.
	 
	 
	3.
	A livre concorrência é um princípio constitucional, porém a legislação se preocupa em evitar que aconteçam casos de concorrência desleal. Existem quesitos que caracterizam se a concorrência é desleal. Acerca dos atos da concorrência desleal, analise as sentenças a seguir:
I- Realizar propaganda em meios de divulgação nacionais.
II- Darem falsa impressão dos próprios produtos ou serviços. 
III- Denegrir o concorrente, levantando calúnias sobre os produtos ou serviços do mesmo.
IV- Desrespeito à cláusula contratual infringindo segredo de fábrica.
V- Oferecer o mesmo tipo de produto que um concorrente situado na mesma rua.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	b) Somente a sentença III está correta.
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I e IV estão corretas.
	 
	
	4.
	O Direito da Propriedade Industrial é a proteção concedida aos Direitos da Empresa. Para obter a proteção a todos esses direitos, a empresa precisa registrar a inovação em órgão competente, sendo que aqui no Brasil o órgão competente é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A Lei que protege a propriedade industrial é a 9.279/96. Como se divide o direito de propriedade industrial?
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9279.htm. Acesso em: 13 set. 2019.
	
	a) Marca, patente, desenho industrial, indicação geográfica, segredo industrial e repressão à concorrência desleal.
	
	b) Direito autoral, direito conexo, programa de computadores, desenho industrial e indicação geográfica.
	
	c) Direito autoral, direito conexo, programa de computadores, topografia e cultivar.
	
	d) Direito do autor, direito conexo, marcas e patentes.
	 
	
	5.
	Quem editar obra literária, artística ou científica, sem autorização do titular, perderá para este os exemplares que se apreenderem e pagar-lhe-á o preço dos que tiver vendido. Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Não se conhecendo o número de exemplares que constituem a edição fraudulenta, pagará o transgressor o valor de seis mil exemplares, além dos apreendidos.
	
	b) Não se conhecendo o número de exemplares que constituem a edição fraudulenta, pagará o transgressor o valor de um mil exemplar, além dos apreendidos.
	
	c) Não se conhecendo o número de exemplares que constituem a edição fraudulenta, pagará o transgressor o valor de cinco mil exemplares, além dos apreendidos.
	
	d) Não se conhecendo o número de exemplares que constituem a edição fraudulenta, pagará o transgressor o valor de três mil exemplares, além dos apreendidos.
	 
	
	6.
	Inovar é importante para que as organizações, e até mesmo os indivíduos, se destaquem diante da grande concorrência que existe nos dias atuais. Porém, também é importante haver uma proteção para que a pessoa se sinta segura em disponibilizar suas ideias, para isso existem as leis de propriedade intelectual. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- No Brasil, a primeira descrição sobre proteção ao direito intelectual ocorre na Constituição Federal de 1988.
II- Atualmente no Brasil, a propriedade intelectual não tem proteção constitucional, motivo esse que teve que editar as leis 9610/98 e a lei 9279/96 que regulamentam tais direitos, deveres e sanções.
III- A proteção intelectual não protege apenas as empresas no domínio industrial, mas também o domínio científico, literário ou artístico.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença III está correta.
	
	b) Somente a sentença II está correta.
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.
	
	
	7.
	É comum se pensar na inovação como uma única forma de ocorrência. A inovação pode ocorrer de três formas diferentes: criação, invenção e descoberta, cada uma dessas classificações tem suas peculiaridades e especificidades. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Criação (gênero).
II- Invenção (espécie).
III- Descoberta.
(    ) É mera revelação de algo já existente na natureza, embora até então seja desconhecida.
(    ) Surge através de uma descoberta e se caracteriza pela criação.
(    ) É necessário que seja intelectual e que solucione um problema técnico existente ou industrial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) III - II - I.
	
	b) I - II - III.
	
	c) II - III - I.
	
	d) III - I - II.
	
	
	8.
	Os principais doutrinadores descrevem que a primeira menção sobre a propriedade intelectual foi no ano de 1623, na Inglaterra, através do Estatuto dos Monopólios. Atualmente, no Brasil, a propriedade intelectual tem proteção constitucional nos incisos XXVII, XXVIII e XXIX, do Art. 5º. Conforme a doutrina, como é dividido o direito da propriedade intelectual?
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 13 set. 2019.
	
	a) A doutrina divide o direito da propriedade intelectual (gênero) somente em direitos autorais, agregando a proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	
	b) A doutrina classifica o direito da propriedade intelectual em proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	
	c) A doutrina divide o direito da propriedade intelectual (gênero) somente em propriedade industrial, agregando a proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	
	d) A doutrina divide o direito da propriedade intelectual (gênero) em dois grandes ramos (espécies): os direitos autorais e a propriedade industrial, agregando a proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	 
	 
	9.
	Efetuada a inscrição da patente, será realizada uma análise com o fim de verificar se todos os requisitos exigidos foram preenchidos. Então, o pedido será protocolado com a data de depósito de sua apresentação. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o prazo que o pedido de patente fica depositado em sigilo na INPI:
	
	a) Um ano e sete meses.
	
	b) Um ano.c) Um ano e cinco meses.
	
	d) Um ano e seis meses.
	
	
	10.
	A propriedade industrial deve ser requerida pelos meios legais, solicitando seu registro no órgão competente. Esse órgão é o responsável por validar o registro, assim como dar orientações quanto aos passos do processo. Quanto ao registro de propriedade industrial, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Para obter a proteção a todos esses direitos, a empresa precisa apenas efetuar um contrato e registrar em cartório. O prazo máximo de proteção varia de acordo com o tipo de propriedade industrial.
	
	b) Para obter a proteção a todos esses direitos, a empresa precisa registrar a inovação em órgão competente, sendo que, aqui no Brasil, o órgão competente é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O prazo máximo de proteção é sempre de 20 anos.
	
	c) Para obter a proteção a todos esses direitos, a empresa precisa registrar a inovação em órgão competente, sendo que, aqui no Brasil, o órgão competente é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O prazo máximo de proteção é sempre de 10 anos.
	
	d) Para obter a proteção a todos esses direitos, a empresa precisa registrar a inovação em órgão competente, sendo que, aqui no Brasil, o órgão competente é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O prazo máximo de proteção varia de acordo com o tipo de propriedade industrial.
	 
Parte inferior do formulário
	 
	 
Parte inferior do formulário

Continue navegando