Buscar

Avaliação II - Individual Semipresencial

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O conceito de lugar, considerado por muito tempo como um dos mais problemáticos da Geografia, tem se destacado, recentemente, como uma das chaves para a compreensão das tensões do mundo contemporâneo. Articulando, entre outras, as questões relativas à globalização versus individualismo, sentimentos e racionalidade, pertencimento e identidade, o lugar tem se apresentado como um conceito capaz de ampliar as possibilidades de entendimento de um mundo que se fragmenta e se unifica em velocidades cada vez maiores. Diante do assunto exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Compreender o lugar em que vive permite ao sujeito conhecer a história e conseguir entender as coisas que ali acontecem.
II- Os lugares vividos pela maioria das crianças brasileiras são espaços vazios de conteúdo, sem história, são neutros, são transitórios, em geral, de uma arquitetura de desnudamento.
III- O lugar tem muitos significados que são atribuídos pelas pessoas e, muitas vezes, traduz os espaços com os quais as pessoas têm vínculos mais afetivos e subjetivos do que racionais e objetivos: uma praça ou uma rua onde se brinca desde a sua infância, o alto de um morro de onde se observa a cidade. 
IV- É possível pensar o conceito de lugar relacionado aos espaços que nos são familiares e que fazem parte de nosso cotidiano, carregados de emoções e que nos dão a sensação de segurança, de pertencimento, de identidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	2.
	O desenvolvimento de uma criança em relação à noção de espaço varia de criança para criança. A esse respeito, Almeida e Passini (2008, p. 28) salientam alguns carácteres distintos em relação ao entendimento do espaço vivido, percebido e concebido. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Consciência do Espaço Corporal.
II- Relações Espaciais Topológicas Elementares.
III- Relações Espaciais projetivas e Euclidianas.
(    ) A criança passa a manter a posição dos objetos e altera o ponto de vista até atingir as relações espaciais, conseguindo se situar, identificar e mapear o local onde se encontra, em grandes distâncias. 
(    ) A criança faz relação com o espaço determinado próximo a ela, em pequenas distâncias.
(    ) O processo espacial acontece pelo próprio corpo da criança, existindo dois aspectos fundamentais: o esquema corporal e lateralidade.  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	II - III - I.
	3.
	A orientação é categoria fundamental para a ciência geográfica, pois estabelece pontos referenciais para que os elementos formadores do espaço possam ser situados e encontrados facilmente (CASTROGIOVANNI, 2000). No decorrer da história da humanidade, os meios de orientação foram aperfeiçoados, mas o sol, a lua, as estrelas e a bússola continuam práticos e eficientes para a localização e orientação da locomoção. Atualmente, o GPS (Global Position System) - ou Sistema Global de Posicionamento - tem se destacado como instrumento auxiliar de localização, orientação e locomoção. Diante do contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os meios de orientação tradicionais podem ser deixados de lado, não fazem mais parte dos conteúdos da geografia dos anos iniciais.
(    ) Os meios de orientação tradicionais devem ser trabalhados nos anos iniciais, pois estes têm uma relação importantíssima com a lateralidade e noções espaciais.
(    ) Para que os alunos do Ensino Fundamental II possam entender os mecanismos de funcionamento do GPS, estes devem ter aprendido nos anos iniciais as noções de lateralidade, noções espaciais e as noções básicas do sistema de coordenadas geográficas.
(    ) O sistema de coordenadas geográficas pode ser iniciado nos anos iniciais através de atividades com a organização das carteiras na sala de aula em colunas e linhas, e/ou através da representação das linhas e meridianos com barbantes no chão da sala de aula, em que os alunos poderão se localizar e se deslocar, e, se optar em utilizar a sala informatizada, o jogo batalha naval poderá ser excelente recurso didático.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CASTROGIOVANNI, A. C. Apreensão e Compreensão do Espaço Geográfico. In: CASTROGIOVANNI, A. C (Org.). Ensino da Geografia: práticas e textualizações do cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	4.
	Desde o século XIX, a Geografia passou a fazer parte do contexto escolar, como disciplina. Sua função e objetivos, porém, foram alterando-se com o passar dos anos, sendo estes registrados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Sobre esses acontecimentos, analise as sentenças a seguir:
I- A disciplina de Estudos Sociais foi introduzida no currículo, substituindo as disciplinas de Geografia e de História, acontecimento preconizado pela LDB ? Lei nº 5.692.
II- A Geografia, a partir da LDB ? Lei 9.394, embora tenha passado por um processo de revitalização, precisaria ainda ser discutida e repensada.
III- Com a promulgação da LDB ? Lei nº 4.024, conforme a ideologia social da época, a Geografia não era significativa, então foi instituída a Educação Moral e Cívica.
Agora, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequência dos acontecimentos:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	I - II - III.
	5.
	A cartografia, enquanto um dos objetos de estudo da Geografia escolar, faz parte do currículo das séries iniciais. Compreender a linguagem cartográfica possibilita que a criança desenvolva a percepção do seu espaço de vivência, para mais tarde ter capacidade cognitiva mais complexa sobre suas aplicações e possibilidades de entendimento do espaço. A respeito do ensino da cartografia nas séries iniciais, analise as sentenças a seguir:
I- Cabe ao professor informar que mapa é um instrumento que traz informações, não apenas uma ilustração.
II- O professor pode utilizar-se de vários recursos que envolvam a iniciação à leitura cartográfica, tais como jornais, televisão, internet etc., como forma de enriquecer suas aulas.
III- O mapa é, imprescindivelmente, a única linguagem a ser utilizada nas aulas de Geografia, nas séries iniciais.
IV- A cartografia auxilia a criança no entendimento, através de uma representação esquemática da superfície terrestre, de fenômenos físicos, naturais e culturais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política, que teria sido impulsionada pela redução de custos dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI. Constitui um processo complexo de conexão entre os povos e seus territórios fortemente influenciados pela tecnologia e a divisão social e territorial do trabalho. Sobre esse processo, assinale alternativa INCORRETA:
	 a)
	A integração econômica tem contribuído para reduzir as desigualdades territoriais e sociais na medida em que as tecnologias das comunicações facilitam a divulgação instantânea dos fatos.
	 b)
	A velocidade dos transportes e das comunicações é uma das características da globalização, a qual ganhou impulso com a industrialização, sobretudo, a partir da terceira Revolução Industrial.
	 c)
	A tecnologia é um dos instrumentais de controle do mercado na era da globalização, reforçando o poder das grandes potências capitalistas.
	 d)
	O avanço técnico-científico vem intensificandoa globalização ao diversificar e aumentar a velocidade de comunicação entre os povos, sem romper as relações de poder entre os países centrais e periféricos.
	7.
	Na Geografia, o mapa é uma imagem reduzida de determinada superfície. Essa redução é realizada com o uso da ?escala?, ou seja, numa relação de proporcionalidade entre as distâncias lineares num desenho (mapa) e as distâncias correspondentes na realidade. Sobre as escalas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A escala numérica é estabelecida através de uma relação matemática, normalmente representada por uma razão, por exemplo: 1: 300 000 (1 por 300 000).
(    ) A informação da quantidade de vezes em que o espaço representado foi reduzido (escala) é opcional no mapa.
(    ) Para a elaboração de mapas de superfícies muito extensas, é necessário que sejam utilizadas escalas que reduzam muito os elementos representados.
(    ) As escalas grandes são aquelas que reduzem menos o espaço representado pelo mapa, por isso é possível maior detalhamento dos elementos existentes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	8.
	Conforme os PCN, os atuais 1º, 2º e 3º anos correspondem ao primeiro ciclo. As crianças estão ente 6 e 8 anos de idade. Nesta fase, a criança inicia sua leitura de mundo, e as atividades de geografia são fundamentais para apropriação de noções espaciais básicas e elementares, pois nesta fase os alunos já têm desenvolvido, principalmente se fizeram o pré-escolar, o espaço vivido, e estão na fase do desenvolvimento do espaço percebido. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os objetivos que a criança deve dar conta ao concluir o primeiro ciclo:
	 a)
	Explorar temas direcionados à natureza e sua ligação com a sociedade, utilizando a paisagem local para a compreensão das transformações do espaço geográfico.
	 b)
	Contribuir na elaboração de conceitos geográficos quanto à orientação, à locomoção e à representação cartográfica.
	 c)
	Analisar pequenos textos sobre as paisagens apresentadas no livro didático, sem estabelecer relações com as paisagens do cotidiano.
	 d)
	Analisar as transformações ocorridas em lugares distantes através de mapas, a partir da realidade do aluno.
	9.
	Os conhecimentos cartográficos iniciam-se através da alfabetização, denominados por Simielli (2007) como alfabetização cartográfica, sendo o objetivo básico das séries iniciais. Neste sentido, é necessário que o professor desenvolva na criança a visão cartográfica. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Proporcionar atividades a partir do espaço mais próximo da realidade do aluno, ampliando para os mais distantes.
(    ) O espaço para a criança ainda é muito abstrato, e é a partir da sua realidade que a criança adquire noções espaciais.
(    ) O mais importante para a alfabetização cartográfica é saber ler, interpretar e identificar as informações existentes em um mapa.
(    ) Uma das contribuições para o entendimento cartográfico é proporcionar o lúdico e a exploração da linguagem visual, como: gráficos, figuras, imagens e outros. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	10.
	Durante muito tempo, o ser humano acreditava que, por dentro, o planeta Terra era maciço, composto basicamente por rochas. Atualmente, é sabido que, na verdade, apenas uma camada muito fina da superfície apresenta essa característica, havendo composições e temperaturas diferentes nos milhares de metros existentes abaixo do solo. Para melhor compreender como tudo isso funciona e organiza-se, a estrutura interna da Terra foi classificada em três principais camadas: a crosta, o manto e o núcleo. Referente à crosta terrestre, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Representa a camada intermediária da Terra, posicionando-se acima do núcleo interno e abaixo do núcleo.
	 b)
	Pode ser considerada uma camada externa, pois é representada pela terra, a área que todos os seres vivos habitam. A reunião de todas essas camadas essenciais para a manutenção da vida é chamada de ecologia.
	 c)
	É a camada mais profunda do planeta Terra, situada após o manto, sendo a mais quente das camadas terrestres. É dividida em duas partes: interna e externa.
	 d)
	É a camada superficial da Terra, aquela que se manifesta externamente e que é composta por rochas e minerais.
Parte inferior do formulário

Continue navegando