Buscar

Exercícios Modulo 23

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios Modulo 23- Guyton
1- Os sons cardíacos fisiológicos são denominados “bulhas cardíacas”. 
a) Explique fisiologicamente a causa da Primeira Bulha Cardíaca 
Na geração da primeira bulha, a contraçao dos ventrículos causa de inicio o subito refluxo do sangue contra as válvulas A-V, fazendo com que elas se fechem e se curvem para os átrios ate que as cordas tendineas interrompam de modo abrupto essa protusao retrograda.O retasamento elástico das cordas tendineas e das valvas faz com que o sangue refluído seja lançado novamente para o interior dos ventrículos , isso faz com que as paredes e o sangue e as valvas vibrem, provocando turbulência vibratória no sangue. As vibrações se propagam pelos tec adjacentes ate a parde torácica, onde elas podem ser ouvidas.
b) Explique fisiologicamente a causa da Segunda Bulha Cardíaca 
A segunda bulha resulta do fechamento súbito das válvulas semilunares ao final da sístole, pois se curvam para trás em direção aos ventrículos e seu estiramento elástico repuxa o sangue para as artérias, causando curto período de reverberação do sangue para a frente e para trás entre as paredes ventriculares.As vibrações ocorrem nas paredes das artérias e então são transmitidas ao longo das artérias. Quando as vibrações dos vasos ou ventrículos entram em contato com uma placa ressonante, como a parede torácica, produzem sons.
c) Em que momento preciso do ciclo cardíaco ocorrem a primeira e segunda bulhas cardíacas? 
A primeira bulha ocorre na contração ventricular, com o fechamentoo das valvas atrioventriculares.
A segunda bulha ocorre com o relaxamento ventricular e com o fechamento das válvulas semilunares.
d) Explique fisiologicamente a causa da Terceira Bulha Cardíaca 
A terceira bulhas é ressonante e fraca, ocorre no inicio do terço médio da diastol. É oscilaçao de som para trás e para frente entre as paredes dos ventrículos, iniciado pelo influxo de sangue dos atrios
e) Explique fisiologicamente a causa da Quarta Bulha Cardíaca 
 A quarta bulha quase nunca é auscutada, ocorre quando os átrios se contraem e é causada pelo influxo de sangue nos ventrículos, que desencadeiam vibrações similares as da terceira bulha 
2- Observe o desenho e complete o nome dos focos de ausculta cardíaca e suas possíveis localizações anatômicas. 
1- Artéria aorta
2- Área tricuspede
3- Área mitral
4- Área pulmonar
3- Explique fisiologicamente o que são o pequeno silêncio e o grande silêncio. 
 
4- Genericamente, o que são os Sopros Cardíacos? 
Sopros cardíacos são quando existem muitas bulhas cardíacas anormais, ocorrem quando existem anormalidades das valvas , como o sopro sistólico da estenose aórtica, sopro diastólico da regusgitaçao aórtica, sopro sistólico da regurgitação mitral e sopro diastólico de estenose mitral. 
5- Sem dúvida alguma, o maior número de lesões valvulares ocorre em consequência de Febre Reumática, que é uma doença autoimune em que as válvulas cardíacas podem ser lesadas ou destruídas. Em geral é desencadeada pela toxina estreptocócica. 
 
a) Explique como ocorre a sequência de eventos.
 b) Qual a diferença entre uma válvula estenosada e uma válvula prolapsada. 
 
6- Os sopros cardíacos podem ser auscultados durante a sístole ou durante a diástole. 
a)Quais os sopros podem ser auscultados durante a sístole ventricular
Pode ser escutado o sopro sistólico da regurgitação mitral, sopro sistólico de estenose aórtica.
 b) Quais os sopros podem ser auscultados durante a diástole ventricular 
 Pode ser escutado o sopro diastólico de regusgitaçao e o sopro diastólico da estenose mitral.
7- Nas valvulopatias aórticas (estenose e regurgitação) o volume efetivo do débito sistólico fica reduzido, forçando o coração a se adaptar para reduzir a gravidade dos efeitos na circulação. 
a) Uma das adaptações é a hipertrofia ventricular esquerda. Explique.
Tanto na estenose aórtica quanto na regurgitação aórtica a musculatura ventricular esquerda se hipertrofia deviso ao aumento da carga do trabalho ventricular.Na regurgitação, a camara ventricular esquerda também aumenta para conter todo o sangue regurgitado da aorta. Algumas vezes, a massa muscular ventricular esquerda aumenta 4x produzindo hipertrofia cardíaca esquerda. Quando a valva aotica estives estenosada, o músculo hipertrofiado permite que o ventrículo esquerdo bombeie devolva pressão intraventricular de ate 400 mmHg no pico sistólico.
Naregurgitaçao aórtica grave, o musc hipertf permite que o ventrículo esquerdo bombeie volume de debito sistólico maior que 250 ml .
 b) Outra das adaptações é o aumento do volume de sangue. Explique. 
 É outro efeito que ajuda a compensar a diminuilao do bombeamento efetivo pelo ventrículo esquerdo. Isso é resultado de leve diminuilao inicial na pressão arterial, reflexos circulatórios periféricos induzidos por essa redução. Esse 2 fatores em conjunto diminuem o debito renal de urina, fazendo com que o volume sanguineo aumente e a pressão arterial media retorne ao normal. Além disso, a massa eritrocítica eventualmente aumenta devido ao leve grau de hipoxia tecidual.
O aumento do volume sanguineo tende a aumentar o retorno venoso para o coração, isso faz com que o ventrivulo esquerdo bombeie com força adcional, necessária para superar o bombeameto anormal. 
8- As adaptações citadas no exercício anterior nas valvulopatias aórticas (estenose e regurgitação) impedem a ocorrência de anormalidades significativas da função circulatória. Após períodos variáveis de tempo, o ventrículo esquerdo não consegue mais acompanhar a demanda de trabalho extra e sofre alterações. Em consequência sofre dilatação, e o débito cardíaco começa a cair, simultaneamente o sangue começa a se acumular no átrio esquerdo, acúmulo este que se reflete no pulmão, com desenvolvimento de edema pulmonar. 
a) O que ocorre com as pressões atriais?
 b) Explique fisiologicamente a isquemia do miocárdio resultante destas valvulopatias. 
 
9- Em defeitos da válvula mitral (estenose e regurgitação) o movimento de sangue do átrio para o ventrículo está comprometido, ambos promovem o acúmulo de sangue no átrio esquerdo. 
a) Explique o edema pulmonar nas valvulopatias mitrais. 
	Na estenose mitral o acumulo de sangue no átrio provoca aumento progressivo da pressão atrial esquerda é impedida, e na regurgitação mitral muito do sangue que fluiu para o ventrículo esquerdo durante a diástole reflui para o átrio esquerdo durante a sístole em vez de ser bombeado para a aorta. Portanto, qualquer dessas condições reduzem o movimento efetivo de sangue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo 
10- A persistência do canal arterial é uma derivação esquerda-direita presente em 1 a cada 5500 nascimentos. Durante os primeiros meses de vida do lactente, esta derivação não produz nenhuma anomalia funcional grave. Com o crescimento e o aumento cada vez maior da pressão aórtica, aumenta também o refluxo de sangue da aorta para a artéria pulmonar. 
a) Qual o efeito fisiológico da recirculação do sangue pelos pulmões?
 b) Qual o efeito fisiológico sobre a reserva cardíaca e respiratória? 
c) Qual o tipo de sopro encontrado nesta anomalia congênita? 
d) Qual o tipo de tratamento? 
 
11- A Tetralogia de Fallot é a causa mais comum de “bebês azuis”, nos quais a maior parte do sangue não fui através do pulmões (derivação direita-esquerda). 
 a) Nesta condição, quais as quatro anormalidades que ocorrem simultaneamente no coração? b) Qual o efeito fisiológico sobre a dinâmica circulatória? 
c) Qual o tratamento?

Continue navegando