Buscar

ATIVIDADE Fermentação de BEBIDA


Continue navegando


Prévia do material em texto

ATIVIDADE – 02 – TPI-2
FERMENTAÇÃO ALCOOLICA.
Após assistir o vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=xAisq9WcAFM
Responda a questões
1. As bebidas alcoólicas podem ter quais origens?
2. Quais as enzimas responsáveis pela quebra do açucares?
3. Explique resumidamente o processo de fermentação feito pelas leveduras. Com as etapas de transformação de sacarose até a produção do etanol.
4. Qual a diferença entre a fermentação láctea, alcoólica e acética?
5. Cite alguns levedos usados na produção de vinho e queijo.
· Não esqueça de colocar seu número e nome.
· Não esqueça de colocar suas referência
Na fermentação alcoolica, (1) uma molécula de glicose é quebrada em duas de piruvato. A energia proveniente dessa reação exotérmica é usada na ligação de fosfato inorgânico ao ADP e converter NAD+ to NADH. (2) Os dois piruvatos são então quebrados em dois acetaldeídos com produção de duas moléculas de CO2. (3) Os dois acetaldeídos são então convertidos em duas moléculas de etanol pelo uso de íons H- provenientes do NADH, convertendo NADH de volta a NAD+.
Este tipo de fermentação pode ser realizada por bactérias, por fungos e células eucarióticas. Fermentação Alcoólica: quebra a glicose em 02 moléculas de alcool etílico e produz 02 molécula de CO2. Fermentação Lática: quebra a glicose em 02 moléculas de ácido lático e não produz CO2
O que podemos afirmar acerca da diferença entre fermentação acética, láctica  e alcoólica, é o seguinte:
Fermentação acética:
trata-se de uma reação química segundo a qual ocorre a oxidação parcial do álcool etílico, com formação de ácido acético.
Fermentação Láctea:
é a reação segundo a qual o piruvato é transformado em acido lácteo pela utilização de íons de hidrogênio transportados pelo NADH formados na Glicólise. 
Fermentação alcoólica:
nesse tipo de fermentação,  o piruvato libera uma molécula de gás carbono, gerando um composto com dois carbonos que sofre redução pelo NADH, originando álcool etílico.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/1038083#readmore
Reação completa: + 2 ADP + 2 Pi2  + 2 ATP + 2 H+ + 2 H2O(glicose)(Ácido lático)
As espécies de leveduras mais utilizadas são Saccaromyces cerevisiae e Schizosaccharomyces pombe. Ao metabolizar anaerobicamente o açúcar são capazes de gerar ATP (trifosfato de adenosina), que posteriormente é empregada para as mais diversas atividades metabólicas da célula de levedura