Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Educação e Diversidade (EDU02)

User badge image
Angelo Chan

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Promover a inclusão não deve ser tarefa apenas da família e das instituições de classes, mas de responsabilidade também das escolas e dos seus agentes sociais. Com relação à prática pedagógica inclusiva, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O professor deve elaborar objetivos e condições para que os alunos aprendam todos ao mesmo tempo, pois ninguém é diferente.
II- O diálogo, a cooperação e a criatividade devem ser incentivados, independente da série em que o aluno está inserido.
III- O professor deve estimular o pensamento crítico, explorando as diferentes opiniões manifestadas.
IV- A avaliação deve ser oferecida de forma variada, reconhecendo as diferentes inteligências e aprendizagem.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

O processo brasileiro de miscigenação possibilita uma diversidade cultural bastante expressiva. Ao mesmo tempo, o território brasileiro, sendo bastante amplo, acarreta a ocorrência de muitos problemas e, por conseguinte, a existência de uma ampla desigualdade. Isso pode mostrar que diversidade e desigualdade se imbricam, pois, nessa imensa diversidade e desigualdade, os seres humanos estabelecem entre si relações de poder. Acerca da diversidade cultural e desigualdade social, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O processo de miscigenação do Brasil mostra-se como um dos fatores que poderia ter provocado a ampla diversidade cultural.
II- Ao discutir-se acerca da sociedade e da educação, há necessidade de uma ampla discussão acerca do multiculturalismo da sociedade.
III- Em todos os contextos da sociedade, a diversidade cultural é compreendida da mesma forma, sem sofrer variações.
IV- No contexto da sociedade, é importante que se compreenda a diversidade sob uma ótica relacional.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Para constituirmos uma nação democrática, é preciso antes de tudo o respeito à pluralidade dos grupos e culturas que a formam. Os Parâmetros Curriculares Nacionais consideram em um de seus documentos a pluralidade cultural, tratada como temas transversais. Sobre os princípios dos PCN com relação à diversidade cultural nos temas transversais, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Enfatizar as diferentes culturas que constituem a nação e a valorização da identidade.
II- Acolher com solidariedade e empatia pessoas que sofrem discriminação.
III- Silenciar frente a atitudes de discriminação ou violação dos direitos da criança e do cidadão.
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

A escola é o espaço considerado mais adequado para se discutirem os comportamentos e os papéis dos homens e das mulheres na sociedade. Assim, na sala de aula, meninos e meninas deveriam descobrir suas representações acerca das questões de gênero. Por isso, a construção do que se espera, comportamentalmente, dos meninos e das meninas é uma construção cultural, e ela determina o que um e outro pode ou não fazer. De um modo geral, poder-se-ia dizer que os professores, na sala de aula e no ambiente escolar em geral poderiam contribuir para alterar as relações de gênero. Acerca das diferenças de gênero e sua superação na escola, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A socialização das crianças ocorre, em geral, na família e na escola, o que pode contribuir para a construção das desigualdades.
( ) Na escola e na família, atividades que contribuam para que se estabeleça a igualdade entre os diferentes gêneros poderiam ser desenvolvidas.
( ) Para que se estabeleça a igualdade de gênero nas relações, há a necessidade de uma pedagogia que promova a reflexão.
( ) As relações de gênero, de um modo geral, têm pouca ligação com as relações de poder.
a) V - V - F - V.
b) V - V - V - F.
c) V - F - V - V.
d) F - V - F - V.

Para que a discriminação social não se torne algo conflituoso, muito importante é que, na sala de aula, diferentes temas sejam discutidos, a exemplo de classe social, raça, gênero, habilidades físicas. Estas relações, dentro da sociedade, muitas vezes, são contraditórias e acarretam também discriminação, à medida que uns passam a receber maior atenção, quando não mais valorizados até. Exemplo disso é a relação de gênero, que muitas vezes se atém simplesmente à diferença homem/mulher, um considerado inferior e outro superior.
A respeito do conceito de gênero, assinale a alternativa CORRETA:
a) A questão do gênero diz respeito a que isso é um produto da realidade social e não uma decorrência da anatomia corporal do homem e da mulher.
b) A questão de gênero relaciona-se diretamente à anatomia do corpo da mulher em relação ao corpo do homem, à medida que cada um tem já definido seu sexo.
c) Gênero diz respeito ao fato de mulheres e homens serem considerados diferentes, à medida que o homem possui maior força física que a mulher.
d) O gênero diz respeito ao homem (ser superior) e à mulher (socialmente considerada inferior).

Sobre desigualdade social, entendemos que é uma construção histórica possível de ser dissolvida de sua forma rígida, para ser transformada em relações interpessoais pautadas numa sociedade mais justa.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir: I- A desigualdade significa muito mais que somente a diferença existente entre pessoas, ou partes que compõem o universo, constitui também a forma de respeito a tudo que nos cerca. II- A diversidade entre as pessoas promove as mesmas oportunidades, livre de preconceitos e exclusão. III- A desigualdade humana está relacionada, muitas vezes, ao preconceito, pelos diversos tipos de violência e pelas suas relações conflitantes dentro do contexto social. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a afirmativa II está correta.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.

O Iluminismo caracteriza-se por ser um movimento cultural surgido no século XVIII, que pregava a liberdade econômica e política. Este movimento foi responsável pela promoção de grandes mudanças políticas, econômicas e sociais, tomando como base os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. A filosofia iluminista desejava o afastamento das concepções religiosas, inclusive no que diz respeito ao sexo, o que permitiu que se construísse uma diferenciação científica entre homem e mulher. Acerca da concepção científica da diferenciação homem-mulher, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os iluministas concebiam a ideia de que o dimorfismo sexual era algo mutável.
b) Os iluministas concebiam os homens e as mulheres como perfeitos.
c) Na ideia dos iluministas, o dimorfismo sexual atendia a uma ordem da natureza, a qual era imutável.
d) Na ideia iluminista, o tema homem-mulher é visto como algo desnaturalizado.

A distinção entre sexo e gênero é algo muito complexo, e, às vezes, até traz dificuldades para ser transportada para o dia a dia. Sabe-se, de uma maneira geral, que homens e mulheres distinguem-se por aspectos físicos. Assim, as características que diferenciam homem e mulher, muitas vezes, são adotadas como pretexto para a instauração de diferenças, resultando estas em preconceito, o que coloca a mulher em relação de inferioridade a respeito do homem. A respeito da questão “sexo”, assinale a alternativa CORRETA:
A O sexo e o gênero constituem a mesma coisa.
B O sexo é algo biológico e distingue masculino e feminino.
C O sexo é algo histórico e é variável e mutável.
D O sexo é a interpretação cultural e social do gênero.

O debate sobre diversidade trouxe para as escolas de ensino regular novos sujeitos, até então restritos a outros espaços escolares. A política de inclusão tornou mais desafiador para educadores e gestores levar o discurso do respeito à diversidade para a prática.
Sobre o paradigma da inclusão, analise as sentenças a seguir: I- O ensino inclusivo é para todas as pessoas, sem exceção. II- Para adotar o modelo de um ensino inclusivo, a escola não necessita se reestruturar. III- A educação inclusiva está pautada no princípio da heterogeneidade. IV- Na escola inclusiva, todos obtêm benefícios na aprendizagem. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

(ENADE, 2014) Constantes transformações ocorreram nos meios rural e urbano, a partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência. Iniciaram-se inúmeras transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz de experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio. A partir das ideias expressas no texto acima, conclui-se que, no Brasil do século XX:
a) A industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.
b) Tanto o espaço urbano quanto o rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias à atividades industriais e agrícolas.
c) Homens e mulheres advindos do campo deixaram sua cultura e se adaptaram a outra, citadina, totalmente diferente e oposta aos seus valores.
d) O êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem meio rural, porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.

(ENADE, 2014) O compromisso com a construção da cidadania pede, necessariamente, uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva, é que foram incorporadas como temas transversais as questões da ética, da pluralidade cultural, do meio ambiente, da saúde e da orientação sexual. Amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os temas transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes de várias formas na vida cotidiana. O desafio que se apresenta às escolas é o de abrirem-se para seu debate. O texto acima ressalta a importância de a escola planejar seu trabalho e o professor preparar aulas com o objetivo de desenvolver:
É correto apenas o que se afirma em:
I. A consciência da condição sócio-histórica da sociedade brasileira, que carrega marcas de autoritarismo.
II. A consciência de uma sociedade para todos, a qual prepara o cidadão nos limites de sua condição socioeconômica.
III. O pensamento de que a democracia, no seu sentido amplo, é o direito do cidadão de ir e vir e de exercer o seu direito de voto.
IV. A capacidade de buscar soluções e alternativas para questões da vida coletiva, posicionando-se e respeitando opiniões divergentes.
V. A capacidade de participar da sociedade, de forma efetiva, realizando ações que visem à superação da desigualdade social.
a) III, IV, V.
b) I, IV e V.
c) II, III, V.
d) I, II, IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Promover a inclusão não deve ser tarefa apenas da família e das instituições de classes, mas de responsabilidade também das escolas e dos seus agentes sociais. Com relação à prática pedagógica inclusiva, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O professor deve elaborar objetivos e condições para que os alunos aprendam todos ao mesmo tempo, pois ninguém é diferente.
II- O diálogo, a cooperação e a criatividade devem ser incentivados, independente da série em que o aluno está inserido.
III- O professor deve estimular o pensamento crítico, explorando as diferentes opiniões manifestadas.
IV- A avaliação deve ser oferecida de forma variada, reconhecendo as diferentes inteligências e aprendizagem.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

O processo brasileiro de miscigenação possibilita uma diversidade cultural bastante expressiva. Ao mesmo tempo, o território brasileiro, sendo bastante amplo, acarreta a ocorrência de muitos problemas e, por conseguinte, a existência de uma ampla desigualdade. Isso pode mostrar que diversidade e desigualdade se imbricam, pois, nessa imensa diversidade e desigualdade, os seres humanos estabelecem entre si relações de poder. Acerca da diversidade cultural e desigualdade social, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O processo de miscigenação do Brasil mostra-se como um dos fatores que poderia ter provocado a ampla diversidade cultural.
II- Ao discutir-se acerca da sociedade e da educação, há necessidade de uma ampla discussão acerca do multiculturalismo da sociedade.
III- Em todos os contextos da sociedade, a diversidade cultural é compreendida da mesma forma, sem sofrer variações.
IV- No contexto da sociedade, é importante que se compreenda a diversidade sob uma ótica relacional.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Para constituirmos uma nação democrática, é preciso antes de tudo o respeito à pluralidade dos grupos e culturas que a formam. Os Parâmetros Curriculares Nacionais consideram em um de seus documentos a pluralidade cultural, tratada como temas transversais. Sobre os princípios dos PCN com relação à diversidade cultural nos temas transversais, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Enfatizar as diferentes culturas que constituem a nação e a valorização da identidade.
II- Acolher com solidariedade e empatia pessoas que sofrem discriminação.
III- Silenciar frente a atitudes de discriminação ou violação dos direitos da criança e do cidadão.
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

A escola é o espaço considerado mais adequado para se discutirem os comportamentos e os papéis dos homens e das mulheres na sociedade. Assim, na sala de aula, meninos e meninas deveriam descobrir suas representações acerca das questões de gênero. Por isso, a construção do que se espera, comportamentalmente, dos meninos e das meninas é uma construção cultural, e ela determina o que um e outro pode ou não fazer. De um modo geral, poder-se-ia dizer que os professores, na sala de aula e no ambiente escolar em geral poderiam contribuir para alterar as relações de gênero. Acerca das diferenças de gênero e sua superação na escola, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A socialização das crianças ocorre, em geral, na família e na escola, o que pode contribuir para a construção das desigualdades.
( ) Na escola e na família, atividades que contribuam para que se estabeleça a igualdade entre os diferentes gêneros poderiam ser desenvolvidas.
( ) Para que se estabeleça a igualdade de gênero nas relações, há a necessidade de uma pedagogia que promova a reflexão.
( ) As relações de gênero, de um modo geral, têm pouca ligação com as relações de poder.
a) V - V - F - V.
b) V - V - V - F.
c) V - F - V - V.
d) F - V - F - V.

Para que a discriminação social não se torne algo conflituoso, muito importante é que, na sala de aula, diferentes temas sejam discutidos, a exemplo de classe social, raça, gênero, habilidades físicas. Estas relações, dentro da sociedade, muitas vezes, são contraditórias e acarretam também discriminação, à medida que uns passam a receber maior atenção, quando não mais valorizados até. Exemplo disso é a relação de gênero, que muitas vezes se atém simplesmente à diferença homem/mulher, um considerado inferior e outro superior.
A respeito do conceito de gênero, assinale a alternativa CORRETA:
a) A questão do gênero diz respeito a que isso é um produto da realidade social e não uma decorrência da anatomia corporal do homem e da mulher.
b) A questão de gênero relaciona-se diretamente à anatomia do corpo da mulher em relação ao corpo do homem, à medida que cada um tem já definido seu sexo.
c) Gênero diz respeito ao fato de mulheres e homens serem considerados diferentes, à medida que o homem possui maior força física que a mulher.
d) O gênero diz respeito ao homem (ser superior) e à mulher (socialmente considerada inferior).

Sobre desigualdade social, entendemos que é uma construção histórica possível de ser dissolvida de sua forma rígida, para ser transformada em relações interpessoais pautadas numa sociedade mais justa.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir: I- A desigualdade significa muito mais que somente a diferença existente entre pessoas, ou partes que compõem o universo, constitui também a forma de respeito a tudo que nos cerca. II- A diversidade entre as pessoas promove as mesmas oportunidades, livre de preconceitos e exclusão. III- A desigualdade humana está relacionada, muitas vezes, ao preconceito, pelos diversos tipos de violência e pelas suas relações conflitantes dentro do contexto social. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a afirmativa II está correta.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.

O Iluminismo caracteriza-se por ser um movimento cultural surgido no século XVIII, que pregava a liberdade econômica e política. Este movimento foi responsável pela promoção de grandes mudanças políticas, econômicas e sociais, tomando como base os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. A filosofia iluminista desejava o afastamento das concepções religiosas, inclusive no que diz respeito ao sexo, o que permitiu que se construísse uma diferenciação científica entre homem e mulher. Acerca da concepção científica da diferenciação homem-mulher, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os iluministas concebiam a ideia de que o dimorfismo sexual era algo mutável.
b) Os iluministas concebiam os homens e as mulheres como perfeitos.
c) Na ideia dos iluministas, o dimorfismo sexual atendia a uma ordem da natureza, a qual era imutável.
d) Na ideia iluminista, o tema homem-mulher é visto como algo desnaturalizado.

A distinção entre sexo e gênero é algo muito complexo, e, às vezes, até traz dificuldades para ser transportada para o dia a dia. Sabe-se, de uma maneira geral, que homens e mulheres distinguem-se por aspectos físicos. Assim, as características que diferenciam homem e mulher, muitas vezes, são adotadas como pretexto para a instauração de diferenças, resultando estas em preconceito, o que coloca a mulher em relação de inferioridade a respeito do homem. A respeito da questão “sexo”, assinale a alternativa CORRETA:
A O sexo e o gênero constituem a mesma coisa.
B O sexo é algo biológico e distingue masculino e feminino.
C O sexo é algo histórico e é variável e mutável.
D O sexo é a interpretação cultural e social do gênero.

O debate sobre diversidade trouxe para as escolas de ensino regular novos sujeitos, até então restritos a outros espaços escolares. A política de inclusão tornou mais desafiador para educadores e gestores levar o discurso do respeito à diversidade para a prática.
Sobre o paradigma da inclusão, analise as sentenças a seguir: I- O ensino inclusivo é para todas as pessoas, sem exceção. II- Para adotar o modelo de um ensino inclusivo, a escola não necessita se reestruturar. III- A educação inclusiva está pautada no princípio da heterogeneidade. IV- Na escola inclusiva, todos obtêm benefícios na aprendizagem. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

(ENADE, 2014) Constantes transformações ocorreram nos meios rural e urbano, a partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência. Iniciaram-se inúmeras transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz de experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio. A partir das ideias expressas no texto acima, conclui-se que, no Brasil do século XX:
a) A industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.
b) Tanto o espaço urbano quanto o rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias à atividades industriais e agrícolas.
c) Homens e mulheres advindos do campo deixaram sua cultura e se adaptaram a outra, citadina, totalmente diferente e oposta aos seus valores.
d) O êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem meio rural, porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.

(ENADE, 2014) O compromisso com a construção da cidadania pede, necessariamente, uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva, é que foram incorporadas como temas transversais as questões da ética, da pluralidade cultural, do meio ambiente, da saúde e da orientação sexual. Amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os temas transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes de várias formas na vida cotidiana. O desafio que se apresenta às escolas é o de abrirem-se para seu debate. O texto acima ressalta a importância de a escola planejar seu trabalho e o professor preparar aulas com o objetivo de desenvolver:
É correto apenas o que se afirma em:
I. A consciência da condição sócio-histórica da sociedade brasileira, que carrega marcas de autoritarismo.
II. A consciência de uma sociedade para todos, a qual prepara o cidadão nos limites de sua condição socioeconômica.
III. O pensamento de que a democracia, no seu sentido amplo, é o direito do cidadão de ir e vir e de exercer o seu direito de voto.
IV. A capacidade de buscar soluções e alternativas para questões da vida coletiva, posicionando-se e respeitando opiniões divergentes.
V. A capacidade de participar da sociedade, de forma efetiva, realizando ações que visem à superação da desigualdade social.
a) III, IV, V.
b) I, IV e V.
c) II, III, V.
d) I, II, IV.

Prévia do material em texto

1. Promover a inclusão não deve ser tarefa apenas da família e das instituições de classes, mas de
responsabilidade também das escolas e dos seus agentes sociais. Com relação à prática pedagógica
inclusiva,analise as sentenças a seguir:
I- O professor deve elaborar objetivos e condições para que os alunos aprendam todos ao mesmo tempo,
pois ninguém é diferente.
II- O diálogo, a cooperação e a criatividade devem ser incentivados, independente da série em que o
aluno está inserido.
III- O professor deve estimular o pensamento crítico, explorando as diferentes opiniões manifestadas.
IV- A avaliação deve ser oferecida de forma variada, reconhecendo as diferentes inteligências e
aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças I e IV estão corretas.
 d) As sentenças I e II estão corretas.
O processo brasileiro de miscigenação possibilita uma diversidade cultural bastante expressiva. Ao
mesmo tempo, o território brasileiro, sendo bastante amplo, acarreta a ocorrência de muitos problemas e,
por conseguinte, a existência de uma ampla desigualdade. Isso pode mostrar que diversidade e
desigualdade se imbricam, pois, nessa imensa diversidade e desigualdade, os seres humanos
estabelecem entre si relações de poder. Acerca da diversidade cultural e desigualdade social, analise as
sentenças a seguir:
I- O processo de miscigenação do Brasil mostra-se como um dos fatores que poderia ter provocado a
ampla diversidade cultural.
II- Ao discutir-se acerca da sociedade e da educação, há necessidade de uma ampla discussão acerca do
multiculturalismo da sociedade.
III- Em todos os contextos da sociedade, a diversidade cultural é compreendida da mesma forma, sem
sofrer variações.
IV- No contexto da sociedade, é importante que se compreenda a diversidade sob uma ótica relacional.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II e III estão corretas.
 b) Somente a sentença I está correta.
 c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 * Observação: A questão número 2 foi Cancelada.
3. Para constituirmos uma nação democrática, é preciso antes de tudo o respeito à pluralidade dos grupos e
culturas que a formam. Os Parâmetros Curriculares Nacionais consideram em um de seus documentos a
pluralidade cultural, tratada como temas transversais. Sobre os princípios dos PCN com relação à
diversidade cultural nos temas transversais, analise as sentenças a seguir:
I- Enfatizar as diferentes culturas que constituem a nação e a valorização da identidade. 
II- Acolher com solidariedade e empatia pessoas que sofrem discriminação. 
III- Silenciar frente a atitudes de discriminação ou violação dos direitos da criança e do cidadão.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença II está correta.
 b) As sentenças I e II estão corretas.
 c) Somente a sentença I está correta.
 d) As sentenças II e III estão corretas.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDU1Mg==&action2=RURVMDI=&action3=NTEyOTA0&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wNS0xM1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTc5MjUwNzU=#questao_1%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDU1Mg==&action2=RURVMDI=&action3=NTEyOTA0&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wNS0xM1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTc5MjUwNzU=#questao_3%20aria-label=
4. Garantir a inclusão significa abrir a possibilidade de incluir não apenas as pessoas com alguma
deficiências, mas todas as pessoas independente de sua origem, contexto social ou econômico. Nesse
sentido, as primeiras tentativas da inclusão iniciaram-se na segunda metade dos anos 1980, mas foi no
início da década de 1990 que o mundo da educação passou a entender esta perspectiva. Sobre o
paradigma da inclusão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para atender a uma educação inclusiva não é necessário alterar o espaço físico. 
( ) Todos, sem exceção, têm direito a uma educação numa concepção inclusiva.
( ) A heterogeneidade é um dos princípios que regem a educação inclusiva.
( ) O respeito ao tempo de aprender de cada um deve ser uma atitude não só do professor, mas dos
colegas, agentes educativos e comunidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - V - V.
 b) V - F - F - V.
 c) F - V - V - V.
 d) V - V - V - F.
5. A escola é o espaço considerado mais adequado para se discutirem os comportamentos e os papéis dos
homens e das mulheres na sociedade. Assim, na sala de aula, meninos e meninas deveriam descobrir
suas representações acerca das questões de gênero. Por isso, a construção do que se espera,
comportamentalmente, dos meninos e das meninas é uma construção cultural, e ela determina o que um
e outro pode ou não fazer. De um modo geral, poder-se-ia dizer que os professores, na sala de aula e no
ambiente escolar em geral poderiam contribuir para alterar as relações de gênero. Acerca das diferenças
de gênero e sua superação na escola, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A socialização das crianças ocorre, em geral, na família e na escola, o que pode contribuir para a
construção das desigualdades.
( ) Na escola e na família, atividades que contribuam para que se estabeleça a igualdade entre os
diferentes gêneros poderiam ser desenvolvidas.
( ) Para que se estabeleça a igualdade de gênero nas relações, há a necessidade de uma pedagogia
que promova a reflexão.
( ) As relações de gênero, de um modo geral, têm pouca ligação com as relações de poder.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - V - V.
 b) F - V - F - V.
 c) V - V - F - V.
 d) V - V - V - F.
6. Para que a discriminação social não se torne algo conflituoso, muito importante é que, na sala de aula,
diferentes temas sejam discutidos, a exemplo de classe social, raça, gênero, habilidades físicas. Estas
relações, dentro da sociedade, muitas vezes, são contraditórias e acarretam também discriminação, à
medida que uns passam a receber maior atenção, quando não mais valorizados até. Exemplo disso é a
relação de gênero, que muitas vezes se atém simplesmente à diferença homem/mulher, um considerado
inferior e outro superior. A respeito do conceito de gênero, assinale a alternativa CORRETA:
 a) O gênero diz respeito ao homem (ser superior) e à mulher (socialmente considerada inferior).
 b) A questão do gênero diz respeito a que isso é um produto da realidade social e não uma decorrência
da anatomia corporal do homem e da mulher.
 c) A questão de gênero relaciona-se diretamente à anatomia do corpo da mulher em relação ao corpo do
homem, à medida que cada um tem já definido seu sexo.
 d) Gênero diz respeito ao fato de mulheres e homens serem considerados diferentes, à medida que o
homem possui maior força física que a mulher.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDU1Mg==&action2=RURVMDI=&action3=NTEyOTA0&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wNS0xM1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTc5MjUwNzU=#questao_4%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDU1Mg==&action2=RURVMDI=&action3=NTEyOTA0&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wNS0xM1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTc5MjUwNzU=#questao_5%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDU1Mg==&action2=RURVMDI=&action3=NTEyOTA0&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wNS0xM1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTc5MjUwNzU=#questao_6%20aria-label=
7. Sobre desigualdade social, entendemos que é uma construção histórica possível de ser dissolvida de sua
forma rígida, para ser transformada em relações interpessoais pautadas numa sociedade mais justa.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- A desigualdade significa muito mais que somente a diferença existente entre pessoas, ou partes que
compõem o universo, constituitambém a forma de respeito a tudo que nos cerca.
II- A diversidade entre as pessoas promove as mesmas oportunidades, livre de preconceitos e exclusão.
III- A desigualdade humana está relacionada, muitas vezes, ao preconceito, pelos diversos tipos de
violência e pelas suas relações conflitantes dentro do contexto social.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As afirmativas I e III estão corretas.
 b) Somente a afirmativa III está correta.
 c) As afirmativas I e II estão corretas.
 d) Somente a afirmativa II está correta.
8. O Iluminismo caracteriza-se por ser um movimento cultural surgido no século XVIII, que pregava a
liberdade econômica e política. Este movimento foi responsável pela promoção de grandes mudanças
políticas, econômicas e sociais, tomando como base os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. A
filosofia iluminista desejava o afastamento das concepções religiosas, inclusive no que diz respeito ao
sexo, o que permitiu que se construísse uma diferenciação científica entre homem e mulher. Acerca da
concepção científica da diferenciação homem-mulher, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Os iluministas concebiam a ideia de que o dimorfismo sexual era algo mutável.
 b) Na ideia dos iluministas, o dimorfismo sexual atendia a uma ordem da natureza, a qual era imutável.
 c) Na ideia iluminista, o tema homem-mulher é visto como algo desnaturalizado.
 d) Os iluministas concebiam os homens e as mulheres como perfeitos.
9. A distinção entre sexo e gênero é algo muito complexo, e, às vezes, até traz dificuldades para ser
transportada para o dia a dia. Sabe-se, de uma maneira geral, que homens e mulheres distinguem-se por
aspectos físicos. Assim, as características que diferenciam homem e mulher, muitas vezes, são adotadas
como pretexto para a instauração de diferenças, resultando estas em preconceito, o que coloca a mulher
em relação de inferioridade a respeito do homem. A respeito da questão ?sexo?, assinale a alternativa
CORRETA:
 a) O sexo é a interpretação cultural e social do gênero.
 b) O sexo é algo histórico e é variável e mutável.
 c) O sexo e o gênero constituem a mesma coisa.
 d) O sexo é algo biológico e distingue masculino e feminino.
10.O debate sobre diversidade trouxe para as escolas de ensino regular novos sujeitos, até então restritos a
outros espaços escolares. A política de inclusão tornou mais desafiador para educadores e gestores levar
o discurso do respeito à diversidade para a prática. Sobre o paradigma da inclusão,analise as sentenças
a seguir:
I- O ensino inclusivo é para todas as pessoas, sem exceção.
II- Para adotar o modelo de um ensino inclusivo, a escola não necessita se reestruturar.
III- A educação inclusiva está pautada no princípio da heterogeneidade.
IV- Na escola inclusiva, todos obtêm benefícios na aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, II e III estão corretas.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDU1Mg==&action2=RURVMDI=&action3=NTEyOTA0&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wNS0xM1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTc5MjUwNzU=#questao_7%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDU1Mg==&action2=RURVMDI=&action3=NTEyOTA0&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wNS0xM1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTc5MjUwNzU=#questao_8%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDU1Mg==&action2=RURVMDI=&action3=NTEyOTA0&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wNS0xM1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTc5MjUwNzU=#questao_9%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDU1Mg==&action2=RURVMDI=&action3=NTEyOTA0&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wNS0xM1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTc5MjUwNzU=#questao_10%20aria-label=
11.(ENADE, 2014) Constantes transformações ocorreram nos meios rural e urbano, a partir do século XX.
Com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus
padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana
quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência.
Iniciaram-se inúmeras transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem
utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que
propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz de experimentação um método
de transformar os recursos em benefício próprio. A partir das ideias expressas no texto acima, conclui-se
que, no Brasil do século XX,
 a) A industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.
 b) Tanto o espaço urbano quanto o rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas
tecnologias à atividades industriais e agrícolas.
 c) Homens e mulheres advindos do campo deixaram sua cultura e se adaptaram a outra, citadina,
totalmente diferente e oposta aos seus valores.
 d) O êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem meio rural, porque novas
tecnologias haviam sido introduzidas no campo.
12.(ENADE, 2014) O compromisso com a construção da cidadania pede, necessariamente, uma prática
educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em
relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva, é que foram incorporadas como temas
transversais as questões da ética, da pluralidade cultural, do meio ambiente, da saúde e da orientação
sexual. Amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os temas
transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes de várias formas na vida
cotidiana. O desafio que se apresenta às escolas é o de abrirem-se para seu debate.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos
temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF, 1997 (adaptado).
O texto acima ressalta a importância de a escola planejar seu trabalho e o professor preparar aulas com o
objetivo de desenvolver:
I. A consciência da condição sócio-histórica da sociedade brasileira, que carrega marcas de autoritarismo.
II. A consciência de uma sociedade para todos, a qual prepara o cidadão nos limites de sua condição
socieconômica. 
III. O pensamento de que a democracia, no seu sentido amplo, é o direito do cidadão de ir e vir e de
exercer o seu direito de voto.
IV. A capacidade de buscar soluções e alternativas para questões da vida coletiva, posicionando-se e
respeitando opiniões divergentes.
V. A capacidade de participar da sociedade, de forma efetiva, realizando ações que visem à superação da
desigualdade social.
É correto apenas o que se afirma em:
 a) III, IV, V.
 b) I, IV e V.
 c) II, III, V.
 d) I, II, IV.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDU1Mg==&action2=RURVMDI=&action3=NTEyOTA0&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wNS0xM1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTc5MjUwNzU=#questao_11%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDU1Mg==&action2=RURVMDI=&action3=NTEyOTA0&action4=MjAyMC8x&action5=MjAyMC0wNS0xM1QwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTc5MjUwNzU=#questao_12%20aria-label=

Mais conteúdos dessa disciplina