Buscar

Atividade 4 - Raphaela Munhoz Rodrigues

Prévia do material em texto

Nome: Raphaela Munhoz Rodrigues 	RA: 037012	5ºC
Atividade 4
DIANTE DO EXPOSTO, responda: 
JOÃO E MARIA celebraram entre si CONTRATO DE LOCAÇÃO, sendo JOÃO o LOCADOR e PROPRIETÁRIO DO IMÓVEL. No contrato, eles estipularam que a RESPONSABILIDADE PELO PAGAMENTO do imposto sobre a 
Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) do imóvel SERÁ DE MARIA, LOCATÁRIA. 
a) No acordo celebrado, quem é o Contribuinte tributário? Justifique.
R: O Contribuinte é o João, pois todas as documentações estão no nome dele, sendo assim a responsabilidade dos pagamentos de impostos são atribuídas a ele.
b) No acordo celebrado, quem é o Responsável tributário? Justifique. 
R: O responsável tributário será Maria a locatária, pois é a responsável de efetuar o pagamento do IPTU todo o mês, e caso não efetue este pagamento o sr. João será cobrado, pois quem realizou a compra do imóvel foi ele sendo assim ele é o proprietário do imóvel e está apenas alugando o mesmo. Isto também não anula a responsabilidade de arcar com os valores dos impostos.
Análise complementar do professor: João será o contribuinte e Maria a responsável tributária em razão do acordo celebrado, porém se ela deixar de pagar, a obrigação será do João por ser o proprietário do imóvel. Ele tem relação jurídica com o Município. Depois ele poderá entrar com uma ação de cobrança contra Maria em razão do descumprimento do acordo.

Continue navegando