Buscar

SITUAÇÃO problema

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP) Como aluno do curso de licenciatura, você precisará estagiar em uma escola da cidade onde mora. Para tanto, necessitará refletir sobre questões importantes para o bom desempenho de suas ações: qual escola escolher? 
Qual a proposta pedagógica da escola selecionada? 
Como aplicar de forma prática e significativa os conhecimentos aprendidos ao longo da graduação? Como propor que a relação entre ensino e aprendizagem aconteça de forma dinâmica?
 Como romper com ciclos tradicionais de ensino e aprendizagem e buscar a aplicação de propostas atuais e dinâmicas que colocam o estudante no centro do processo? 
A partir destes questionamentos, você é convidado a conhecer a situação problema, ou seja, uma problematização ligada à sua realidade profissional e ao campo de estágio que está realizando. 
Deste modo, adentrará na realidade da escola selecionada para a realização de seu estágio objetivando aplicar os conhecimentos previamente adquiridos e contribuir com a formação dos estudantes da educação básica.
 Ao se apresentar na escola escolhida para realizar seu estágio, a pedagoga convida-o para uma breve reunião onde alerta que a escola passa por um período de mudanças e que a realidade poderá divergir do conceito de escola idealizada para estagiar. De acordo com ela, a escola está com alto índice de evasão e os alunos apresentam baixo rendimento em relação aos índices estaduais. A pedagoga destaca uma série de questões que estariam interferindo no cotidiano escolar e no rendimento dos alunos. Por ser uma escola com poucos recursos financeiros e tecnológicos, mostrava-se pouco atrativa para os alunos. Outro fator do baixo rendimento seria o uso ilimitado dos aparelhos celulares em sala de aula, que acabavam distraindo os alunos ao longo das aulas. Após a reunião com a pedagoga, e com as informações repassadas por ela, você deve refletir sobre como realizará a regência de seu estágio nesta escola. Para tanto, deve considerar todos os fatores que irão interferir em sua regência e propor novas metodologias e tecnologias para que seus objetivos sejam alcançados de modo satisfatório. Lembre-se de que a solução para a SP deve estar de acordo com seu campo de estágio. Agora é a sua vez de pesquisar e propor o uso de metodologias ativas que contribuirão com a transformação da realidade apresentada pela pedagoga. Logo, você deve responder a SP sugerindo atividades que utilizem metodologias ativas e tecnologias digitais que contribuirão para solucionar os problemas que estão interferindo no cotidiano da escola, com o tipo de estudante que pretende formar, bem como sobre a forma de organizar seu planejamento.
A dinãmica do aprendizado no contexto educacional tem passado por muitas transformações, sobretudo devido à facilitação do acesso as informações. As aulas expositivas é um modelo de ensino na qual o professor é o único responsável por conduzir as aulas os alunos participam de forma passiva, o impasse nesse cenário é fazer com que os alunos mantenham-se motivados, interessados e engajados. Com o uso de metodolias ativas e tecnologis digitais, o educador não é mais o único responsável pela exposição do conteúdo, a partir de agora ele se torna um intermediador do processo de ensino e aprendizagem. 
Mas tem como trabalhar com metologias ativas e tecnologias digitais em uma escola que oferece poucos recursos? A resposta é sim, o aparelho celular que tanto preoculpa a equipe pedagogica pode ser sim a solução, ele deve ser utilizado como aporte pedagogico em sala de aula, para que isso ocorra de forma produtiva o professor deverá realizar um trabalho de mudança cultural, lembrando que os alunos não foram preparados para lidar com as redes sociais, internet segura, uso de dados, ademais essa ferramenta é um poderoso instrumento para o aprendizado. 
O uso dessas tecnologias digitais na educação contribui para o engajamento dos estudantes na dinâmica de aula. A mente da criança é apaixonada por novidade, por isso torna-se importante a variação da rotina de estudos, fazer pequenas mudanças no local, experimentar novas ferramentas e recursos tecnológicos, tornando assim a aula mais prazerosa, consequentemente, crescem a atenção o interesse dos alunos pelo assunto em pauta, inclusive a base nacional comum curricular diz que é preciso aproximar o conteúdo estudado da realidade do aluno.
Outro meio que podemos utilizar com o intuito de diversificar as aulas é a sala ivertida, consiste na inversão do modelo tradicional, inversão do modelo tradicional no qual o professor passa o conteúdo e em seguida, em casa o aluno tenta resolver os exercicios e identificar suas dúvidas. A intenção é que os estudantes tenham o primeiro contato com o conteúdo antes de chegarem na escola, para então serem auxiliados pelo educador em relação às dúvidas e à resolução de questões.
Como podemos perceber ao longo são inúmeros os meios que podemos utilizar com a finalidade de melhor de desenvolver de fazer com que o aluno esteja inserido no processo de apredizagem, promovendo assim uma nova prática pedagogica e explorar habilidades e competências diversas, atraves da produção de videos, fotos, slides ferramenstas estas que podem ser usadas pelo celular, enriquecendo as aulas por permitir um maior dinamismo e vivências, fazendo com que esse aluno tenha prazer em está na escola, e veja no aprendizado, não como um sacrificio mais sim como algo prazeroso.
SAE DIGITAL. de que maneira a tecnologia digital na educacação melhora o desempenho dos seus alunos. Disponivel em <https://sae.digital/tecnologia-digital-motivos-para-usar/ > Acesso em 12/6/2020 
METODOLOGIAS ATIVAS; como essa tendencia pode beneficiar as praticas pedagogicas. Disponivel em < https://www.somospar.com.br/metodologias-ativas-como-essa-tendencia-pode-beneficiar-as-praticas-pedagogicas/ > Acesso em 12/6/2020

Continue navegando