Buscar

A3 Motricidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Primeira atividade proposta é um jogo chamado “Cobra-cega”.
Nesta atividade, um dos participantes será vendado e os demais participantes deverão girar a pessoa vendada em torno do próprio eixo, afim de causar um desequilíbrio e desorientação nesta pessoa. Após 10 voltas, os demais participantes irão se distanciar e a pessoa vendada deve “pegar” os demais participantes, que por sua vez, deverão bater palmas e se movimentar para confundir a pessoa vendada. 
A principal estrutura psicomotora a ser trabalhada é a Organização Espacial, já que o participante precisa, sem ver, identificar onde estão os demais participantes, entendendo se estão atrás, a frente, de um lado ou do outro.
Associado à esta estrutura psicomotora, temos a percepção auditiva à ser trabalhada nesta atividade. O fato do participante estar vendado, faz com que ele necessite de outros recursos para identificar onde estão os demais participantes. Como forma de tornar o jogo lúdico e divertido, os demais participantes batem palmas, e assim, através da audição, o participante vendado identifica onde estão os participantes que devem ser pegos. 
A Segunda atividade proposta é um jogo musicalizado chamado “Cabeça, Ombro, Joelho e Pé”.
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz 
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé.
Esta atividade trabalha a estrutura psicomotora trabalhada nesta atividade é a Imagem Corporal, já que esta atividade exige um breve conhecimento sobre as partes do corpo. A atividade musicalizada segue sendo cantada enquanto os participantes tocam as partes de acordo com a letra da música. Além desta estrutura psicomotora, também se trabalham as percepções auditivas, já que se cantam as partes do corpo a serem tocadas, e também se trabalha a percepção cinética, pois os participantes tocam as partes de seu corpo sentindo exatamente onde tocam.

Outros materiais