Buscar

o que é o biliguismo libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

o que é o biliguismo?
O bilinguismo tem como pressuposto básico a necessidade do surdo ser bilíngue, ou seja, este deve adquirir a Língua de Sinais, que é considerada a língua natural dos surdos, como língua materna e como segunda língua, a língua oral utilizada em seu país.
O que o bilinguismo defende?
Dessa maneira, o Bilinguismo é uma proposta de ensino usada por escolas que se propõem a tomar acessível à criança surda as duas línguas no contexto escolar. ... Nessa lei, a LIBRAS é considerada como língua oficial da comunidade surda, defende a educação bilíngue para os surdos e reconhece existência da cultura surda.
A abordagem educacional por meio do bilingüismo visa capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas línguas: A língua de sinais e a língua da comunidade ouvinte. ... O português é utilizado na modalidade escrita, sendo a segunda língua, e a educação dos surdos passa a ser bilíngüe.
Se o bilinguismo é definido como o uso de duas ou mais línguas, é possível afirmar que a maioria das pessoas surdas que usa a língua de sinais e a língua majoritária pode ser considerada bilingue.
O bilingüismo favorece o desenvolvimento cognitivo e a ampliação do vocabulário da criança surda. A aquisição da língua de sinais vai permitir à criança surda, acessar os conceitos da sua comunidade, e passar a utilizá-los como seus, formando uma maneira de pensar, de agir e de ver o mundo.
Segundo Lacerda (1998), três grandes abordagens educacionais tiveram influência na educação dos surdos: a primeira, o oralismo, ensinava os surdos por meio da língua escrita (leitura-escrita), para que eles pudessem desenvolver outras habilidades, como a leitura labial e a articulação das palavras.17 de abr. de 2019
Hoje , vivemos em uma sociedade letrada, sendo imprescindível o domínio do código linguístico a fim de ter acesso ao lazer, aspectos sociais, culturais e econômicos. Através do Bilingüismo se espera que o sujeito surdo comunique-se fluentemente na sua língua materna (língua de sinais) e na língua oficial de seu país.6 de jun. de 2017
Qual a importância do ensino?
A Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego. ... Por meio da Educação, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural.
Quem criou o bilinguismo?
Como proposta educacional, o bilinguismo ganhou força nos inícios dos anos 1960, nos Estados Unidos da América e foi implementado, em 1979, em Paris, quando Danielle Bouvet iniciou a sua primeira turma bilíngue, em que a Língua Gestual Francesa foi ensinada como língua materna dos Surdos e a Língua Francesa como
Qual o conceito mais adequado para Libras?
A. Qual o conceito mais adequado para a Libras, Língua Brasileira de Sinais? B. É uma língua com gramática gestual e visual que possibilita a comunicação entre pessoas ouvintes, surdas e com outras deficiências.
Qual a diferença entre Oralismo e bilinguismo?
São elas: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. De acordo com Goldfield (1997) o Oralismo ou filosofia oralista visa a integração da criança com surdez na comunidade de ouvintes, dando-lhe condições de desenvolver a língua oral (no caso do Brasil, o português).
Como surgiu o bilinguismo?
INTRODUÇÃO. O Bilinguismo, como proposta para a educação de surdos, surgiu na década de 80. ... Nesta proposta entende-se a Língua sinalizada como materna para o sujeito surdo, devido suas características, por primazia visual, que compensam eficazmente a falta de comunicação, situação imposta pela deficiência auditiva.3 de jun. de 2011
Qual abordagem é mais indicada para estabelecer plena comunicação do surdo quando com outros surdos e do surdo com os ouvintes?
Desse modo, a filosofia do Bilinguismo é considerada a mais indicada para o processo de ensino aprendizagem do sujeito surdo, visto que faz com que os surdos desenvolvam seu lado cognitivo de forma plena.
Como surgiu o bilinguismo no Brasil?
Bilinguismo no Brasil e Educação Bilíngue
Se voltarmos ao início da colonização, quando os portugueses chegaram ao Brasil desconheciam as línguas dessa terra. ... Na cidade de São Paulo, principalmente, foi a partir da década de 90 que algumas escolas adotaram o inglês como segunda língua em seus programas de ensino.16 de abr. de 2019
O que é bilinguismo e Comunicação Total?
Correntes Comunicativas: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. Oralismo é uma corrente comunicativa muito utilizada na educação dos surdos no século XIX que perdurou até os anos 70. Consiste no ensino da língua materna através da imposição da oralização nos processos de aprendizagem do surdo.5 de set. de 2012

Continue navegando