A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Desafio Colaborativo - Organização e Legislação na Educação - Raquel Cordeiro Viana - 01329607

Pré-visualização | Página 1 de 1

UNINASSAU
PEDAGOGIA
ORGANIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Tema sugerido
O tema para discussão no fórum desta semana é: “A educação é um direito social.”
Texto para reflexão
Tudo bem com você meu caro aluno?
Seja bem-vindo a sua primeira atividade avaliativa da disciplina de Organização e Legislação da Educação.
Preparado para iniciar uma nova trajetória?
Vamos juntos!
Hoje, a educação é um direito social garantido a todos por meio da Constituição Federal, o acesso de todos a educação necessitou de uma nova forma de se entender a escola.
De acordo com essa afirmativa, você acha que a escola está preparada para receber a todos e oferecer uma educação de qualidade, conforme previsto na constituição?
Qual a sua opinião?
Quero que compartilhe conosco, sua interação com seus colegas vai trazer bons frutos a esta atividade. Bom debate!
Qual a sua opinião?
 O direito à educação de qualidade igualitária entre as pessoas segue o reconhecimento feito pela Constituição Federal 1988, onde o Estado possui o dever e a responsabilidade de promover a educação para brasileiros. Mas, a realidade escolar não está contida nesses parâmetros. Como exemplo as escolas municipais, que a sua expressão comportamental no âmbito de totalidade organizacional, continua defasada, sem o cumprimento desta lei, em pelo menos na maioria dessas escolas.
As vagas oferecidas, não correspondem a demanda, da qualidade de ensino que não consegue quebrar as barreiras em relação ao professor que é o detentor do conhecimento e o aluno o receptor, onde a inclusão não passa do papel, a qual muitas escolas não aceitam o aluno e as pessoas por não ter o conhecimento das lei, ficam de escola procurando uma vaga, sem contar as condições que não oferecidas ao mesmo, pois a inclusão não e apenas uma vaga no estabelecimento de ensino e sim a escola estar apta, e ter profissionais qualificados para atender a necessidade para o indivíduo, tanto de aprendizagem quanto de socialização.
Portanto, acredito que as escolas não estão preparadas para receber esses alunos e nem ofertar uma qualidade de ensino adequada, precisa-se de uma abordagem não só do cumprimento das leis, mas de uma visão fundamentada em que escola é o lugar que espelha o conhecimento, desenvolvimento humano e cultural, e principalmente a oferta a todos os cidadãos brasileiros independente de condição social, física cor, raça ou religião, somos um todos e devemos ser tratados desta forma, conforme lei que nos assegura.