Buscar

Atividade Reflexiva II

Prévia do material em texto

Prática de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Planejamento de tarefas motoras Educação Infantil
 Atividades de físicas de caráter recreativo e lúdico devem ser observados na montagem das aulas na educação infantil, um dos intuitos é desenvolver a psicomotricidade das crianças e para isto é preciso alinhar a cognição/corpo De acordo com Lopes et.al. (2003), o conceito de coordenação motora é abordado em diferentes âmbitos, contextos e áreas científicas (controle motor, aprendizagem motora, desenvolvimento motor, biomecânica, fisiologia) e justamente estas atividades irão favorecer a consolidação de hábitos e o desenvolvimento corporal e mental, abaixo seguem exemplo de exercícios psicomotores:
· Se equilibrar;
· Andar para os lados (lateralidade);
· Rolar;
· Subir e descer 
· Balançar entre outras.
Plano de atividades
Atividade: Corda
Objetivo: Desenvolver a coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.
Material: A atividade é desenvolvida com uma corda de quatro metros em média.
Execução: Pode ser utilizada no chão, em que a criança ande descalça sobre a corda, com os braços abertos, procurando manter o equilíbrio.
Aproveitando a mesma atividade só que agora a criança vai andar de costas sobre a corda. Ainda esticada no chão a criança pula com os dois pés juntos para esquerda e para direita consecutivamente.
A corda pode ser erguida dez centímetros do chão para a criança pular de um lado para o outro. A corda pode ser utilizada pela dupla como cabo-de-guerra, no meio do espaço utilizado deve ter uma marca no chão, para visualizar quem está vencendo o cabo-de-guerra. As crianças podem pular corda.
Atividade: Chapéu ao alto 
Objetivos: desenvolver agilidade, atenção, prontidão de reação e coordenação motora. 
Formação: alunos em círculo. 
Material: chapéu. 
Desenvolvimento: um participante comandará a brincadeira. Os alunos obedecem a comando deste líder que dará ordens, tais como: bater palmas, rir, chorar, girar, coçar a cabeça etc. em um dado momento ele jogara um chapéu ao alto. Os alunos continuam obedecendo às ordens do líder, enquanto o chapéu não trocar o chão. No instante em que o chapéu cair no chão todos devem parar com os movimentos que estavam executando. Aquele dentre os participantes que continuar com os movimentos sai da brincadeira.
Atividade: Dança do jornal 
Objetivos: Estimular a sociabilização, a expressão corporal e a percepção espacial. 
Formação: Alunos dispostos em pares. 
Material: folha de jornal, aparelho de som
Execução: A um sinal do professor, deverão dançar (se movimentar) ao som de uma música sobre uma folha de jornal sem rasgá-la ou sair fora dela. Os pares que saírem ou rasgarem a folha de jornal vão saindo da brincadeira. Os vencedores são os pares que não saírem de cima do papel nem rasgarem a folha do jornal. Pode-se alternar a brincadeira, alternando entre diferentes ritmos musicais, mais rápidos, mais lentos, que exijam a execução de passos específicos etc.
Atividade: Corrida da maçã 
Objetivos: desenvolver o equilíbrio, concentração e espírito de equipe. 
Formação: alunos sentados em suas carteiras, arrumadas e colunas com número igual de participantes. 
Material: Maçãs. 
Execução: os últimos de cada coluna recebem uma maçã. Ao sinal do professor, colocam a maçã em cima da cabeça, levantam-se e caminham, da forma mais rápida possível, até a 1ª carteira. Durante este tempo, os demais passam a deslocar-se uma carteira pra trás, a fim de deixar livre a da frente que deverá ser ocupada pelo “condutor” da maçã. A maçã volta ao local de início, ou seja, ao final da coluna, e a brincadeira recomeça.
Atividade :Sapos em Fila
Objetivo: coordenação, trabalho em grupo, atenção
Material: giz e apito
Execução: Trace duas linhas paralelas e distantes. Atrás de uma delas, os participantes são reunidos em dois grupos iguais (pode ser mais grupos com número igual de participantes).
Em fila, os alunos seguram firme na cintura de quem está na frente. Dado o sinal, os participantes avançam pulando com os dois pés ao mesmo tempo. Se a fila romper, o grupo volta a linha de largada. Vence a turma que alcançar a linha de chegada primeiro.
Referências bibliográficas:
 www.portalmec.gov.br;
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/;
Material Didático unidade II;
https://pedagogiaaopedaletra.com/ ;

Continue navegando