Buscar

FILADÉLFIA resumo filme

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FILADÉLFIA: QUANDO A JUSTIÇA SUPERA O PRECONCEITO
Elenco:
· Tom Hanks como Andrew Beckett
· Denzel Washington como Joe Miller
· Jason Robards como Charles Wheeler
· Antônio Banderas como Miguel Álvarez
· Joanne Woodward como Sarah Beckett
· Robert W. Castle como Bud Beckett
· Mary Steenburgen coom Belinda Conine
· Ann Dowd como Jill Beckett
· Charles Napier como Juiz Lucas Garnett
· Roberta Maxwell como Juiz Tate
· Buzz kilman como Crutches
· Karen Finley como Dr. Gillman
· Robert Ridgely como Walter Kenton
· Bradley Whitford como Jamey Collins
· Ron Vawter como Bob Seidman
· Anna Deavere Smith como Anthea Burton
· Tracey Walter como Bibliotecário
· Julius Erving como ele mesmo
· Ed Rendell como ele mesmo
· Chandra Wilson como Chandra
· David Drake como Bruno
· Roger Corman como Mr. Laird
Resumo: O filme Filadélfia, que traz a figura de um promitente Advogado ANDREW BECKETT, interpretado por TOM HANKS, portador do Vírus HIV e que também é HOMOSSEXUAL, funcionário de um famoso escritório da Filadélfia. Após ser demitido pela empresa, ANDREW BECKETT emprega os serviços de seu colega de profissão, JOE MILLER (DENZEL WASHINGTON) que era HOMOFÓBICO. A produção dos intérpretes observa a batalha entre o preconceito de JOE e seu querer da justiça a favor de ANDREW. O trabalho atual comprovara durante as linhas de dados que apontam para a profética exclusão de pessoas que possuem orientação HOMOSSEXUAL. Propondo uma maneira não tão incomum, mas extremamente libertadora para acabar com todo o preconceito; o conhecimento.
Em 1993 produzido por, JONATHAN DEMME, em Filadélfia, o filme norte-americano do gênero drama, anunciador em HOLLYWOOD nos recursos de tratamento em questão relacionadas à Homossexualidade, Homofobia e HIV/ AIDS, e que teve, os demais prêmios, o Oscar de melhor ator, no ano de 1994.
O Filme começa com uma rivalidade entre JOE MILLER e ANDREW BECKETT, numa causa envolvendo um bairro da Filadélfia em combate com uma construtora, neste momento o personagem principal fez o uso da sua eloquência perante uma juíza. Na cena seguinte, ANDREW dirigi se a um hospital que tratava de pessoas portadoras do vírus HIV e faz uma transfusão de sangue. E percebe-se que ele está na fase inicial da doença. 
Outro fato a dizer, era a sua facilidade de se relacionar com seus colegas de trabalho, sejam eles seus superiores hierárquicos ou até mesmo seus subordinados. Com isso fez que, em uma noite enquanto trabalhava até mais tarde, Andrew fosse chamados por um dos seus sócios do Escritório de Wyant, Wheeler, Hellerman, Tetlow e Brown para uma reunião com Charles, quem comandava a firma.
Após uma conversa sobre o fato de Sanders Systems ter copiado um programa financeiro da Highline, uma das empresas do ramo informática, Charles declarou que, por mérito, Andrew representaria Highline, sendo um dos processos maiores de repercussão patrocinado pela firma. Sem tarda foi anunciado um prazo de dez dias para apresentação da peça inicial. Ainda na reunião o sócio Walter Kenton, percebeu uma lesão na testa de Andrew e o mesmo disse que teria levado uma raquetada numa partida de tênis.
Então Andrew começou a trabalhar em casa devido agravação das lesões, que já tinha começado a se espalhar pelo corpo juntamente com a doença. No nono dia de prazo, conclui a petição e a deixou em cima da mesa no escritório, pronto para ser normatizado no Tribunal, avisou sua secretária Shelby, para que Jamey fizesse o restante do processo.
Andrew tentou esconder com maquiagem as lesões que já estava muito aparentes. Foi naquele momento, enquanto estava na casa de seus amigos, que começou a se sentir mal e precisou dirigir-se até um hospital urgentemente. Seu amigo, Miguel (Antonio Banderas), acompanhou os procedimentos médicos e retorquiu quando o clínico disse para Andrew que fizesse uma retoscopia, pois não estava acreditando do avanço da doença que causou mal-estar, mas as reações ao AZT (antirretroviral utilizado no tratamento da AIDS) ou mesmo alguma infecção. O medico chegou ameaçar a expulsar Miguel das dependências do Hospital.
Ainda no Hospital, Andrew ligou para Shelby e foi informado que o processo deixado em cima da mesa do escritório havia sumido, faltava apenas 75 minutos para o fim do prazo, Andrew correu até o escritório para imprimir uma cópia que tinha deixado em seu computador, que, por acaso também havia sumido. Quase no fim do prazo, por poucos minutos, o processo apareceu no arquivo do escritório.
Andrew foi demitido, no dia seguinte em uma reunião com todos os sócios, Segundo Charles alegou a incompetência de Andrew e problemas de comportamento, que não foram esclarecidos.
Após um mês depois do acontecido e aparentemente afetado pelo vírus HIV/AIDS, Andrew telefonou para Joe Miller. Uma semana depois, foi até o escritório de seu colega de profissão e contou sobre sua vida. E disse que havia perdido no segundo escritório as cópias dos autos da ação de Highline de Sanders Systems. Andrew já havia procurado nove advogados, e mesmo assim recebeu uma resposta negativa de Joe quanto à possibilidade do patrocínio de sua causa contra a firma de advogados. Pelo preconceito contra homossexuais, por ser homofóbico, e com medo de ser infectado por uma doença da qual não tinha conhecimento algum, Joe ficou todo o tempo fugindo durante a visita de Andrew.
Andrew se retira do escritório, Joe, com medo de ter sido infectado pelo vírus HIV, que acreditava que poderia ser transmitido por outros meios não só o contato sexual, dirigiu se até o escritório do médico que atendia desde criança. O clínico pega uma agulha para fazer o teste em Joe, que se nega por puro preconceito.
Após duas semanas, Joe presencia uma cena de preconceito sofrida por Andrew, enquanto estava na biblioteca e chega a intrometer-se de maneira sutil. Neste momento, Joe inicia uma conversa com Andrew que muda os rumos do filme. Andrew apresenta Joe um antepositivo que daria causa ganha no processo. Entre as linhas de decisão encontra o pressuposto da não discriminação contra as pessoas portadoras do vírus HIV no ambiente de trabalho.
Seis semana depois, durante uma partida de basquete, Joe levou a intimação a Charles, informando-o proposta ação de Andrew. Desde então, a firma de advogados iniciou uma pesquisa da vida anterior de Andrew, a fim de descobrir os fatos que levassem a sua derrota no Tribunal. Andrew alertou sua família sobre os possíveis fatos que seriam levantados na Corte, momento em que recebe o apoio dos seus.
Sete meses depois, o julgamento se iniciou. No bar, assistindo manchetes dos jornais com amigos sobre o processo que patrocinava, Joe é debochado por defender Andrew. Joe diz ter nojo de gays, mas que luta contra a violação da lei que ocorreu no caso.
Uma das testemunhas ouvidas foi uma secretária que trabalhou com Walter Kenton, o mesmo sócio que percebeu as lesões na pele de Andrew. Segundo ela disse que adquiriu a doença através de uma transfusão de sangue, mas que também havia sofrido preconceito e que por isso não se considerava diferente de nenhuma das pessoas que eram portadoras do HIV, assim como Andrew.
Nas falas de Joe na Corte é apresentada a hipótese de discriminação por questões relacionadas à opção sexual de Andrew, que disse ter ouvido durante os anos de trabalho, piadas que depreciava homossexuais, fazendo-se assim o ambiente de trabalho um lugar onde ele não podia expor de fato quem era, por medo de vinganças, direito assistido a este.
Andrew foi questionado sobre os lugares que frequentava, momento em que confessou ter sido infectado pelo vírus no ano de 1984/1985, no cinema que exibia filmes gays, quando já vivia com o amigo Miguel, que não era portador da doença.
No depoimento de Charles ele descreveu que, Andrew era advogado promitente, porem apresentava comportamentos variante, em horas excelentes, em outras desprezível. O advogado sentiu se pena de Andrew, mas o mesmo que causou tudo oque estava sofrendo. Andrew já muito debilitado caiu no tribunal e é socorrido às pressas para o Hospital.
Joe ficou na Corte para encerrara audiência. Os jurados votam pela condenação do escritório, que teria de pagar U$ 143.000,00 por salários e benefícios perdidos, U$ 100.000,00 pela angustia e humilhação sofrida e U$ 4.782.000,00 como punição aos réus.
Encerrados os trabalhos, Joe vai até o hospital e diz a Andrew, que já está nas últimas horas de vida, a vitória na demanda, concretização da Justiça!
Orientador: Deo Campos Dutra
Acadêmica de Direito: Mylena Vitoria Silva Souza
Turma: 1º Período/Matutino-A

Outros materiais