Buscar

Perguntas artigo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Urânio
1) Como é realizado a extração do urânio? 
O urânio encontra-se nas rochas da crosta terrestre, ocorrendo em diversas formas e em vários ambientes geológicos combinado com o oxigênio. Na natureza pode ser lixiviado por soluções oxidantes através da redução, devido a presença de sulfetos e ferro-ferroso e hidrocarbonetos. Na indústria, o minério de urânio é submetido ao ataque de soluções acidas (sulfúrico, nítrico e clorídrico).
2) Quais são as principais jazidas de urânio no Brasil?
As principais jazidas de urânio brasileiro encontram-se na Província Uranifera de Lagoa Real, localizada na região sudoeste do estado da Bahia, e jazida fósforo-Uranífera, situada em Santa Quitéria no Ceara. A Província Uranífera de Lagoa Real, relacionada a albititor metamórficos, é uma região com diversos depósitos de urânio, num contexto de 38 anomalias distintas, cujos estudos encontram-se em diferentes níveis de detalhamento.
3) Como é realizada as pesquisas do urânio no Brasil, ou seja, quais são os processos metodológicos utilizados?
A pesquisa do urânio segue fases e etapas bem definidas, desde o recolhimento virando a descoberta de evidência do mineral em causa, passando pela verificação do indicio, pela exploração física através de condagens para determinação dos limites do corpo do minério e do seu valor econômico, pelos trabalhos minérios de exploração, até o cálculo de reservas e estudo de tratamento do minério.
4) A extração de urânio no Brasil está suprindo a comanda interna ou precisa ser importado?
Até o momento apenas um terço do território brasileiro foi pesquisado, o que a levou a descoberta de várias jazidas, o potencial geológico do país prevê a existência de novas jazidas de urânio. Atualmente as reservas de urânio são suficientes para o suprimento de angra 1, angra 2 e outras usinas, possibilitando inclusive a exportação. Com a evolução do déficit energético mundial e brasileiro torna-se imprescindível a avaliação do potencial uranífico do país para consolidar sua autossuficiência.
5) Qual a relação do urânio com a geração de energia?
A energia elétrica é fator essencial para a economia e bem estar da população brasileira, porém os recursos hídricos estão se esgotando. Entretanto, a demanda por energia continua crescendo, então a opção nuclear torna-se atraente considerando que o pais possui uma grande reserva de urânio, o que garante a independência no suprimento de combustíveis. Na usina nuclear o calor é produzido pela fissão de urânio no núcleo do reator. Atualmente a utilização de energia nuclear corresponde por 11% do total de energia elétrica produzida no mundo e evita a emissão de 2,5 bilhões de toneladas de CO2 por ano.
Elementos terras raras
1) Explique como são formados os elementos terras raras?
Os ETR são elementos litóficos, que ocorrem invariavelmente juntos nos sistemas naturais. Nos minerais formadores de rochas, possuem raio iônico muito similar e tipicamente apresentam-se como cátions trivalentes em caronatos, óxidos, fosfatos e silicatos.
2) Qual o maior produtor de ETR? E por que o Brasil não se destaca na produção de ETR?
A China é o país que possui o maior número de jazidas em produção (5), e que o Brasil, apesar de ser um grande produtor mineral não se destaca no senário mundial para ETR.
No caso do Brasil, relatório do Departamento Nacional da Produção Mineral aponta que as reservas brasileiras representam menos de 1% do total mundial.
3) No Brasil onde estão localizados os minerais de ETR?
Localizam-se principalmente em rochas alcalinas e carbonalitos, que são concentradores de ETR. Embora a demanda brasileira de ETR ainda seja pequena, deverá ocorrer um aumento substancial no consumo nos próximos 10 anos. Além disso são encontrados elementos terrar raras em Pitinga (Amazonas) e na Província Estanífera de Goiás, por conterem teores significativos de ETR.
4) Onde a maior aplicação de elementos terras raras?
O ETR são utilizados em vários segmentos na indústria, fabricação de vidros, cerâmicas e pigmentos, lentes de câmeras e linocolos, além disso são utilizados nas indústrias farmacêuticas como catalizadores e em métodos avançados de filtrar e remoção de micróbios na água, também são essenciais na produção de lâmpadas de mercúrio. Na medicina empregados com sensores de oxigênio, agentes de contraste e constituem componentes das imagens por ressonância.
5) Por que a expressão terras raras é inadequada? E como é formado o geoquímico desses elementos?
Esta expressão está inadequada pois não são terras e nem elementos raros, são rochas com concentrações significativas desses elementos sejam em comum. Ou seja, são elementos litóficos, que ocorrem invariavelmente junto aos sistemas naturais. O comportamento geoquímico dos ETR são baseados principalmente nos valores de raios iônicos, que decrescem gradualmente com raio atômico, devido ao acréscimo da carga ao núcleo causando contração dos subníveis eletrônicos.
Potássio
1) Quais os principais minerais dos quais o potássio é extraído? Por que? 
Os minerais mais utilizados para a extração de potássio são siluita e cornalita, pelo alto conteúdo de potássio, estrutura química de cloretos simples, com alta solubilidade que facilita seu aproveitamento industrial.
2) O potássio é encontrado em minerais silicativos formadores das rochas e sedimentos a partir disso, quais os tipos de depósitos de exploração de potássio?
Possuem três tipos de exploração de potássio: 
Depósito de evaporitos, formados a partir de depósito de sais ricos em sódio e potássio.
Solmouros naturais, isto é, lagos, lacunas e mares contendo água densas e salgadas em bacias com alta taxa de evaporação.
Rochas sedimentares, ígneas ou metamórficas ou composição silicaticas, destacando-se os depósitos glauconiticos ou ardentes entra os sedimentares.
3) Como o potássio é encontrado?
O potássio é encontrado em minerais silicativos formadores das rochas de sedimentos, como felspatos, feldis patóides, micos e argilas, bem como combinado com íons cloreto e sulfato, em sais precipitados naturalmente a partir de soluções saturadas existentes em lagos ou mares.
4) Evaporitos ou deposto salino são uma rocha sedimentar nas quais o potássio está presente. Como são constituídos e como seus minerais são precipitados?
Evaporitos são depósitos ortoquímica formado pela cristalização e precipitação química dos sais diluídos em meio aquoso, devido a um processo de evaporação. A precipitação dos chamados minerais evaporitos segue uma sucessão de carbonatos, sulfetos e cloretos.
5) Atualmente o Brasil importa 91% de todo o potássio que consome. Em contra partida, rochas silicáticas enriquecidas em potássio vem sendo estudadas como opção em aplicação direta (rochagem) para fornecimento do nutriente as plantas ou como matéria prima em rotas alternativas de obtenção de fertilizantes. Por que o potássio é importante para o solo?
Junto com o nitrogênio e o fósforo o grupo de nutrientes minerais mais importante para o crescimento de plantas e, por conseguinte, para produção de alimentos, além de outros importantes produtos da agroindústria, como os biocombustíveis.
Alumínio e Bauxita
1) Qual a origem do nome e a constituição da Bauxita?
O nome Bauxita ficou conhecido devido a alusão à localidade em que foi descrita pela primeira vez. Sua constituição se dá primordialmente por Gibbsita, o principal mineral do alumínio, além da Boehmita e Diásporo.
2) Quais os motivos da queda na produção de alumínio no Brasil?
Essa queda se da pelo “custo Brasil”, representado pela energia onerosa, incertezas políticas e mesmo jurídicas que o país enfrenta.
3) Quais são os principais responsáveis pela produção da Bauxita? E quais as principais empresas produtoras?
O Brasil em 2011 era o terceiro maior produtor, passou em 2013 para o quarto lugar atrás da China, Austrália e Indonésia. As principais empresas são MRN, NORSK, CBA e ALCOA, as demais correspondem 2% da produção.
4) Onde se encontram os principais depósitos de Bauxita no Brasil?
Os depósitos de Bauxita no país podem ser classificadospor regiões e modos de ocorrência destacando-se depósitos tipo platô na Amazônia e depósitos isolados do tipo topo de morros, encostas de montanhas e montanhas do Nordeste, Sudeste e Sul.
5) A partir de quais rochas se desenvolveram as Bauxitas?
Na Amazônia e nos depósitos de Rondon se desenvolveram principalmente a partir de rochas sedimentares como argelitos e arenitos argilosos, bem como arcósios de idade Cretácia das bacias do Parnaíba e do Amazonas. As bauxitas do rio Paru, Pitinga e riolitos se desenvolveram de rochas graníticas do Craton. Já em Carajás as mesmas derivaram de basaltos e rochas sedimentares proterozóicas.
Nióbio
1) Indique abundância do Nióbio no Brasil e por que ele é pouco explorado pelo país?
Os carbonitos são as principais rochas contendo os depósitos minerais enriquecidos em Nióbio. Eles por sua vez são rochas ígneas, sabe-se que atualmente existem cerca de 527 carbonatitos no mundo, sendo 22 destes encontrados no Brasil.
No país existem grandes empresas que se dedicam a sua extração, a CBMM em MG com aproximadamente 900 milhões de toneladas. Temos também em 6 lagos no Amazonas predominando a maior do mundo de carbonito, com estimativa de 2,9Gt de minério. O Brasil não é destaque na produção de Nióbio devido ao fato de poucos carbonitos terem sido estudados devido a falta de recurso e tecnologia.
2) Por que o Nióbio é adicionado na produção de aço?
Pelo fato do Nióbio ser um metal com ponto de fusão muito próximo ao ferro, sendo um dos metais com maior resistência a corrosão e ser um supercondutor, o aço obtido possui características únicas e são aplicados em vários campo da indústria dependendo na porcentagem de Nióbio na liga de aço, nas ligas para construção por exemplo, são utilizados uma liga de aço com 0,008% de Nióbio.
3) Quais são as principais aplicações finais do Nióbio?
Sua maior aplicação, cerca de 85% se dá na forma de produção de aço para fins metalúrgicos. Suas demais aplicações resumem ao uso na indústria aeroespacial e também na fabricação de materiais supercondutores tais como, imãs aceleradores de alta potência e equipamentos de ressonância magnética.
4) Qual foi a importância na corrida aeroespacial?
Embora o elemento não der grande destaque no mundo, foi em 1950, com a corrida aeroespacial durante a guerra fria que o interesse pelo metal e suas aplicações crescessem exponencialmente. Um fato importante nesse sentido foi a descoberta da maior jazida mundial localizada no Brasil.
Ele teve um papel importantíssimo na construção e desenvolvimento tecnológico, melhora a capacidade de algumas propriedades mecânicas do aço, assim seu principal emprego é na obtenção de ligas, de superligas que operam a alta temperatura, e que estão presente nas composições de motores a jato de alto desempenho para fim comerciais. E além disso é utilizado para ligas supercondutoras. Tudo isso por ser resistente a corrosão, não reagem com H2, ar, água ou ácidos em temperatura ambiente, resistente a bases quando fundida a outros metais.
5) Por que existe uma grande dificuldade de encontrar Nióbio (jazidas), mesmo que muitos especialistas afirmam que exista grandes reservas do metal em nosso planeta?
Isso deve-se ao Nióbio possuir uma característica física que contribui para que isso ocorra, a sua densidade, o Nióbio possui uma densidade de 8,7 g/cm3, fazendo com que suas reservas devem-se encontrar em regiões mais próximas ao núcleo da terra.

Outros materiais