Buscar

PAPER Volei

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O ESTUDO DO VOLEIBOL NO ENSINO MÉDIO 
Autores:
Cleidson Ribeiro Costa
Henrique Alves Sacramento
 Islâne Vieira da Silva
Lian Leite Garcia 
Tamires Vieira da Silva
Prof. Orientador: Reginaldo Bonfim
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
LEF 0164/6 – Estágio 
03/07/19
RESUMO
Os educandos do Ensino Médio apresentam um grande desinteresse pela prática da Educação Física, devido a diversas influências sofridas durante a trajetória curricular da mesma e muitas vezes isso é decorrente da não obtenção do desempenho desejado. Considerando assim, o esporte um fator importante para o desenvolvimento social e cultural de todos, objetivou-se neste estudo a aplicação do voleibol a partir da iniciação esportiva universal, que permite ao professor adaptar a realidade local bem como a cultura de movimento dos alunos, enfatizando a construção de um conjunto de atividades que permitam o desenvolvimento lógico e da compreensão geral do jogo sem submeter os alunos a desgastes por repetições dos fundamentos básicos do jogo, sendo este também o objetivo principal. O voleibol é uma modalidade esportiva coletiva apresentando na sua essência o jogo, fator que sócio culturalmente motiva e estimulam as pessoas, mostrando-se muito favorecido e propício o desenvolvimento da sua prática. Porém, apresenta-se preocupante o ensino da modalidade esportiva voleibol na escola sem um procedimento metodológico apropriado, tendo o objetivo voltado apenas para a assimilação de gestos técnicos. Dessa forma, não ocorre o direcionamento para a reflexão em um contexto mais abrangente, por exemplo, o entendimento da origem e evolução da modalidade esportiva e que atitudes podem ser promovidas durante o seu ensino. 
Palavras-chave: Voleibol. Ensino Médio. Educação Física.
1 INTRODUÇÃO
A Educação Física tem um papel fundamental na construção do cidadão, pois os ensinamentos são de grande importância ao homem; com este poderão conquistar domínios do saber tradicionalmente presentes no trabalho escolar quanto às preocupações contemporâneas com o meio ambiente, com a saúde, com a sexualidade e com as questões éticas relativas às igualdades de direito, à dignidade do ser humano e à solidariedade.
Compreendemos então, que a Educação Física é muito importante, pela possibilidade de proporcionar aos alunos uma diversidade de experiências através de situações nas quais eles possam criar, inventar, descobrir movimentos novos, reelaborarem conceitos e ideias sobre o movimento e suas ações. 
 Barni e Schneider (2005) apresentam as fases passada pela Educação Física durante décadas, sendo esta implantada no currículo no século XIX sobre forte influência militar onde o ensino baseava-se nas relações em que o professor assumia o papel de instrutor e o aluno de recruta. Já na década de 30 a mesma tinha um caráter biológico, com o objetivo de formar indivíduos fortes e saudáveis. Após os períodos de guerra a Educação Física passa a ter outra imagem e o professor assume o papel de treinador e o aluno de atleta, onde passa a ter uma concepção desportiva. Na década de 80 a nova tendência era o desenvolvimento psicomotor (psicológico) do aluno, da inteligência por da atividade física. Logo após houve um processo de crise de identidade, sem esclarecimento dos princípios básicos de ensino. 
 Então se percebe atualmente que a Educação Física no Ensino Médio é o resultado de várias influências sofridas durante sua trajetória curricular e busca conquistar um lugar junto às demais disciplinas. 
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O voleibol é atualmente uma das atividades mais requisitadas no desenvolvimento das aulas de educação física nas escolas. A grande popularidade atingida pela modalidade fez com que a sua prática fosse intensificada, atraindo uma maior atenção dos alunos. 
 Uma boa parte das crianças e adolescentes só tem acesso à prática de alguma modalidade desportiva nas aulas de educação física escolar. Assim, entendemos que o voleibol no contexto escolar deve ser explorado não só no quesito procedimental, mas também nos aspectos conceituais e atitudinais. O aluno deve aprender além dos movimentos específicos. É interessante que o aluno tenha acesso às informações históricas da modalidade, suas alterações e a forma como isso ocorreu em nosso País, principalmente se levarmos em conta o papel que o voleibol hoje desempenha na sociedade brasileira, devido aos resultados alcançados nas mais diferentes competições (BARROSO e DARIDO, 2006). 
O desenvolvimento dessas habilidades deve acontecer de uma forma lúdica, através de atividades que façam com que a criança tenha prazer na prática da modalidade e se sinta atraída para conhecer mais a fundo as questões inerentes ao desporto. 
Desta forma, o voleibol escolar pode ser um elemento massificador da prática do esporte, à medida que oferece oportunidades a um número de alunos que não consegue ser atingido em nenhum outro programa de iniciação. Embora não seja o objetivo principal, o surgimento de valores que possam se tornar futuros jogadores de voleibol pode vir a reboque, sendo o voleibol escolar uma via em dois sentidos.
De acordo com Greco (1998) o voleibol foi criado em1895 por William G. Morgan, que se inspirou no tênis. Sua vinda para o Brasil apresenta controvérsias, uns dizem que foi iniciado em Pernambuco e outros em São Paulo. Nos primeiros anos, o voleibol ainda não contava com uma bola específica, sendo praticado com uma câmara da bola de basquete. A rede era improvisada, a mesma usada nas partidas de tênis. Neste período, o esporte era conhecido por Mintonette. Com o passar do tempo, foi ganhando o nome popular de volleyball, que acabou se tornando oficial. Do esporte inicial idealizado por Morgan, a evolução foi sempre crescente e para melhor, as regras foram se modificando e se adaptando às exigências dos atletas, público, patrocinadores e, principalmente, televisão, até chegarem ao Voleibol atual, que é o que se pratica em todo o mundo. Com o passar do tempo foram surgindo as regras que compõem o jogo em si, tendo como características principais, segundo Greco (1998): rodízio obrigatório, jogo sequenciado, número determinado de ações, não existe contato com o adversário, seis fundamentos, tempo indeterminado, erro de fundamento penaliza a equipe e coordenação motora elaborada.
 Pinto (2009) o objetivo do voleibol sempre foi impedir que a bola encostasse no chão de sua parte da quadra, por isso é necessário rebatê-la usando o corpo, principalmente os membros superiores. Isso leva a compreender que as principais habilidades utilizadas nesse esporte são: saltar, correr, lançar e rebater. Ou seja: para chegar à bola é preciso correr; para cortar a bola durante um ataque é preciso saltar; para colocar a bola em jogo (sacar) é preciso lançar; e para devolver a bola à quadra adversária é preciso rebater. Mas outras habilidades são específicas desse esporte e devem ser desenvolvidas pelo professor de Educação Física: bloqueio, saque, manchete e toques.
 Percebemos a necessidade de aplicar a modalidade esportiva do voleibol a partir dos princípios da iniciação esportiva universal, tentando analisar como o modelo didático-pedagógico universal contribui para a aplicação desta modalidade nas aulas de Educação Física para alunos do Ensino Médio, sendo este o objetivo do presente projeto.
 Foi desenvolvido durante as aulas, os fundamentos técnicos do voleibol: saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio e defesa; compreender as regras básicas do Voleibol e aplicá-las na prática; vivenciar os diferentes papéis de um jogo de voleibol: jogadores, arbitragem, treinador e elaborar jogos adaptados para o voleibol. 
 Contudo, procuramos nos fundamentar em alguns autores que nos transmitem uma enorme abrangência de pensamentos e formas pedagógicas de agir.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Teve-se o objetivo neste estudo de construir, implementar e avaliar uma proposta de ensino do voleibol nas três dimensões do conteúdo: conceitual,procedimental e atitudinal. Foram analisadas, a partir dos dados obtidos, as condições de trabalho, por que e para que ensinar esporte (voleibol), técnica esportiva e rendimento, dimensões do conteúdo e características, expectativas e participação dos alunos. Ressalta-se ainda, o fato de essas categorias, em vários momentos, não aparecem isoladamente, existindo uma inter-relação entre as mesmas. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi construir, implementar e avaliar uma proposta de ensino do voleibol nas três dimensões do conteúdo: conceitual, procedimental e atitudinal, e identificar as possibilidades e dificuldades do desenvolvimento desta proposta.
REFERÊNCIAS
Barni, Mara J; Schneider, Ernani J. A Educação Física no Ensino Médio: relevante ou irrelevante? Instituto Catarinense de Pós-Graduação, 2005.
Barroso, A. ; DARIDO, S. C. . Escola, Educação Física e Esporte: possibilidades pedagógicas. REFELD. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança, v. 1, p. 101-114, 2006.
GRECO, Pablo J. Iniciação esportiva universal. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
PINTO, Drausio. http://drausiopinto.wordpress.com/2009/05/21/voleibol-regras-competicoes-e-historico/ Acessado em 30 de agosto de 2010.

Continue navegando