A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Acessibilidade e Tecnologias Assistivas

Pré-visualização | Página 2 de 2

a cor do texto na tela.
(    ) A implantação do Desenho Universal num site vai implicar a criação de outra versão, ficando o site com sua versão normal e sua versão adaptada.
(    ) Um site com um design flexível e fluido funcionará em diferentes plataformas, incluindo telefones celulares, dispositivos portáteis com telas menores.
Assinale a alterativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MELO, Amanda Meincke. Acessibilidade e Inclusão Digital em Contexto Educacional. Jornada de Atualização em Informática na Educação, v. 3, n. 1, 2014.
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	7.
	A partir da definição de Desenho Universal, temos o Desenho Universal para Aprendizagem, que pode compreendido como uma proposta que visa repensar e reestrutura o processo de ensino-aprendizagem buscando um maior aproveitamento dos estudantes, independentemente de suas condições e/ou contextos. Sobre os diversos pontos que essas discussões concentram, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Disseminação do uso de tecnologias digitais nas propostas pedagógicas.
	 b)
	Ressignificação dos processos de elaboração da grade de conteúdos das disciplinas.
	 c)
	Flexibilização de modos de acesso aos materiais e/ou conteúdos.
	 d)
	Reorganização das disciplinas escolares, priorizando práticas interdisciplinares.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	8.
	A acessibilidade compõe o conceito de cidadania, portanto, a legislação brasileira determina que toda pessoa deva ter direito à educação. No caso de pessoas com deficiência, a premissa deve ser a mesma, e por isso deve ser considerada das necessidades específicas. Os prédios das unidades escolares devem atender uma série de determinações para terem seus espaços específicos. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Os degraus das escadas devem estar com a mesma altura e largura para que se tenha maior conforto e segurança.
II- As calçadas e passeios públicos devem ter pisos antiderrapantes, ser livres de obstáculos e com piso tátil somente em ambientes fechados.
III- Sempre que houver escadas ou rampas há necessidade de corrimão e guarda corpo em ambos os lados.
IV- Onde houver rampas é necessário ter piso tátil ao lado esquerdo da rampa e corrimão apenas no lado que houver o piso tátil.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	9.
	Na década de 1980, o arquiteto americano Ronald L. Mace (1941-1998), iniciou a discussão sobre o Desenho Universal. Mais tarde, com a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, esse termo foi adotado por diversos países. Sobre a definição de Desenho Universal, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Conjunto de imagens, em diferentes suportes (ficha de imagem, fotografia, desenho, placas), que servem para comunicação de pessoas mudas e/ou de diferentes idiomas.
	 b)
	Desenho de produtos, ambientes, programas e serviços a serem utilizados por todas as pessoas, na medida do possível, sem a necessidade de adaptação ou desenho especializado.
	 c)
	Código de comunicação utilizados na maioria dos países do ocidente para padronização de sinalização, como placas de sinalização de trânsito, postos turísticos, hospitais, etc.
	 d)
	Técnica para elaboração de desenhos que sejam compreensíveis para pessoas de diferentes idiomas, geralmente só possuem imagem e nenhum item escrito.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	10.
	Todo ato pedagógico é perpassado pelo ensino e pela aprendizagem. O uso da Tecnologia Assistiva, a partir do Desenho Universal para Aprendizagem, pode provocar mudanças nesses processos e o professor tem papel fundamental nisso. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O ensino e a aprendizagem são dois processos distintos. O ensino, muitas vezes centrado no professor, não é garantia de aprendizagem.
PORQUE
II- O acesso a diferentes meios de informação para os estudantes não garantem sucesso no processo de aprendizagem, uma vez que a aprendizagem não é consequência simples do acesso à informação. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Você não acertou a questão: Atenção! Esta não é a resposta correta.