Buscar

3159921d-c129-4abc-a2c3-52f5216ac988

Prévia do material em texto

PAGE 
d
SUMÁRIO
31
INTRODUÇÃO...................................................................................................
42
DESENVOLVIMENTO.......................................................................................
2.1 CONSTITUIÇÃO DA PESSOA JURÍDICA..........................................................4
2.2 QUESTÃO TRIBUTÁRIA.....................................................................................9
2.3 ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS......................................10
3 CONCLUSÃO........................................................................................................13
REFERÊNCIAS........................................................................................................14
1 INTRODUÇÃO
Esta produção textual tem como objetivo a compreensão das disciplinas Estrutura das Demonstrações Contábeis, Contabilidade Comercial, Contabilidade Fiscal e Planejamento, Legislação Tributária, Práticas Contábeis I e Seminário Interdisciplinar V, e responder os desafios interdisciplinares propostos no curso de ciências contábeis da Unopar 2020, relacionados a abertura de uma empresa, e todos os processos fiscais e tributários.
Para desenvolver um plano estratégico, podemos destacar os diversos aspectos sobre a constituição de uma pessoa jurídica, bem como a documentação necessária, os órgãos de registros, visando entender todas as etapas do processo e das esferas federal, estadual e municipal.
Foram também analisadas as questões tributárias, bem como suas espécies e características, proporcionando um melhor entendimento sobre os tributos e em quais atividades incidem, comentando sobre a carga tributária em nosso país.
Em seguida, foi proposto que fizesse uma estrutura das demonstrações contábeis, bem como a definição de ativo, passivo, patrimônio líquido, receita, despes e relatórios financeiros. 
Os dois amigos buscando a possibilidade de abrirem este negócio, vamos considerar todas as etapas e processos para a abertura e regularização de uma empresa no Brasil, bem como a documentação necessário, para que eles possam mediante as opções fazerem uma boa escolha, vamos analisar no decorrer do desenvolvimento deste trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONSTITUIÇÃO DA PESSOA JURÍDICA
Pessoa Jurídica é uma entidade formada por pessoas e reconhecida por um estado como detentores de direitos e deveres, sendo o próprio governo, empresas ou organizações que possuem uma finalidade específica, segundo a legislação brasileira, existem seis tipos de pessoas jurídicas de direito privado:
· Associações: É uma organização sem fins lucrativos, que se caracteriza pela união de pessoas físicas ou jurídicas com objetivo de conquistar benefícios e desenvolvimento mútuo para o segmento que representam.
· Sociedades: É basicamente, a reunião de pessoas naturais e jurídicas, para exploração de alguma atividade econômica, mediante esforço conjunto formalizada em registro público.
· Fundações: São definidas como a personificação de um patrimônio ao qual é atribuída uma finalidade específica não lucrativa, de cunho social, sempre objetivando fins sociais que deverão estar presentes no respectivo estatuto, com a ausência de fins lucrativos.
· Organização Religiosa: É um tipo de pessoa jurídica destinada a abrigar as instituições de âmbito religioso. Normalmente são entidades que arrecadam contribuições para manutenção de seus templos e para o exercício da caridade, costumam ser associações sem fins lucrativos e possuem imunidade (ou isenção) fiscal.
· Partido Político: Organização de direito privado, que no sentido moderno da palavra, pode ser definido como uma união voluntária de cidadãos com afinidades ideológicas e políticas, organizada e com disciplina, visando a disputa do poder político.
· Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada: É um formato empresarial que pode ser constituído por apenas um sócio.
Os documentos necessários para a abertura de uma empresa, o primeiro passo é a identidade da pessoa jurídica, ou seja, o cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ), para solicitá-lo a receita federal exige os seguintes documentos:
- Para Sociedade Simples Limitada: Contrato Social com registro civil das pessoas jurídicas (RCPJ).
- Para Sociedade Simples Pura: Contrato Social com registro no RCPJ ou na OAB, caso seja uma sociedade constituída por advogados.
- Para Microempreendedores (MEI): Cpf, número do título de eleitor e número da última declaração do imposto de renda.
- Para Sociedade Anônima (S.A): Estatuto e ata da assembleia de constituição, com registro na Junta Comercial.
- Para Empresário Individual: Requerimento de empresário com registro na junta comercial, referente a inscrição no órgão de registro.
- Para Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli): Ato de constituição, registrado no RCPJ ou JC. 
Para tirar o CNPJ, basta ir com esta documentação referente ao tipo de empresa que pertence, e ir a receita federal do município, com Rg original e cópia dos donos da empresa, Cpf, comprovante de residência, endereço do local onde a empresa exercerá o negócio, contrato social, além disto, a empresa pagará uma taxa de inscrição dependendo do ramo da empresa.
O segundo passo é o registro da empresa na junta comercial, este tipo de registro é como uma certidão de nascimento referente a pessoas jurídicas, tornando-se essencial para a emissão de outros documentos necessários para a formalização do negócio, esse cadastro é para os comerciantes, para fabricantes de produtos e prestadora de serviços, deve ser registrada na junta de seu município, é necessário ir com o contrato social, os documentos dos sócios da empresa, original e cópia autenticada no cartório, comprovante de endereço onde a empresa funcionará, averiguar o nome da empresa escolhido, não podendo haver outro igual e nem restrição a nomenclatura escolhida, a junta irá gerar o NIRE (Número de Identificação do Registro da Empresa), serviço feito online pelo portal da receita federal.
Depois desses procedimentos, as empresas da área do comércio, para que seu negócio funcione perfeitamente e o recolhimento dos impostos seja correto, é preciso fazer a inscrição estadual da empresa, que é feita pela internet, paga uma taxa que varia de acordo com a cidade, no ato do registro é necessário estar de posse dos seguintes documentos: 
- Uma cópia do contrato social da organização, devidamente assinado e registrado em cartório.
- Documentos e comprovantes de endereço de todos os sócios.
- Comprovante de endereço do estabelecimento.
- Documento único de cadastro (DUC).
- Número de cadastro fiscal do contador.
- Documento que prove o direito de uso do imóvel.
- Cópia do Cnpj.
Em alguns estados, a inscrição estadual pode ser solicitada somente após o pedido de Alvará de Funcionamento.
Já as empresas prestadoras de serviços, é necessário fazer o registro na prefeitura do município que a empresa está instalada. O processamento varia de cidade para cidade, para concluir o processo de inscrição municipal.
Além disso, os estabelecimentos necessitam de licença prévia do município para funcionar, licença do alvará de funcionamento e localização, as edificações e áreas que correm riscos de incêndios, devem obter o alvará de prevenção e proteção contra incêndio (APPci), que é omitido pelo corpo de bombeiros militar do estado, para as empresas que trabalham com manuseio e armazenamento de alimentos, precisam de uma autorização concedida pela vigilância sanitária. As indústrias e os fabricantes de cosméticos e perfumaria, e empresas que se enquadram nessa determinação, após as emissões de todas as licenças e alvarás de funcionamento, a empresa está apta para operar e fazer o cadastro na previdência da sua jurisdição e requisitar o cadastramento da instituição e seus responsáveis legais.
Enfim, depois de todos esses procedimentos, só resta tratar dos instrumentos fiscais, para autorizar a emissão de notas fiscais e autenticação de livros fiscais, é realizado naprefeitura de cada município.
As empresas de atividade de comércio e indústria precisam ir à Secretaria de Estado da Fazenda, com tudo pronto e registrado, o estabelecimento pode começar a exercer as suas atividades de maneira legal.
Para um bom andamento do negócio é necessário fazer um controle financeiro da empresa, para que possamos compreender de maneira fácil, para que tomemos as melhores decisões, a seguir explicaremos três modelos de controles de caixa diário, semanal e mensal, suas características e utilidades, para tomada de decisões de como utilizar os recursos financeiros da empresa.
· Controle de Caixa Diário:
 
A planilha de controle de caixa diário é uma ótima maneira de controlar as entradas e saídas de forma eficiente, evitando falhas e divergência de informações, por meio do fluxo de caixa diário é possível identificar os problemas que levam a perda de recurso, aumentando as chances de reverter o quadro antes que se torne um problema irreversível.
· Controle de Caixa Semanal:
· Controle de Caixa Mensal:
 
O controle financeiro de uma empresa é de suma importância para gerir um negócio, o controle de fluxo de caixa é formado pelo valor inicial que é o saldo que a empresa possui no banco, as entradas são todas as formas de recebimento em dinheiro e saídas são os gastos e despesas da empresa. Sendo um dos principais controles da gestão financeira, ele registra todas as movimentações da empresa de forma clara e objetiva, para os gestores utilizem na tomada de decisões, ajudando a diminuir os gastos e aumentar o faturamento.
Manter um excelente e adequado controle financeiro de uma empresa são baseados em conjuntos de estratégia para que a empresa evite gastos inesperados, desperdícios e outros fatores que contribuem para a diminuição da rentabilidade do empreendimento. A gestão financeira é o que controla todos os recursos monetários de um negócio, o seu objetivo faz com que a empresa se mantenha rentável sem que comprometa sua capacidade de investimentos e suas operações, o controle financeiro é uma rotina da gestão financeira projetado para gerenciar as verbas disponíveis, garantindo aos gestores a capacidade de solucionar problemas, avaliar o negócio de forma ampla e na tomada de decisões. 
Alguns pontos que passam pelo controle financeiro como:
- Controle do fluxo de caixa;
- Gestão dos pagamentos e das cobranças;
- Gestão do capital de giro;
- Apuração dos resultados financeiros;
- Controle de notas fiscais;
- Controle de estoque;
- Corte de gastos;
- Corte de desperdícios;
- Planejamento Financeiro;
Enfim, o controle financeiro é extremamente importante para garantir que as organizações se mantenham competitivas a médio e a longo prazo, sem isto a rentabilidade é prejudicada, e como consequência, a empresa terá dificuldades para alcançar suas metas e objetivos.
2.2 QUESTÃO TRIBUTÁRIA
 Tributo foi criado por lei, sendo uma obrigação imposta aos indivíduos, que tem o dever de entregar parte de suas rendas e patrimônios para o desenvolvimento e manutenção e desenvolvimento do Estado, o mesmo tem que ser pago em dinheiro. Os tributos são divididos em cinco espécies:
· Impostos: São aqueles que incidem sobre o patrimônio, a renda ou sobre o consumo e servem para financiar serviços como: educação, segurança etc.
· Sobre o consumo: IPI, ICMS, PIS, COFINS, ISSQN, calculados a cada item vendido.
· Sobre a renda: IR, IRRF.
· Sobre o patrimônio: IPVA, IPTU.
· Taxas: É um valor cobrado pela prestação de um serviço público, municipal, federal ou estadual. Como exemplo: exercício do poder da polícia, taxa de limpeza pública, taxa de licenciamento de veículos etc.
· Contribuição de Melhoria: É um tipo de melhoria que resulta em benefícios ao contribuinte, como por exemplo: asfaltamento de uma rua, o valor de um imóvel aumenta por conta da melhoria, isso gera um benefício ao cidadão.
· Empréstimos Compulsório: Promove financiamentos de despesas extraordinárias ou urgentes do Estado, quando o interesse nacional esteja presente.
· Contribuições Parafiscais: São tributos instituídos para promover o financiamento de atividades públicas, ou seja, sua essência pode ser encontrada no destino dado, pela lei, ao que foi arrecadado.
 Por muitas vezes a carga tributária no Brasil pelas altas taxas elevadas impede muitos negócios se regularizarem perante as leis, o grande problema é que o nosso país gasta muito mas que arrecada, o ideal seria reduzir essa proporção, de forma que a carga tributária brasileira fosse menor do que os atuais sobre o PIB.
2.3 ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
 Conhecidas também como demonstrações financeiras, as estruturas das demonstrações contábeis, serve para avaliar a situação financeira e econômica de uma empresa, e ajudar os gestores nas tomadas de decisões.
 Como exemplo na imagem a seguir, um balanço patrimonial de uma empresa e sua estrutura:
- Ativo: Faz parte das contas patrimoniais e compreende o conjunto de bens e direitos da organização, possuindo valores econômicos e podendo ser convertido em dinheiro. É a parte positiva da posição patrimonial e identifica onde os recursos 
foram aplicados.
As contas do ativo são classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez (de acordo com a rapidez com que podem ser convertidas em dinheiro. O ativo se divide em duas partes: ativo circulante e ativo não circulante.
· Ativo Circulante: É tudo que será transformado em dinheiro rapidamente, são contas que estão em constante circulação e movimento, neste grupo são registrados os bens e direitos que a empresa consegue realizar em dinheiro até o final do exercício seguinte, a curto prazo.
· Ativo Não Circulante: É um grupo que inclui todos os bens de permanência duradoura, destinados ao empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade.
- Passivo: São as obrigações ou a parte negativa de seu patrimônio, identifica a origem dos recursos aplicados, as contas representam os recursos de terceiros que foram usados e são classificados segundo a ordem decrescente de exigibilidade, ou seja, de acordo com o seu vencimento, através do curto e longo prazo.
O passivo é uma obrigação exigível, quando a dívida vencer, será exigida a liquidação dela, os passivos são divididos em passivo circulante e passivo não circulante.
· Passivo Circulante: Neste grupo, são classificadas as contas que representam obrigações da empresa para com terceiros no curso do exercício seguinte.
· Passivo Não Circulante: Neste grupo, são escrituradas as obrigações da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante, quando vencerem após o exercício seguinte.
- Definição de Patrimônio Líquido: O patrimônio líquido faz referências as contas que apontam o valor contábil de uma entidade, leva em consideração o capital social, lucros acumulados, fluxo de caixa, entre outros, ou seja, é o resultado da diferença entre os valores do ativo e do passivo de uma entidade.
- Definição de Receitas e Despesas: 
· Receita: São todos os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços, porém nem todos são oriundos de vendas ou prestações de serviços como aluguéis por exemplo. Já a receita pública é o montante total em dinheiro recolhido pelo tesouro nacional, incorporado ao patrimônio do estado, que serve para custear as despesas públicas e as necessidades de investimentos públicos. As receitas provocam um aumento do patrimônio líquido (PL).
· Despesas: É todo o gasto de caráter geral, relacionado com a administração e vendas, como por exemplo juros e multas, a diferença entre despesa e custo é que a despesa não pode ser diretamente relacionada com o produto final, ela representa uma diminuição do ativo e aumento do passivo.
As despesas podem ser dívidas em antecipadas e não operacionais, as antecipadas são pagas antecipadamente e serão consideradas como despesas no decorrer do exercício seguinte, como seguros a vencer. Já as despesas não operacionais são aquelas decorrentesde transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituem o objeto da empresa.
Enfim, a comparação entre receitas e despesas ocorre na apuração do resultado do exercício, que é o saldo do confronto entre elas, depois de um ciclo de operações em uma empresa, se o resultado for positivo a empresa teve lucro, se o resultado for negativo a empresa teve prejuízo.
3 CONCLUSÃO
Durante a realização do trabalho concluímos que o processo de abertura de empresas, depende do tipo de atividade do negócio e do número de sócios, além de ser composto por várias etapas perante as três da administração pública: federal, estadual e municipal. Conseguimos indicar cada documento a ser utilizado e seu órgão de registro e o passo a passo de tudo que envolve as pessoas jurídicas.
Consequentemente, a carga tributária também está inclusa, pois cada tipo de empresa tem que arcar com os tributos e impostos que incidirão na atividade da empresa.
Também foi vista a gestão financeira e o controle financeiro e sua suma importância, apresentamos modelos de controle de caixa, retratando as entradas e saídas e destacamos a importância de uma boa gestão para auxiliar os administradores na tomada de decisão, mostramos também a estrutura do balanço patrimonial, assim como suas características.
Enfim, abrir um empreendimento no nosso país não é algo fácil e simples, pelo contrário, é um processo demorado e burocrático, exige normas e temos que seguir várias etapas, mas tudo isso é importante para fluir e a viabilizar os lucros da empresa.
REFERÊNCIAS
EMPREENDER ENDEAVOR. Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto. Editora Elsevier, 2005. Acesso em: 10 de Junho de 2020.
FARAH, O. E., CAVALCANTI, M, e MARCONDES, L. P. Empreendedorismo Estratégico. São Paulo: Cengage Learning, 2008. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Cinco_For%C3%A7as_de_Porter.png, Acesso em: 10 de Junho de 2020.
MACHADO, H.V. Causas de Mortalidade de Pequenas Empresas, Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2007.
MIRSHAWKA, V. Empreender é a solução. São Paulo: DVS Editora, 2004. Portal do Markentig. Disponível em: <http://www.portaldomarkentig.com.br/images/4ps.jpg>. Acesso em: 10 de Junho de 2020.
NOBREGA, João Luiz. Reforma Tributária: do que as empresas precisam. Revista Brazilian Business. Ed. Fev/2006, pág. 27. Disponível em: <https://www.nobregaempresarial.com.br>. Acesso em: 10 de Junho de 2020.
BORGES, Humberto Bonavides. Contabilidade tributária. São Paulo: Atlas, 1999.
BARCELLOS, Silvia Helena Moreira Franco Starting Luiz. Efeitos da tributação sobre organização e localização de firmas no setor de serviços. Dissertação (Mestrado). Política Universidade Católica do Rio de Janeiro: Departamento de Economia. Rio de Janeiro, 2004. Acesso em: 10 de Junho de 2020.
CAMILLUS, J. Shifting the strategic management paradigm. European Management Journal, v.15, n.1, pp. 1-7, February, 1997. Demonstrações padronizadas 2005. CVM, 2005. Acesso em: 10 de Junho de 2020.
PIRES, Adilson Rodrigues. Manual do Direito Tributário. Rio de Janeiro: Forense, 1993. Acesso em: 10 de Junho de 2020.
POHLMANN, Marcelo Coleto; IUDÍCIBUS, Sérgio de. Tributação e Política Tributária: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Atlas, 2006. Acesso em: 10 de Junho de 2020.
SRF, Secretaria da Receita Federal (SRF). Demonstrativos dos Gastos Governamentais Indiretos de Natureza Tributária (Gastos Tributários). Disponível em: <https://www.receita.fazenda.gov.br>. Acesso em: 10 de Junho de 2020.
SRF, Secretaria da Receita Federal (SRF). Estudos Tributários n° 15: carga tributária no Brasil. Disponível em: <https://www.receita.fazenda.gov.br>. Acesso em: 10 de Junho de 2020.
bacharelado em ciências contábeis 5º semestre
seminário interdiciplinar V
haydee tatiane de freitas lima barbosa (21094825)
“IMPLANTAÇÃO DE UMA EMPRESA COMERCIAL: ASPECTOS TRIBUTÁRIOS, ADMINISTRATIVOS E CONTÁBEIS”
Barcarena
2020
haydee tatiane de freitas lima barbosa (21094825)
“IMPLANTAÇÃO DE UMA EMPRESA COMERCIAL: ASPECTOS TRIBUTÁRIOS, ADMINISTRATIVOS E CONTÁBEIS”
Trabalho de apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Estrutura das Demonstrações Contábeis, Contabilidade Comercial, Contabilidade Fiscal e Planejamento, Legislação Tributária, Práticas Contábeis I e Seminário Interdisciplinar V.
Orientadores: Profª Merili Fernandes da Costa Zilli e Profª Iomarina.
Barcarena
2020

Continue navegando