Buscar

sociedade limitada

Prévia do material em texto

Aluna: Maira Raquel Cardoso Silva 7° B
1- Na sociedade limitada, desde que estabelecida em contrato, admite-se a exclusão de um sócio pela quebra do affectio societatis? Fundamente sua resposta.
Correto, a previsão contratual apta a ensejar a exclusão do sócio diz respeito à "justa causa" e não à "quebra da affectio societatis." A redação do art. 1.085, caput, CC é bastante clara a esse respeito: "Ressalvado o disposto no art. 1.030, quando a maioria dos sócios, representativa de mais da metade do capital social, entender que um ou mais sócios estão pondo em risco a continuidade da empresa, em virtude de atos de inegável gravidade, poderá excluí-los da sociedade, mediante alteração do contrato social, desde que prevista neste a exclusão por justa causa. Assim, ainda que verificada na sociedade a prática, por parte do sócio minoritário, de atos de inegável gravidade que possam comprometer a continuidade da empresa, não há como excluí-lo da sociedade se não houver previsão contratual nesse sentido.
2- À luz da legislação e da doutrina pertinentes às sociedades empresárias,
Para que se efetive a exclusão do sócio remisso no âmbito das sociedades limitadas, é imprescindível que tal hipótese conste do contrato social? Fundamente sua resposta.
Conforme leciona o professor Fábio Ulhôa Coelho, o sócio remisso é aquele que não cumpre com a sua obrigação de contribuir para a formação do capital social, podendo até mesmo chegar a ser excluído da sociedade. No Código Civil, essa obrigação e a respectiva sanção pelo descumprimento estão previstas no art. 1.004, ex vi : Art. 1.004. Os sócios são obrigados, na forma e prazo previstos, às contribuições estabelecidas no contrato social, e aquele que deixar de fazê-lo, nos trinta dias seguintes ao da notificação pela sociedade, responderá perante esta pelo dano emergente da mora. Parágrafo único. Verificada a mora, poderá a maioria dos demais sócios preferir, à indenização, a exclusão do sócio remisso, ou reduzir-lhe a quota ao montante já realizado, aplicando-se, em ambos os casos, o disposto no 1o do art. 1.031.

Continue navegando