Buscar

PCC Aspectos antropologicos da educação Nota 8

Prévia do material em texto

Estácio de Sá - Campus interlagos 
Disciplina: Aspectos Antropológicos e Sociológicos da educação
Professora: 
Curso: Pedagogia
Índice
· Objetivos
· Introdução Teórica
· Procedimentos Metodológicos
· Resultados e Conclusão
· Referências Bibliográficas
 Objetivos: 
O relatório tem como objetivo principal, estabelecer relações com aspectos sociais e culturais no que se refere a comunidade escolar e seu entorno, reconhecendo sua influência e visibilidade diante das questões pedagógicas estabelecidas na instituição.
 Introdução Teórica:
A desigualdade no Brasil descende desde o processo de colonização, no qual, portugueses teve fonte de lucro primordial no trabalho escravo, visto que, se achavam superiores e tinham o direito de explorar, escravizar, converter os índios entre outros.
 Hoje, século XXI o Brasil é o sétimo país mais desigual do mundo, segundo o último relatório divulgado da Pnud – Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento.
"A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento - que baliza a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela"
— Émile Durkheim
Durkheim acreditava que a educação era, formar alunos, não só para o desenvolvimento individual, mas cidadãos para viverem em sociedade. 
Por meio de observação, pesquisa e muito diálogo com os envolvidos, podemos esclarecer e visualizar aspectos socialmente constituídos e culturalmente abordados na prática escolar na pesquisa a seguir.
 Procedimentos Metodológicos:
A pesquisa apresentada aconteceu na EMEB Santo Dias da Silva, conforme decreto 3041 de 20/12/2010, artigo 9º, inciso 8º do Estatuto.
Endereço: Rua 26 de abril, 301 – Jardim Canhema – Diadema – SP
Com atendimento nos períodos da manhã e tarde de crianças de Educação Infantil Parcial e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período da noite.
De acordo com o Projeto Político Pedagógico da escola de pesquisa:
“...a proposta educacional da nossa escola tem como núcleo fundamental princípios norteadores para a construção de cidadãos que possam integrar-se no mundo para viver com dignidade e liberdade, convivendo em um meio que lhe permita possibilidades de igualdade. Os princípios norteadores da nossa proposta educacional deverão conter: a igualdade de acesso, a qualidade social, a gestão democrática, a liberdade e a valorização dos profissionais da educação, inclusão e o respeito à diversidade”. (PPP. pag.5)
Diante disso, busca – se estabelecer a forma como esses ideais se materializam no dia a dia da escola e como envolve a comunidade direta e indiretamente ligada a instituição.
O trabalho de pesquisa de campo se deu na própria instituição escolar, com observações diárias das aulas, em todos os momentos da rotina pedagógica e institucional.
Outro instrumento usado foi a leitura e análise dos documentos oficiais que se encontram na própria escola, como o Projeto Político Pedagógico, normativas descritas e compartilhadas com as famílias dos alunos e livro ATA com registros das reuniões pedagógicas e de conselhos.
Outro instrumento usado no processo de captação de informações foi o diálogo, tanto com os funcionários como com os pais e comunidade, acompanhando presencialmente os momentos de entrada e saída dos alunos, tanto da educação infantil como da Educação de Jovens e Adultos.
Todas as informações coletadas no decorrer do processo foram registradas e posteriormente consultadas para fins de reflexão acerca do tema abordado.
Resultados e Conclusão:
O processo de pesquisa trouxe a luz aspectos muito relevantes sobre a escola e seu papel diante de questões culturais e sociais que envolvem todo o processo educacional.
 Com base no PPP da escola, podemos constatar que a atividade econômica do entorno da escola, consta dos comércios variados, agência bancária, correio e pequenas empresas dos mais variados ramos de atividades. As moradias são em grande parte inacabadas, originadas de núcleos habitacionais que foram se desenvolvendo até formarem pequenas vilas. De acordo com o censo demográfico os bairros do Canhema são os que têm maior índice de habitante por domicílio.
No final de 2002 a comunidade local conquistou um espaço de reivindicação antiga com a inauguração do Parque da SANED com brinquedos e uma pista para caminhada com equipamento de ginástica.
Entre os dados coletados por meio de pesquisas individuais pela escola e com registro no PPP é possível destacar que:
Trata-se de uma comunidade carente, muitas pessoas estão desempregadas ou trabalhando na economia informal. Muitas mulheres são arrimo de família e existe um grande número de mulheres exercendo a função de donas de casa.
Quanto às instituições de atendimento ao público no bairro temos:
•	 Esporte: Um poliesportivo
•	 Cultura: Centro Cultural Canhema, Casa do Hip Hop e Biblioteca Pública.
•	 Saúde: UBS Jd. Canhema, Hospital Infantil (bairro vizinho) e Santa Casa de Misericórdia com atendimento médico, fisioterapia, psiquiatria, odontologia e creche.
•	 Educação – Quatro Escolas Estaduais: duas (1ª a 4ª) e duas (5ª ao ensino médio), a creche Lar do Alvorecer, creche Santa Casa, creche Perseu e creche Espaço Solidário III e a Escola Técnica SENAI.
A escola tem como parceiros: Centro Cultural Canhema onde os alunos são levados para assistir peças de teatro e apresentações culturais e a UBS Canhema que atua em atendimentos e ou encaminhamentos às crianças e funcionários.
Os profissionais de saúde que trabalham nessa UBS, também atuam na escola com palestras de orientações em reuniões de pais, ou mesmo no atendimento direto aos alunos, com orientações didáticas sobre cuidados bucais ou outras questões relacionadas a saúde e higiene, tanto para todos os segmentos atendidos pela escola, ou seja, crianças no período diurno e adultos no período noturno.
Segundo os profissionais da escola e os registros de atas de reuniões os pais são bastante participativos, comparecem em grande número em todos os eventos promovidos e são ativos na tomada de decisões junto ao conselho escolar.
Buscam junto a direção formas de resolver as necessidades da escola, procurando muitas vezes órgãos governamentais para arrecadar serviços e materiais necessários para o bom atendimento dos alunos.
A gestão da escola, junto aos professores, promove para os pais e alunos, diferentes formações e palestras sobre questões diversas referentes as crianças atendidas, geralmente usando os dias agendados com antecedência para reuniões de classe, sendo um momento coletivo que antecede ao atendimento dos pais nas salas especificas de seus filhos, ou no caso dos adultos, no período regular de aula.
A escola funciona como uma referência no bairro, não tem histórico de invasões ou desrespeito ao patrimônio.
Por atender todos os anos do ensino fundamental no período da noite, muitos alunos da EJA possuem filhos ou parentes próximos que estudam na educação infantil, o que favorece os vínculos da instituição com a comunidade do entorno. Com isso, festas e eventos promovidos pela escola se tornam eventos sociais de grande importância para todos os envolvidos.
Referências Bibliográficas:
Projeto Político Pedagógico da EMEB. Santo Dias da Silva.
https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2020/02/20/por-que-brasil-e-o-setimo-pais-mais-desigual-do-mundo.htm
https://novaescola.org.br/conteudo/456/criador-sociologia-educacao
Livro didático da disciplina Aspectos antropológicos e sociológicos da educação

Continue navegando