Buscar

Documento prova historia 1

Prévia do material em texto

Metodologia e Conteúdos Básicos de História (SOC13)
Avaliação:
Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:513505) ( peso.:1,50)
Prova Objetiva:
19079389
1.	A cultura possui diversas representações históricas que nos auxiliam a compreender a construção histórica da nação brasileira. Por isso, aprender a utilizar esse conhecimento em benefício do ser humano é o que dá sentido à História que se ensina. Assim sendo, sobre a escola, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Deixa de ser um espaço de experiências do mundo em que se vive.
( ) Busca que o educando pratique essa consciência em favor de um mundo mais humanizado.
( ) Possibilita ao indivíduo ser construtor de sua própria história.
( ) Dá subsídios para que se conheça o processo de representação e aprenda a utilizar esse conhecimento em benefício do ser humano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - V - V - F.
	b) F - V - V - V.
	c) F - V - F - V.
	d) V - F - F - V.
 
 
2.	O trabalho com conceitos no ensino deve ter como referência a concepção de História com que se trabalha e que servirá de orientação para o tratamento metodológico dos conteúdos. Além disso, é preciso levar em consideração os objetivos que se pretendem alcançar, os interesses dos alunos e a inserção destes e do professor na realidade em que vivem. Nessa perspectiva, o professor pode empregar alguns critérios norteadores na primeira seleção de conceitos para serem trabalhados no ensino de História, como:
I- Selecionar uma quantidade pequena de conceitos extraídos do conteúdo a ser ensinado e
do material didático utilizado.
II- Escolher conceitos que possuem caráter o mais individual possível para poderem ser usados em circunstâncias e contextos históricos diversos.
III- Valer-se de tratamento didático que facilite a aprendizagem do aluno, pois conceitos
históricos são de difícil apreensão.
Agora, assinale a alternativa CORRETA.
	a) Somente a sentença I está correta.
	b) Somente a sentença III está correta.
	c) Somente as sentenças I e II estão corretas.
	d) Todas as sentenças estão corretas.
 
 
3.	No período Contemporâneo, os historiadores passam a perceber que a Europa já não poderia mais ser vista como o centro do mundo, assim eles afirmam que é necessário olhar os outros povos, as outras partes do globo terrestre. Frente a isso, sobre a visão que os historiadores passaram a ter a partir desta mudança de foco, analise a seguintes sentenças:
I- Os historiadores passam a verificar que a História precisa ser observada a partir do mundo ocidental, isso na metade do século XIX.
II- No período Contemporâneo passa-se a ter influência dos historiadores na visão materialista e na visão histórica das civilizações.
III- No período Contemporâneo, em meados de 1970, o ensino de História passa a ter a influência das tendências marxistas.
IV- Neste período, o materialismo histórico deixou de ser utilizado, abrindo mão da elaboração de diversos materiais didáticos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Somente a sentença III está correta.
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	c) As sentenças II e III estão corretas.
	d) As sentenças I e IV estão corretas.
 
 
4.	Os novos paradigmas englobam e transcendem a história, a antropologia, a sociologia e a própria psicologia resultando em uma perspectiva que define a criança como ser competente para interagir e produzir cultura no meio em que se encontra. Essa perspectiva é hoje um consenso entre estudiosos da Educação Infantil. A interação não é uma interação genérica. Trata-se de interação social, um processo que se dá a partir e por meio de indivíduos com modos histórica e culturalmente determinados de agir, pensar e sentir, sendo inviável dissociar as dimensões cognitivas e afetivas dessas interações e os planos psíquico e fisiológico do desenvolvimento decorrente. Nessa perspectiva, a interação social torna-se o espaço de constituição e desenvolvimento da consciência do ser humano desde que nasce. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- Assim o desenvolvimento da identidade e da autonomia estão intimamente relacionados com os processos de socialização. Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos, contribuindo para o reconhecimento do outro e da constatação das diferenças entre as pessoas, que sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si próprias.
PORQUE 
II- Isso pode ocorrer nas instituições de Educação Infantil que se constituem, por excelência, em espaços de socialização, pois propiciam o contato e o confronto com adultos e crianças de várias origens socioculturais, de diferentes religiões, etnias, costumes, hábitos e valores, fazendo dessa diversidade um campo privilegiado da experiência educativa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica - Brasília. DF Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol1.pdf Acesso em : 8 jul. 2018.
	a) A primeira é uma proposição verdadeira , e a segunda é falsa.
	b) As duas asserções são proposições falsas.
	c) As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	d) A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.
 
 
5.	Ao falarmos de cultura e sociedade, estamos nos retratando ao que muitos consideram ser superior uma das outras (sociedade e cultura). Isso é algo que não podemos considerar como verdadeiro, pois tanto sociedade como cultura possuem suas diferenças, mas não são superiores umas das outras. Analise as sentenças a seguir:
I- Nenhuma cultura e sociedade é superior uma da outra por que todas as sociedades produzem sua cultura.
II- As sociedades, por mais singelas que possam ser, produzem cultura, sendo ela rica de formas e simbologia.
III- A cultura e a sociedade são determinadas pela homogeneidade, dando assim uma visão mais determinista em seus aspectos.
IV- A cultura dentro das sociedades possui uma realidade estanque, determinando como verdadeiro somente sua forma de pensar e agir.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	b) Somente a sentença I está correta.
	c) As sentenças II e IV estão corretas.
	d) As sentenças III e IV estão corretas.
 
 
6.	A história se coloca hoje em dia cada vez mais próxima às outras áreas do conhecimento que estudam o homem, procurando explicar a dimensão que o homem tem em sociedade. Cada uma dessas áreas tem seu enfoque específico. Sobre essas áreas e seu enfoque, relacione as colunas: 
I- Economia.
II- Geografia.
III- Antropologia.
IV- Sociologia.
V- Arqueologia.
( ) É a ciência que estuda a evolução biológica e cultural do homem.
( ) É responsável pelo estudo dos vestígios materiais deixados por povos do passado.
( ) É a ciência que estuda como as pessoas produzem, distribuem e utilizam os elementos materiais.
( ) É a ciência que estuda a relação do homem com o meio em que vive.
( ) É a ciência que estuda as relações e o modo de vida em diferentes grupos e épocas, buscando caracterizar as particularidades de cada sociedade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) A sequência correta é: IV - III - I - V - II.
	b) A sequência correta é: V - III - II - IV - I.
	c) A sequência correta é: I - III - V - II - IV.
	d) A sequência correta é: III - V - I - II - IV.
 
 
7.	Quando tratamos do termo cultura, estamos falando das práticas e da vida em sociedade em determinado tempo e espaço. A cultura é algo heterogêneo, o que difere uma sociedade de outra. Analise as seguintes sentenças:
I- A cultura pode ser entendida como as leis, as linguagens e as regras morais adotadas por determinada sociedade.
II- A cultura é um elemento dispensável na construção de uma sociedade e dos padrões de comportamento do homem.
III- A cultura segue um determinadocaminho, desqualificando a maneira de agir, pensar e viver dos demais povos.
IV- A cultura busca apresentar a identidade própria de um povo, para poder deixar sua marca na caminhada histórica.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) Somente a sentença IV está correta.
	b) As sentenças II e IV estão corretas.
	c) As sentenças I e IV estão corretas.
	d) As sentenças I e III estão corretas.
 
 
8.	Várias são as teorias relacionadas com a chegada do homem aos diversos espaços da superfície terrestre. A teoria mais difundida nos meios científicos, com relação à chegada do homem à América, diz respeito à teoria do Estreito de Bering. De acordo com essa teoria, como o homem chegou à América?
	a) Em determinado período, o homem foi levado a se deslocar da África para o continente americano, levado pelo impulso de conquistar novas terras.
	b) Em um determinado período, o nível do mar teria baixado consideravelmente em função de uma glaciação, possibilitando a passagem de grupos caçadores pelo norte dos continentes asiático e americano.
	c) Em um determinado período, o homem teria atravessado o oceano Atlântico e chegado à América Central.
	d) O gênero homo teria chegado ao continente americano viajando pelas ilhas do Oceano Pacífico.
 
 
9.	No desenvolvimento da História no Período Moderno, podemos determinar muitas mudanças, que foram positivas para a formação cultural e social da sociedade. O Renascimento faz parte deste período e possuía diversas preocupações. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No Renascimento foi dado valor essencial ao que já havia sido construído anteriormente pelos povos medievais.
( ) No Renascimento, dá-se ênfase aos valores, à arte, à investigação científica da antiguidade greco-romana.
( ) No Renascimento são abandonados todos os conhecimentos relativos aos textos antigos, a coleção de moedas.
( ) No Renascimento, nasce o estudo das datas, as inscrições, os selos, as linhagens familiares, os escritos antigos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - F - V - F.
	b) F - V - V - V.
	c) V - V - F - F.
	d) F - F - V - F.
 
 
10.	O método de ensino de História empregado nos livros didáticos no século XIX caracterizava-se pela memorização. Nesta época, aprender História significava decorar todos os fatos e nomes ocorridos naquele momento histórico e que estavam no livro. Sobre como os conteúdos eram organizados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os conteúdos eram organizados através de textos críticos e atividades que deveriam ser analisadas pelo aluno e pelo professor.
( ) Os conteúdos eram trabalhados através de textos e as atividades eram apresentadas como pergunta e resposta.
( ) Os conteúdos eram organizados em textos e atividades estruturados como resumos a serem realizados pelos alunos.
( ) Os conteúdos deveriam ser decorados pelos alunos e oralmente ou por escrito seriam cobrados pelo professor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - F - V - F.
	b) F - V - F - V.
	c) F - F - V - V.
	d) V - F - F - V.

Continue navegando