Buscar

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL - AULA 4

Prévia do material em texto

1.
		Leia e observe o quadrinho. Muitas pesquisas apontam que o padrão alimentar da população brasileira mudou nos últimos 30 anos. A população deixou de consumir ou diminuiu o uso de alguns alimentos e incorporou novos hábitos alimentares. Porém destaca-se que, nesse período, houve uma evolução sobre os conhecimentos da nutrição, sendo impulsionada pela Educação Alimentar e Nutricional (EAN). No entanto, a mídia tem influenciado nas escolhas alimentares da população. Sobre a influência da EAN e da mídia nos hábitos alimentares atuais, avalie as alternativas a seguir:
I. A televisão é o meio mais poderoso para a formação do hábito de consumo. Diariamente a população é bombardeada por comerciais que buscam despertar estímulos de consumo, o que ocorre facilmente com os comerciais de alimentos;
II. O ato de comer, além de satisfazer as necessidades biológicas é também fonte de prazer, de socialização e de expressão cultural. As características dos modos de vida contemporâneos influenciam, significativamente, o comportamento alimentar, com oferta ampla de opções de alimentos e preparações alimentares, além do apelo midiático, da influência do marketing e da tecnologia de alimentos;
III. A Educação Alimentar e Nutricional pode favorecer os bons hábitos alimentares e no Brasil, o Marco de EAN, pode auxiliar no processo de implantação e valorização das ações educativas por meio do estímulo à EAN em escolas, no setor saúde e na comunidade;
IV.  A publicidade de alimentos não pode ser considerada uma influência no processo de Transição Nutricional, uma vez que o poder de decisão sobre as escolhas alimentares é exercido pelo consumidor e não sofre influência da mídia.
	
	
	
	I e IV, apenas
	
	
	  I, II e III, apenas
	
	
	I, II e IV, apenas
	
	
	I e II, apenas
	
	
	I, II, III e IV
	
Explicação:
A alternativa está incorreta pois a publicidade de alimentos pode ser considerada uma influência no processo de Transição Nutricional, uma vez que o poder de decisão sobre as escolhas alimentares é exercido pelo consumidor e sofre influência da mídia.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Segundo  Kotler e Armstrong (2007), "marketing é um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca de produtos e valor com os outros". Em se tratando de estratégias de marketing, uma das orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira (BRASIL, 2014) é que:
	
	
	
	As pessoas sigam as estratégias publicitárias sobre alimentos, pois a função essencial da publicidade é, além de, aumentar a venda de produtos, informar e educar as pessoas.
	
	
	As pessoas aumentem o consumo de alimentos ultraprocessados porque possuem qualidade nutricional superior quando comparados aos demais.
	
	
	As pessoas sejam críticas com as propagandas sobre alimentos que possuem somente o objetivo de vender o produto, referindo-se às estratégias de marketing para alcançar o público em geral.
	
	
	As pessoas sigam as orientações fornecidas através das propagandas sobre alimentos transmitidas na televisão, principalmente as que se referem a produtos ultraprocessados comercializados nas redes de fast food, como biscoitos, salgadinhos, cereais matinais, bolos, refrigerantes, balas, refrescos em pó, sucos adoçados e outras guloseimas.
 
	
	
	As pessoas aumentem o consumo de alimentos consumidos por celebridades, referindo-se às estratégias de marketing para alcançar o público em geral.
	
Explicação:
O Guia Alimentar para a População Brasileira orienta que as pessoas sejam críticas com as propagandas sobre alimentos que possuem somente o objetivo de vender o produto, referindo-se às estratégias de marketing para alcançar o público em geral. Que as pessoas aumentem o consumo de alimentos in natura e minimamente processados.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Para Kotler e Armstrong (2007), ¿Marketing é um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca de produtos e valor com os outros¿. Silva (2014), fala do conceito do composto de marketing, ou os 4ps:
	
	
	
	a praça ou ponto de distribuição (é o produto ou serviço a ser trocado), o preço (que será um dos diferenciais competitivos do mesmo), produto (local ou região onde o produto e serviço será entregue) e a promoção (que envolvem as atividades relacionadas à comunicação deste produto ou serviço).
	
	
	propaganda (é o produto ou serviço a ser trocado), o preço (que será um dos diferenciais competitivos do mesmo), a praça ou ponto de distribuição (local ou região onde o produto e serviço será entregue) e a promoção (que envolvem as atividades relacionadas à comunicação deste produto ou serviço).
	
	
	produto (é o produto ou serviço a ser trocado), o marketing (que será um dos diferenciais competitivos do mesmo), a praça ou ponto de distribuição (local ou região onde o produto e serviço será entregue) e a promoção (que envolvem as atividades relacionadas à comunicação deste produto ou serviço).
	
	
	produto (é o produto ou serviço a ser trocado), o preço (que será um dos diferenciais competitivos do mesmo), a praça ou ponto de distribuição (local ou região onde o produto e serviço será entregue) e a promoção (que envolvem as atividades relacionadas à comunicação deste produto ou serviço).
	
	
	produto (que será um dos diferenciais competitivos do mesmo), o preço (é o produto ou serviço a ser trocado), a praça ou ponto de distribuição (local ou região onde o produto e serviço será entregue) e a promoção (que envolvem as atividades relacionadas à comunicação deste produto ou serviço).
	
Explicação:
Produto (é o produto ou serviço a ser trocado), o preço (que será um dos diferenciais competitivos do mesmo), a praça ou ponto de distribuição (local ou região onde o produto e serviço será entregue) e a promoção (que envolvem as atividades relacionadas à comunicação deste produto ou serviço).
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Dentre os conhecimentos sobre alimentação e nutrição difundidos na mídia, muitos podem servir como uma (des)informação quando envolvem os modismos alimentares, COM EXCEÇÃO DE:
	
	
	
	Crenças exageradas de que determinados alimentos ou nutrientes podem promover perda de peso rápida.
	
	
	Valorização do alimento levando em conta outros atributos, como sabor e prazer, indo muito além da sua função biológica e orgânica.
	
	
	Alegações mal direcionadas, as quais podem induzir o consumidor a uma interpretação errada quanto aos benefícios de um produto.
	
	
	Fraude em saúde, como um produto que possui seus benefícios comprovados.
	
	
	Crenças exageradas de que determinados alimentos ou nutrientes podem curar doenças e conferir benefícios específicos.
 
	
Explicação:
Na Nutrição Comportamental dá-se valor ao alimento levando em conta outros atributos, como sabor e prazer, indo muito além da sua função biológica e orgânica. Portanto, a publicidade deve vincular informações que envolvam a alimentação dentro do contexto social do indivíduo, e não somente o alimento como um nutriente isolado.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Na Nutrição Comportamental atribui-se valor ao alimento levando em conta outros atributos, como sabor e prazer, indo muito além da sua função biológica e orgânica. Portanto, a publicidade deve veincular informações que envolvam a alimentação dentro do contexto social do indivíduo, e não somente o alimento como um nutriente isolado. O nutricionista é responsável pela imagem que propaga e não deve promover a dicotomia, o preconceito e o estereótipo de peso e dieta. Na visão da Nutrição Comportamental quais imagens estão associadas a dieta e restrição:
	
	
	
	Indivíduos de diferentes tamanhos e formas
	
	
	Pessoas fazendo atividade física e se divertindo
	
	
	Balança, fita métrica, frutas, receitas sem açúcar e sem glúten
	
	
	Refeições e preparações culinárias de diferentes culturas e povos
	
	
	Pessoas preparando receitas com ingredientesdiversos
	
Explicação:
Balança, fita métrica, frutas, receitas sem açúcar e sem glúten, pois acabam promovendo a dicotomia, o preconceito e o estereótipo de peso e dieta.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A nutrição comportamental considera os aspectos emocionais, fisiológicos e sociais da alimentação. A mudança do comportamento alimentar proposta pelo método envolve algumas estratégias/técnicas, COM EXCEÇÃO DE:
	
	
	
	Técnicas do comer intuitivo.
	
	
	Terapia cognitivo-comportamental.
	
	
	Entrevista motivacional.
	
	
	Táticas para comer com atenção plena.
	
	
	Técnicas do comer compulsivo.
	
Explicação:
A nutrição comportamental considera os aspectos emocionais, fisiológicos e sociais da alimentação. A mudança do comportamento alimentar proposta pelo método envolve estratégias de aconselhamento nutricional, técnicas do comer intuitivo, terapia cognitivo-comportamental, entrevista motivacional e táticas para comer com atenção plena. O comer compulsivo faz parte dos transtornos alimentares.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O conceito de nutrição comportamental, como o próprio nome diz, baseia-se no comportamento alimentar humano. O nutricionista deve ter uma visão holística da alimentação e prestar muita atenção na relação das pessoas com os alimentos. Nesse contexto, ao analisar a história da Nutrição Comportamental no Brasil, observou-se que as pessoas que se empenharam no desenvolvimento desse conceito trabalhavam com:
	
	
	
	Celebridades.
	
	
	Atletas.
	
	
	Transtornos alimentares.
	
	
	Estratégias publicitárias.
	
	
	Restaurantes populares.
	
Explicação:
As técnicas utilizadas em transtornos alimentares podem ser muito pertinentes para a população em geral, visto que a nutrição comportamental considera os aspectos emocionais, fisiológicos e sociais da alimentação.

Continue navegando