Buscar

Prova final Discursiva-21-05-2020

Prévia do material em texto

Acadêmico: Priscila dos Santos de Oliveira (2004387)
Disciplina: Educação de Jovens e Adultos (PED13)
Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639117) ( peso.:4,00)
Prova: 18764609
	Por volta dos anos 80, o pesquisador Kolb apresentou estudos sobre a aprendizagem vivencial, a qual considera que o conhecimento resulta de forma mais eficiente se for experienciado pelo aluno. Este estudo passou a ser chamado de Ciclo de Kolb e seus estágios, o "aprender fazendo" de Kolb, subdivididos em quatro estágio, a experiência concreta (EC), observação reflexiva (OR), conceitualização abstrata (CA), e a experimentação ativa (EA). Nesse contexto, descreva cada uma dessas subdivisões que esclarecem o estudo de Kolb sobre a aprendizagem vivencial. 
*Experiência Concreta: Aprendizagem pela Experiência, as pessoas aprendem por estarem envolvidas em uma atividade ou experiência e por se lembrarem de como se sentiram. Esta é a principal maneira que aprendemos e também pode servir como uma base de todas as outras etapas do ciclo de aprendizagem.*Observação Reflexiva: Aprendizagem pelo processamento usando uma experiência concreta como uma base, o estudante reflete sobre a experiência para possuir mais informações ou para aprofundar mais sua compreensão da experiência.*Conceitualização Abstrata: Apredizagem pela generaliação com base no reflexo de uma grande experiência, o estudante, consciente ou subconsciente, teoriza, classifica ou generaliza sua experiência como um esforço para gerar novas informações. Este estágio (pensante) serve também para organizar o conhecimento e permitindo que os estudantes vejam o “quadro geral ‘’ e identifique regras e padrões. Esta etapa é muito crítica para que os estudantes possam transferir seus conhecimentos de um contexto para outro.*Experimentação Ativa: Aprendizagem pela atuação, o estudante aplica ou testa sua percepção recém-adquirida no mundo real e a aplicação da própria aprendizagem é uma nova experiência, na qual o ciclo começa de novo.
2. Há diferentes terminologias destinadas à Educação de Jovens e Adultos, como foi a "Educação Permanente", que é o termo utilizado por Furter (1983). O termo "Andragogia" foi formulado pelo professor alemão Alexander Kapp, em 1833, "Aprendizagem ao longo da vida" e "Educação Popular". No que concerne à terminologia na educação básica brasileira, o termo em questão é Educação de Jovens e Adultos. Frente às diferentes expressões, descreva o contexto em que cada uma delas está inserida.
FONTE: FURTER, Pierre. Educação e vida. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 1983. 
R: A educação de jovens e adultos é um campo de práticas e reflexão que inevitavelmente transborda os limites da escolarização em sentido estrito. Primeiramente, porque abarca processos formativos diversos, onde podem ser incluídas iniciativas visando a qualificação profissional, o desenvolvimento comunitário, a formação política e um sem número de questões culturais pautadas em outros espaços que não o escolar. 
*A Educação Permanente se destina para quem não teve acesso ao ensino em tempo certo, e segundo Furter (1983), as pesquisas demonstraram ser o adulto o avesso a qualquer esforço educativo.
*Conceito Aprendizagem ao Longo da Vida rompe a distinção tradicional entre educação formal inicial e educação permanente.
* Termo Andragogia remete uma nova ciência vinda da pressão de um contexto social, que obriga a pensar na educação de adultos de um modo especial e bem planejado.
* A Educação de Jovens e Adultos está ligada ás escolas públicas, municipais e particulares ou ao sistema ‘’S’’, absorve pessoas analfabetas ou fora de faixa etária do ensino.

Continue navegando