Buscar

Trabalho de filosofia e ética

Prévia do material em texto

TRABALHO DE FILOSOFIA E ÉTICA
As questões a serem resolvidas estão aqui embaixo. Em cada uma das questões são feitas afirmações diferentes sobre os temas da avaliação. Essas afirmações contêm diversos erros. Vocês devem identificá-los e corrigi-los. Isso pode ser feito apenas reescrevendo as frases sob a forma correta ou comentando livremente quais são seus erros e corrigindo-os.
Questões:
1. Filosofia é um campo de conhecimentos que se caracteriza por seu caráter opinativo e por organizar opiniões em sistemas ou doutrinas. A ideia de 'logos' é, portanto, apenas a ideia de que a Filosofia é um exercício livre e criativo de pensamento.
R. Filosofia é um campo de conhecimento que se caracteriza por ciência e não por opinião, e por organizar conceitos em sistemas e doutrinas. A ideia de “logos” é, portanto, um exercício livre e criativo de pensamentos baseado na razão.
 
2. O mito não foi importante para a cultura grega, tendo sido rejeitado pelas instituições de ensino da polis por não permitir uma compreensão consistente da realidade. Ele só foi importante para o início da Filosofia, que consistiu em uma harmonização entre 'mythos' e 'logos'.
R. O mito foi muito importante para a cultura grega e ainda o é, ainda hoje se recorre ao mito, quando não encontra uma resposta na ciência, tendo sido abandonado pelas instituições de ensino da polis por não permitir uma compreensão consistente da realidade. O mito foi muito importante para o início da Filosofia, mas houve uma ruptura entre “mythos” e “logos”, porém o “mythos” não deixa de existir.
3. A primeira geração de filósofos consistiu na geração pré-socrática, que desenvolveu uma filosofia da 'physis', i.e., da natureza. Seu principal interesse era explicar fenômenos naturais a partir da intervenção divina e reduzir tais fenômenos ao que chamaram 'arkhé', i.e., a fórmulas matemáticas.
R. A primeira geração de filósofos consistiu na geração pré-socrática, que desenvolveu uma filosofia da 'physis', i.e., da natureza. Seu principal interesse era explicar fenômenos naturais a partir da observação dos fenômenos simples, como o nascer e descer do sol, a chuva, orvalho, decomposição dos corpos orgânicos. E ligavam tais fenômenos à intervenção divina esses fenomênos que chamaram 'arkhé', i.e., o princípo das coisas que são os fundamentos da 'physis'.
 4. Sócrates promoveu uma transformação relevante da Filosofia ao rejeitar a sua relação com temas humanos, culturais e práticos. Seu interesse essencialmente contemplativo foi expresso nas tantas obras que ele escreveu para nós e assegurou a ele um bom destino perante a política aristocrática do séc. V a.C.
R. . Sócrates promoveu uma transformação relevante da Filosofia ao considerar a sua relação com temas humanos, culturais e práticos. Seu interesse não era meramente contemplativo, mas no conhece-te a ti mesmo, no autoconhecimento humano, e apesar de Sócrates não deixar nada escrito para nós, tudo que sabemos foi escrito por Platão, seu principal discípulo, ele conseguiu em suas “andanças” despertar o raciocínio em seus ouvintes. Sócrates fazia nascer o conhecimento dentro dos homens, através do discurso, onde se chegava à verdade através da verdade e não apenas baseado na autoridade da narrativa de quem falava. O que consequentemente assegurou a ele um mau destino perante a política democrática do séc. V a.C, foi condenado à morte por envenenamento.
5.Sócrates argumentava a partir de duas técnicas fundamentais: (i) a ironia, que consistia em debochar do adversário e atacá-lo a nível pessoal, para que perdesse o poder de argumentar bem; (ii) e a maiêutica, que consistia em uma arte de introduzir conhecimentos válidos a partir do ensino unilateral, em que Sócrates calava o interlocutor e lhe explicava o assunto sobre o qual discutiam.
 
 R. 5. Sócrates argumentava a partir de duas técnicas fundamentais: (i) a ironia, que consistia em fazer o interlocutor argumentar sobre o assunto, onde Sócrates dava a entender que não sabia nada sobre o tema. E a medida que Sócrates seguia perguntando, o interlocutor descobria que não dominava tal assunto, reconhecendo sua ignorância sobre o tema, era como uma limpeza de “terreno”; (ii) e a maiêutica, que consistia em promover um raciocínio, sobre o terreno limpo, para que o interlocutor chegasse ao conhecimento do assunto sobre o qual discutiam, como num parto, onde as parteiras conduzem o nascimento de uma criança, Sócrates conduzia seus interlocutores à luz do conhecimento.
CURSO DE PSICOLOGIA
ESTÁCIO DE SÁ
Professor: Flávio Vieira Curvello
Aluna: Rosilene Aparecida Vasconcellos Alves (202004108298) 
Geovana Barzano Da Conceição (202003352527)

Continue navegando