A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
AOL 2 - Organização e Legislação da Educação

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Susiane de Carvalho Bueno Dias
Nota finalEnviado: 18/06/20 23:12 (BRT)
10/10
1. Pergunta 1
/1
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no seu artigo 5º, detalha como será o ensino e quem terá direito a ele. Complete a frase abaixo com a informação correta.
O acesso à educação básica obrigatória é direito __________________________, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, e ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo. (BRASIL, 1996)
Ocultar opções de resposta 
1. 
Administrativo
2. 
Público e subjetivo
Resposta correta
3. 
Político
4. 
Civil
5. 
Natural
2. Pergunta 2
/1
O Plano Nacional de Educação, na meta 4, prevê o atendimento escolar aos estudantes com deficiência. Analise e assinale a opção correta em relação a meta 4.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Prevê o atendimento de 15% para a população de 0 a 6 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino, realizando Censo específico.
2. 
Prevê o atendimento universal para a população de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino, realizando Censo específico.
Resposta correta
3. 
Prevê o atendimento de 75% para a população de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino, realizando Censo específico.
4. 
Prevê o atendimento de 95% para a população de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino, realizando Censo específico.
5. 
Prevê o atendimento universal para a população de 0 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino, realizando Censo específico.
3. Pergunta 3
/1
A Lei de Diretrizes e Bases Nacionais (LDB 9394/96) trata a educação básica por etapas de ensino. São consideradas etapas da educação básica:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Ensino médio, educação especial e educação tecnológica 
2. 
Educação Infantil, ensino fundamental e médio
Resposta correta
3. 
Ensino Fundamental e médio
4. 
Ensino superior
5. 
Educação Infantil e ensino fundamental
4. Pergunta 4
/1
Analise as informações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que corresponde às informações corretas: 
( ) I- A avaliação deve ser realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças. Essa avaliação terá caráter classificatório para acesso ao ensino fundamental.
( ) II- A carga horária mínima anual deve ser de 800 (oitocentas) horas, distribuídas por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.
( ) III - Atendimento às crianças de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral.
( ) IV- A matrícula na educação infantil será obrigatória a partir dos 6 (seis ) anos.
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e III está correta
Resposta correta
2. 
Todas estão corretas
3. 
 I, II e III estão corretas
4. 
Apenas a I está correta
5. 
II, III e IV está correta
5. Pergunta 5
/1
De acordo com o artigo 112º do ECA, o estatuto trata de medidas socioeducativas que devem ser aplicadas as crianças e jovens. De acordo com as medidas socioeducativas, associe as colunas referente às características dessas medidas.
imagem_01.JPG
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
III – IV – V – I - II
2. 
II – IV – III - V – I
3. 
II – I – IV - III - V
4. 
V – III - I - VI - II
Resposta correta
5. 
I – III - IV - II – V
6. Pergunta 6
/1
O Plano Nacional de Educação, por meio do artigo 214, aborda que o plano terá a duração de 10 (dez) anos para atingir objetivos em relação a educação. Analise as opções e assinale a alternativa correta:
I) Erradicação do analfabetismo.
II) Assistencialismo para os anos iniciais da educação.
III) Formação de Professores.
IV)Promoção humanística, científica e tecnológica.
V)Formação para o trabalho.
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II estão corretas
2. 
I, III, IV, V estão corretas
Resposta correta
3. 
Apenas a V está correta
4. 
Todas as alternativas estão corretas
5. 
I, II, III estão corretas
7. Pergunta 7
/1
Analise as preposições abaixo:
I – Em 25 de Junho de 2014 a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei 13.005/2014 que aprovou o novo Plano Nacional de Educação que terá vigência até junho de 2024.
II – O Plano Nacional de Educação tem o objetivo de articular o Sistema Nacional de Educação em regime de responsabilidade exclusiva da União que irá definir metas, objetivos e diretrizes para a educação.
Assinale as alternativas corretas sobre as preposições:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I é falsa e II é verdadeira é não se complementam.
2. 
I é falsa e II é verdadeira é se complementam.
3. 
II é falsa e I é verdadeira é não se complementam.
Resposta correta
4. 
I e II são falsas.
5. 
I e II são verdadeiras e se complementam.
8. Pergunta 8
/1
O artigo 3º da LDB considera os direitos que devem ser garantidos na educação. Assinale a alternativa correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Cidadania e dignidade humana
2. 
Qualidade Social e Meritocracia
3. 
Temas transversais
4. 
Igualdade e Equidade
Resposta correta
5. 
Educação formal e informal
9. Pergunta 9
/1
Um dos desafios da educação brasileira e a retenção dos alunos no ambiente escolar, pois muitos alunos por diferentes motivos não sentem motivados a prosseguir seus estudos. Observe as afirmações relacionadas com os motivos pelo qual os alunos não prosseguem seus estudos, assinale V, de verdadeiro, para as ações que a escola pode estimular essa frequência, e F, de falso, para as que não favorecem.
I -  ( ) Oferta de transporte público .
II -  ( ) Oferta de aprendizado tradicional que visa a transmissão de conteúdos.
III - ( ) Oferta de ensino em turnos alterados.
IV - ( ) Oferta de ensino dissociado da realidade do educando.
V - ( ) Oferta de ensino que tenha como ponto de partida o conhecimento prévio.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, F e V
2. 
V, F, F, F e V
3. 
V, F, V, F e V
Resposta correta
4. 
F, F, V, F e V
5. 
V, V, V, F e F
10. Pergunta 10
/1
O Plano Nacional de Educação visa garantir a educação de qualidade para todos e a qualidade da educação está relacionada com a qualificação do professor, sendo assim o Plano Nacional de Educação na meta 16 trata essa preparação. Analise e assinale a opção correta referente a meta 16.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos (as) os (as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.
Resposta correta
2. 
Garantir a universalização de cursos no interior das instituições de ensino para os professores considerando as demandas e contextualizações.
3. 
Formar, em nível de pós-graduação, cinco por cento, até o quinto ano, e cinquenta por cento dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.
4. 
Garantir a 35% dos professores a educação continuada considerando as demandas e contextualizações.
5. 
Formar em nível de graduação cinco por cento, até o quinto ano, e cinquenta por cento dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos formação continuada