terapeutica medicamentosa atividade 4
14 pág.

terapeutica medicamentosa atividade 4


DisciplinaTerapeutica Medicamentosa423 materiais761 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Pergunta 1
1 em 1 pontos
A classe de fármacos conhecida como inibidores da síntese de colesterol produz seus efeitos ao \u201cinibir competitivamente a atividade da enzima HMG-CoA, que limita a velocidade na síntese de colesterol. Isso gera um aumento da expressão do receptor de LDL que eleva a captação de LDL do plasma e, consequentemente, diminui a concentração plasmática de colesterol LDL\u201d (GOLAN et al., 2014, p. 693).
Sabe-se que esses fármacos são essenciais para o tratamento da dislipidemia, visto que reduzir os níveis de LDL no sangue é essencial para o paciente, além da adoção de hábitos saudáveis.
GOLAN, D. E. et al. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. p. 693.
Com relação aos inibidores da síntese de colesterol, marque a alternativa que apresenta um exemplo de fármaco pertencente a essa classe.
Resposta Selecionada:	
Correta 
Rosuvastatina.
Resposta Correta:	
Correta 
Rosuvastatina.
Feedback da resposta:	
Resposta correta. Parabéns! A rosuvastatina é um exemplo de fármaco pertencente à classe das estatinas ou inibidores da síntese de colesterol.
Pergunta 2
0 em 1 pontos
Segundo Golan et al. (2014, p. 1114), diabetes melittus tipo 1 (DM1) \u201cresulta da destruição autoimune das células \u3b2 do pâncreas. Na ausência de células \u3b2, a insulina não é sintetizada nem liberada, e a concentração de insulina circulante aproxima-se de zero\u201d. É por esse motivo que paciente que sofrem com o DM1 têm a necessidade de fazer uso de insulina exógena. Atualmente, existem inúmeros tipos de insulina que diferem quanto a sua duração de ação.
GOLAN, D. E. et al. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. p. 1114.
Com relação aos tipos de insulina existentes, marque a alternativa que apresenta um exemplo de molécula de insulina pertencente ao tipo de ação rápida.
 
Resposta Selecionada:	
Incorreta 
Humana regular.
Resposta Correta:	
Correta 
Lispro.
Feedback da resposta:	
Sua resposta está incorreta. Tente novamente! Para responder corretamente a essa questão, lembre-se de que asparte e glulisina são exemplos de moléculas de insulina que fazem parte da mesma classe.
Pergunta 3
1 em 1 pontos
Uma das classes de fármacos usada para o tratamento da dor exerce suas ações ao \u201cinibir a atividade das enzimas ciclo-oxigenases (COX-1 e COX-2), que são necessárias para a produção de prostaglandinas. Esses fármacos afetam as vias de dor por meio de pelo menos três mecanismos diferentes. Em primeiro lugar, reduzem a síntese de prostaglandinas, o que diminui a hiperalgesia inflamatória e a alodinia. Em segundo lugar, diminuem o recrutamento dos leucócitos e, consequentemente, a produção de mediadores inflamatórios derivados dos leucócitos. Em terceiro lugar, os que conseguem atravessar a barreira hematencefálica impedem a produção de prostaglandinas que atuam como neuromoduladores produtores de dor no corno dorsal da medula espinal\u201d (GOLAN et al., 2014, p. 597).
 
GOLAN, D. E. et al. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. p. 597.
A qual classe de fármacos o trecho menciona?
Resposta Selecionada:	
Correta 
Agentes anti-inflamatórios não esteroides (AINES).
Resposta Correta:	
Correta 
Agentes anti-inflamatórios não esteroides (AINES).
Feedback da resposta:	
Resposta correta. Parabéns! Os agentes anti-inflamatórios não esteroides (AINES) são os fármacos que agem inibindo diretamente a enzima COX, diminuindo a síntese das prostaglandinas e a intensidade do processo inflamatório.
Pergunta 4
1 em 1 pontos
Os anestésicos locais, segundo DeLucia et al. (2014, p. 431), são \u201cfármacos que possuem a propriedade específica de bloquear de forma reversível a condução do influxo nervoso, abolindo a sensibilidade e até a atividade motora. Esses tipos de medicamentos são bases fracas muito pouco solúveis na água, porém muito solúveis nos lipídeos. De modo geral, eles são administrados nas proximidades da área das fibras nervosas a serem bloqueadas. A base livre difunde-se pelo meio extracelular e pelas barreiras lipídicas que envolvem o nervo e com isso atinge a membrana do axônio, onde irá exercer sua atividade\u201d.
DELUCIA, R. et al. Farmacologia integrada: uso racional de medicamentos. 5. ed. Joinville: Clube de Autores, 2014. p. 431.
Com relação aos fármacos anestésicos locais, marque a alternativa que apresenta um fármaco representante dessa classe.
Resposta Selecionada:	
Correta 
Tetracaína.
Resposta Correta:	
Correta 
Tetracaína.
Feedback da resposta:	
Resposta correta. Você acertou! A tetracaína é um exemplo de anestésico local utilizado na prática clínica.
Pergunta 5
0 em 1 pontos
Os fármacos antidepressivos da classe de inibidores da recaptação da noradrenalina apresentam \u201catividade seletiva sobre a recaptação de noradrenalina e possuem também atividade antagonista \u3912-adrenérgica. Eles não apresentam efeitos significativos sobre receptores muscarínicos, histamínicos e \u3911-adrenérgicos\u201d (DELUCIA et al., 2014, p. 313).
DELUCIA, R. et al. Farmacologia integrada: uso racional de medicamentos. 5. ed. Joinville: Clube de Autores, 2014. p. 313.
Com relação aos fármacos da classe de inibidores da recaptação da noradrenalina, analise as substâncias a seguir e selecione a alternativa que apresenta dois fármacos correspondentes a esse grupo.
Resposta Selecionada:	
Incorreta 
Amitriptilina e nortriptilina.
Resposta Correta:	
Correta 
Reboxetina e bupropiona.
Feedback da resposta:	
Sua resposta está incorreta. Tente novamente! Para responder corretamente a essa questão, lembre-se de que esses fármacos apresentam como efeito adverso: taquicardia, disfunção sexual, retenção urinária, insônia, sudorese, constipação intestinal e boca seca.
Pergunta 6
1 em 1 pontos
\u201cO objetivo da terapia farmacológica antimicrobiana é a toxicidade seletiva, isto é, a inibição de vias ou alvos que são críticos para sobrevida e replicação de patógenos em concentrações do fármaco abaixo das necessárias para afetar as vias do hospedeiro. Ou seja, a estratégia farmacológica é ter como alvo diferenças seletivas entre o microrganismo e a célula normal do hospedeiro\u201d (GOLAN et al., 2014, p. 1179).
GOLAN, D. E. et al. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. p. 1179.
Quando falamos em antimicrobianos, estamos nos referindo a um grupo de fármacos muito conhecidos e usados em todo o mundo. Leia as afirmativas a seguir sobre os antimicrobianos.
I. Antibióticos ou antibacterianos fazem parte da classe dos antimicrobianos.
II. Antifúngicos não fazem parte da classe dos antimicrobianos.
III. Antivirais não fazem parte da classe dos antimicrobianos.
IV. Antiparasitários fazem parte da classe dos antimicrobianos.
V. Antibióticos ou antibacterianos não fazem parte da classe dos antimicrobianos.
 
É correto apenas o que se afirma em:
Resposta Selecionada:	
Correta 
I e IV.
Resposta Correta:	
Correta 
I e IV.
Feedback da resposta:	
Resposta correta. Parabéns! Os antibióticos e antiparasitários fazem parte da classe dos antimicrobianos.
Pergunta 7
1 em 1 pontos
Para Golan et al. (2014, p. 571), \u201cdor é a consequência perceptual final do processamento neural de determinada informação sensorial. Em geral, o estímulo inicial surge na periferia e é transferido, sob vários controles, por intermédio de conectores sensoriais no sistema nervoso central (SNC) até o córtex\u201d.
Para a farmacologia da dor existem uma série de fármacos, entre eles os opioides, que dentre suas inúmeras funções são empregados principalmente como analgésicos.
GOLAN, D. E. et al. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. p. 571.
Com relação aos fármacos opioides, marque a alternativa que apresenta um representante dessa classe.
Resposta Selecionada:	
Correta