Buscar

Prova Sociologia II

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Sociologia (SOC30)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:000000) ( peso.:1,50)
	Prova:
	00000000
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A modernidade e a pós-modernidade são dois movimentos que abarcaram a sociedade ocidental após o término da Idade Média e com o desenrolar da Revolução Industrial. A primeira preparou o terreno para o surgimento da segunda. Diante disto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Modernidade.
II- Pós-modernidade.
(    ) É o momento em que é utilizada a tecnologia mecânica, a produção de energia, produtos e bens.
(    ) É conhecida como a sociedade da informação, da produção, da sistematização e socialização do conhecimento. 
(    ) É um período no qual ocorrerá a desconstrução dos discursos totalizadores e globalizantes. 
(    ) É o momento em que a razão, o progresso e a ciência serão tomados como fundamentais ao funcionamento da sociedade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - I - II - II.
	 b)
	II - I - I - II.
	 c)
	I - II - II - I.
	 d)
	II - II - I - I.
	2.
	No interior dos espaços produtivos e de empresas contemporâneas, tornam-se cada vez mais complexos os espaços, os processos e as relações de trabalho. Diante disto, fez-se necessária a estruturação e abordagens a partir de ?organizações?. Conforme as organizações se compõem na dimensão interna e/ou externa, recebem classificações a partir de metáforas específicas. Com relação às metáforas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As organizações que são identificadas como ?máquinas? são chamadas também de burocracias, pois tendem a operar de forma mecânica, rotinizada, eficiente, confiável e previsível.
(    ) Organizações reconhecidas como ?culturas? tendem a padronizar em escala mundial seus processos produtivos, e as negociações evitam considerar elementos regionais e simbólicos de países e povos.
(    ) Organizações vistas como ?organismos? formatam-se como sistemas vivos em um determinado ambiente, atuam em áreas de grande competição e exigem a capacidade de adaptação e inovação constante.
(    ) Nas organizações associadas a ?cérebros?, mobilizam-se aspectos relacionados à neurociência, cérebro artificial, ciências cognitivas, inteligência organizacional, auto-organização, autogestão, entre outros.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	3.
	No mercado de trabalho atual, duas gerações (geração y e x) têm se encontrado nas organizações, cada qual com suas peculiaridades. A geração y surge na transição do fim da Guerra Fria para a era da economia globalizada de forma intensa. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as características relativas à geração y:
	 a)
	São solteiros ou casados com poucos filhos. Suas famílias tendem à estabilidade, pois há um laço considerável de gostos e afinidades.
	 b)
	No mercado de trabalho, possuem experiências multinacionais, facilitadas pela educação e pelo nomadismo profissional. Suas raízes geográficas são fracas e não limitam sua mobilidade.
	 c)
	Seu nível de educação é baixo. Não costumam ter diploma de graduação, tampouco de pós-graduação, sua meta é focada em satisfazer prazeres imediatos.
	 d)
	Raça, nacionalidade e religião são vitais para estabelecer laços profissionais ou de gostos pessoais.
	4.
	A pós-modernidade é identificada com as graduais mudanças e transformações que ocorreram nas áreas das ciências, artes, informática e eletrônica. Além de iniciar a partir da segunda metade do século XX, como é caracterizada a pós-modernidade?
	 a)
	Fatos econômicos que marcam a passagem entre a Idade Média e a Idade Moderna.
	 b)
	Um período de constantes transformações, incertezas e ampliação das tecnologias da informação e comunicação.
	 c)
	A junção do êxodo rural com o aparecimento das primeiras cidades fabris da Europa.
	 d)
	Uma história ultrapassada e tradicional que se concentrou na fase inicial da Revolução Industrial.
	5.
	O teórico das organizações Peter Drucker, na obra ?Sociedade pós-capitalista?, aborda que em nossa época vive-se em um meio e numa dinâmica em que os indivíduos vivem, trabalham e aprendem numa nova forma de organização de sociedade, que é por ele chamada de sociedade do conhecimento. Com relação à sociedade do conhecimento, analise as sentenças a seguir:
I- Na sociedade do conhecimento, o ser humano é entendido como o principal componente da sociedade, torna-se o responsável por aperfeiçoar, ampliar, aplicar e transmitir o conhecimento.
II- O conhecimento deixa de ser impessoal, encontra-se além de livros, banco de dados e/ou programas de gerenciamento.
III- Valores, crenças, tradições, costumes e compromissos da sociedade também são incorporados na sociedade do conhecimento.
IV- O dinheiro, as informações, os processos, os bancos de dados e os programas de software são elementos primordiais no interior da sociedade do conhecimento.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DRUCKER, Peter. Sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1999.
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	Pensar as organizações vistas como organismo, mesmo com as limitações, é uma maneira de verificar que certas organizações devem estar atentas às condições externas para acompanhar as mudanças, a fim de se inovarem adequadamente e atenderem às necessidades externas, bem como se auto-organizarem. Sobre a tendência de atualização contínua, acerca das organizações vistas como organismo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As organizações vistas como organismo são, intrinsecamente, atreladas ao mercado e suas exigências, por essa razão, a tendência de atualização contínua se faz necessária.
	 b)
	As organizações vistas como organismo, antes de existir de fato, já existe imaterialmente na mente de uma pessoa ou de um grupo de pessoas que têm como intenção um projeto, um ideal, uma ideia, um desejo ou um sonho, ou seja, assim como o ser humano nasce, tem infância, adolescência, maturidade, velhice e desaparece fisicamente, também as empresas passam por fases de vida, ainda que possam não desaparecer fisicamente.
	 c)
	As organizações vistas como organismo são assim chamadas por serem similares a um organismo vivo, suas necessidades vitais de expansão são permanentes, não sendo possível estabelecer metas de longo prazo.
	 d)
	As organizações vistas como organismo, diferentemente de organizações vistas como máquina, dependem menos de rotina e burocracia, podendo estar atenta aos rumos da mudança.
	7.
	Ao agir mecanicamente, o indivíduo enfatiza a rapidez (tempo) e o controle de tarefas (produção). Dessa forma, o profissional é uma engrenagem e sua potencialidade corporal, nesse momento, fica limitada e o raciocínio robotizado. A qual pensamento o exposto se refere?
	 a)
	Mecanicista.
	 b)
	Pós-Moderno.
	 c)
	Holístico.
	 d)
	Burocrático.
	8.
	O sociólogo húngaro Karl Mannheim (1893-1947), ao analisar a sociedade contemporânea, em especial as posturas e comportamentos do homem nos espaços produtivos e de sociabilidade, teorizou sobre dois tipos de racionalidades, sendo a ?racionalidade funcional? e a ?racionalidade substantiva?. Acerca da racionalidade funcional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Esta forma de racionalidade diz respeito ao comportamento, conduta e caráter que busca, simplesmente, atingir uma determinada meta.
(    ) Neste modo de racionalidade, a capacidade de julgamento e pensamento crítico do sujeito é comprometida diante da necessidade de produção e funcionalidade dos processos produtivos.
(    ) As diferenças de opiniões, gostos e posturas são entendidas como potencial criativo esão levadas em conta a fim de oxigenar e enriquecer os processos produtivos no interior das organizações.
(    ) No interior das organizações assim caracterizadas, os valores éticos, os direitos humanos e do trabalhador acabam sendo desprestigiados, desde os processos criativos, a produção e circulação de produtos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RAMOS, A. G. A nova ciência das organizações. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1981.
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	9.
	Com a invenção e a proliferação das máquinas, particularmente durante a Revolução Industrial na Europa e na América do Norte, os conceitos de organização realmente se tornaram mecanizados. Sobre as organizações vistas como máquinas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Em organizações vistas como máquinas, os empregados não são monitorados quanto ao seu desempenho em cumprir, pois os códigos de instruções estabelecidos se tornam naturalmente interiorizados por eles.
	 b)
	Verificam-se organizações vistas como máquinas e, consequentemente, existe uma tendência em esperar que operem como tais: de maneira rotinizada, eficiente, confiável e previsível.
	 c)
	As organizações vistas como máquinas são planejadas à imagem das máquinas, sendo esperado que seus empregados se comportem de maneira diametralmente oposta ao comportamento programado das máquinas.
	 d)
	Qualquer pessoa pode observar o trabalho de produção em massa na fábrica, tais como pedidos de seguro, devoluções de impostos, serviços bancários, e notará a maneira planejada, porém espontânea pela qual tais organizações operam.
	10.
	As organizações discutidas e classificadas por Morgan (1999) podem ganhar diferentes metáforas, conforme o modelo e sistema em que são gerenciados. Uma das organizações que Morgan identificou é a que funciona como ?organismo?. Para identificar os aspectos que dizem respeito às ?organizações vistas como organismos?, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1999.
	 a)
	Concebe as organizações como espaços vivos que se configuram em ambientes de adaptação, competição, seleção e, por fim, sobrevivência.
	 b)
	Essa forma de organização é comum nas instituições que atuam com comércio exterior, que procuram estar atentas aos aspectos culturais de determinado país e/ou povo.
	 c)
	Prevê uma estruturação das organizações a partir da centralização, integração e controle das funções e atividades.
	 d)
	No interior dessa forma de organização, é enfatizada a eficiência do tempo, o controle de tarefas e produtos e a burocratização dos processos.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando