Buscar

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE BEBÊS, CRIANÇAS, ADOLÊCENTES, ADULTOS E IDOSOS

Prévia do material em texto

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Prática como Componente Curricular (PCC)
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE BEBÊS, CRIANÇAS, ADOLÊCENTES, ADULTOS E IDOSOS
ANA LUCIA MAIA CARDOZO
Matrícula: 201804050131
Curso: Pedagogia
Rio de janeiro - RJ
2019
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
 
 Atividade acadêmica apresentada ao Curso 
 EAD de Licenciatura em Pedagogia da 
 Faculdade Estácio de Sá para requisito de 
 Prática como componente curricular, na 
 disciplina de Psicologia do Desenvolvimento
 e da Aprendizagem, sob a orientação da
 Tutora: Wilna Mello de Souza Campos
 
 
Rio de janeiro - RJ
20
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentado o relatório de observação de uma idosa de 71 anos, que eu pude observá-la durante 3 dias, que vai do dia 11à13 de maio deste presente ano. As observações foram feitas no primeiro dia, na própria residência da idosa; no segundo dia na residência de um dos filhos dela ( já que o segundo dia de observação foi no dia das mães), e no terceiro dia também foi na residência da própria idosa. E não deixando de observar os desenvolvimentos físicos e psicomotor, cognitivo, emocional e social.
Foram acrescentadas observações de acordo com a visão de teóricos como Piaget, Freud, Vygotsky e Erik Erikson.
1º DIA DE OBSERVAÇÃO:
Data: 11 de Maio de 2019
Nome: Sueli
Idade: 71 anos 
Sexo: Feminino
Inicio da observação: 14:00 horas.
Término da observação: 17:00 horas.
Local da Observação:
A própria residência do idoso.
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO:
Dona Sueli disse que nesse horário do dia ela costuma estar dormindo, mas como no dia seguinte será o dia das mães, então resolveu não dormir para terminar de fazer os enfeites que irar decorar o salão e também terminar as lembrancinhas. Essas 3 horas de observações foram todas dedicadas aos enfeites e lembrancinhas, que ela faz com muito prazer. Só houve uma pausa para o lanche da tarde, e logo voltou a essa rotina. 
2º DIA DE OBSERVAÇÃO:
12 de Maio de 2019.
Inicio da observação: 09:00 horas
Término da observação: 12:00 horas
Local da Observação:
Residência de um dos filhos, onde foi comemorado o dia das mães.
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO:
Às 9:00 horas a dona Sueli chega na residência do filho mais novo, para os preparativos do almoço do dia das mães. Cabe a ela decorar o painel do salão com a ajuda de alguns familiares. Ficando nessa rotina até por volta das 10:30 e depois disso foi ajudar à descascar às laranjas para acompanhar à feijoada que seria servida no almoço do dia das mães.
3º DIA DE OBSERVAÇÃO:
13 de Maio de 2019.
Inicio da observação: 18:00 horas
Término da observação: 21:00 horas.
Local da Observação:
A própria residência do idoso.
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO:
Início da noite, e a dona Sueli nesse momento estava na frente do computador jogando online, um jogo no qual a pessoa tinha que procurar por objetos dos personagens do jogo. E por volta das 19: 30 ela fez um lanche, já que a noite ela não gosta de jantar, mas depois do lanche, ela comeu um pote com frutas picadas e variadas, e depois disso, voltou a jogar e pesquisou também artesanatos na internet, que são os seus hobbies favoritos, como também ler jornal e fazer palavras cruzadas, como assim ele me informou.
Mas durante esse período ela reclamou de dor nos joelhos que ela costuma ter constantemente, e pediu ao seu filho que já estava em casa para dar massagens nas pernas dela, mas ele disse que já vinha, porém até o fim da observação ele não apareceu mais para fazer as massagens, o que a deixou muito frustrada, com que a fez reclamar, dizendo que os filhos e netos não fazem nada do que ela pede.
Áreas do Desenvolvimento Humano
Físico e Psicomotor:
Por ter problemas nos joelhos e estar acima do peso, à idosa sente dificulda-
des de se locomover, no entanto não deixa de fazer as suas atividades diárias. Tendo como atividade principal, o gosto por lavar roupas. E quando vai passá-las, fica o dia todo sentada na frente de uma tábua de passar roupas e atenta a cada detalhe das roupas a serem passadas. 
A idosa se alimenta bem e gosta de comer frutas variadas após as principais refeições.
Cognitivo:
Capacidade de criação muito acentuada, utilizando sempre a sua criatividade, para fazer enfeites e decorações para festas, através de um tema já pré-definido, para poder se basear sempre as suas pesquisas na internet sobre o tema em questão, e assim aumentar o seu dom de criação.
A idosa mantém sempre uma atividade intelectual, e dentro dos horários em que eu a observei, pude perceber que ela gosta muito de fazer uso da internet para fazer pesquisas e se distrair com jogos online, nos quais se procuram por objetos dos personagens dos jogos.
A idosa se comparando a muitos outros idosos, se mantém bastante ativa e faz bastante uso da internet, atividade essa que se vê poucos idosos fazendo.
Social:
Dona Sueli é uma idosa bastante sociável, que gosta de ficar sempre com a família e os amigos. Gosta muito de conversar e ajudar nos eventos familiares, já descrito aqui anteriormente. Ela está sempre disposta a fazer o que puder para ajudar, em todos os eventos familiares e até mesmo dos amigos!
Emocional:
Apesar dos problemas de saúde, dona Sueli está sempre alegre e bem disposta, só reclamando mesmo de quando sente dor nas articulações dos joelhos, e pede ao filho ou neto para darem massagens com loção e não fazem, e essa é uma situação da qual a deixa bastante chateada.
Analise dos fatos com base nas teorias do desenvolvimento:
Freud:
Para Freud, as emoções relativas a cada fase permanecem como forças poderosas, mas disfarçadas na personalidade adulta, parte do legado inconsciente da infância.
A maneira como a pessoa suporta e resolve os problemas na infância, determina sua personalidade e seus padrões de comportamento durante toda a vida.
De acordo com Freud, a dona Sueli está na fase do SUPEREGO, pois nele incorpora os valores e as tradições culturais e familiares – Já que a idosa em questão, aprendeu desde cedo com sua mãe o hábito de fazer artesanato e gosto por manter as tradições familiares, que antes era mantida por seu pai, que o de se reunir com toda a família, incluindo irmãos, sobrinhos, além de seus filhos, noras e netos.
Piaget:
De acordo com Piaget, o ápice do desenvolvimento cognitivo é o estágio lógico-formal, atingido a partir da adolescência. Entretanto, o objeto desta pesquisa foi o funcionamento cognitivo do idoso. O adolescente foi incluído para auxiliar a definição das características encontradas, de modo a proporcionar melhor entendimento sobre o processo no envelhecimento, em situações minimamente controladas. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, baseado no método clínico de Piaget. Esta pesquisa foi realizada com dois adolescentes e dois idosos jovens. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um jogo de regras chamado Quoridor. Os resultados indicam que, em muitos aspectos, o processo de Tomada de Consciência dos idosos e adolescentes pesquisados se assemelhou. Contudo, diferenças qualitativas foram observadas em toda a análise dos dados, e podem indicar direção para o desenvolvimento de intervenção nos aspectos cognitivos de idosos. Palavras-chave: Envelhecimento. Piaget. Jogos. Tomada de Consciência. Cognição. 1 O Idoso e a Cognição O envelhecimento é um tema que cada vez mais tem sido considerado relevante na área do desenvolvimento humano. O aumento da expectativa de vida gera um acréscimo gradual no interesse por esse tema. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografiae Estatítica (IBGE, [200-?]), em 2050, a expectativa de vida nos países em desenvolvimento será de 82 anos para homens e 86 para mulheres. Para se ter uma idéia deste aumento, no início do século XX o ser humano podia esperar viver em média 33,7 anos. No final desse mesmo século, já se podia ter esperança de vida de uma média de 68,5 anos (BRASIL, 2001, p. 8-9). As pesquisas precisam acompanhar esta nova realidade, desenvolvendo tecnologias que possam amparar políticas públicas de prevenção nas áreas de saúde e educação, baseadas nessas transformações.
Se baseando nessas informações a idosa em questão tem um desenvolvimento cognitivo bastante semelhante aos dos jovens, já que ela gosta muito de navegar e jogar pela internet.
Erikson:
O oitavo estágio, chamado de velhice, apresenta como conflito a integridade e a desesperança, quando o ser humano passa a refletir sobre sua vida. Nesse estágio, sobressai-se a sabedoria, que remete ao saber acumulado ao longo dos anos, a capacidade de julgamento maduro e justo, e a compreensão abrangente dos significados, e a forma de ver, olhar e lembrar as experiências vividas.
Por integridade entende Erik Erikson a capacidade de aceitar os limites da vida, isto é, o que a vida tem dado ou não; o ganho de um sentido de pertencer a uma história mais ampla. Este crescimento permite ao indivíduo ser capaz de aceitar seu ciclo vital e daqueles que se tornaram significantes ao longo desse mesmo ciclo. Na integridade, a pessoa não receia encarar todo o caminho seu percorrido, levando-o a compreender o percurso das pessoas que acompanharam o seu ciclo de vida, “livre do desejo de que eles fossem diferentes, e uma aceitação do fato de que a vida de cada um é de sua própria responsabilidade”, sendo que o possuidor da integridade defende a dignidade do seu próprio estilo de vida contra todas as ameaças físicas e econômicas.
A integridade é também um sentido de coerência e inteireza, como capacidade potencial do ser humano de manter os acontecimentos e sentimentos presentes e passados interligados. A consciência de possuir sabedoria desenvolve-se a partir dos encontros tanto com a integridade quanto com o desespero, à medida que o indivíduo é confrontado com preocupações fundamentais. O fracasso no trabalho de construção da integridade, sucede o desespero. Assim, o desespero manifesta o fato de o indivíduo sentir que o tempo é demasiado curto para voltar a recomeçar a sua vida com o objetivo de encontrar rumos alternativos para a integridade.
Não. Nem todos idosos se assustam com a proximidade da morte. Tenho visto que aqueles que resolvem os conflitos das duas últimas fases de Erikson chegam aos 80, 90 anos tranquilos e com sabedoria para não se deixarem abater ou assustar com o que virá pela frente.
De acordo com Erikson a dona Sueli, se enquadra a capacidade de aceitar os limites da vida, isto é, o que a vida tem dado ou não; o ganho de um sentido de pertencer a uma história mais ampla. 
Vygotsky:
De acordo com as Vygotsky,as idéias estabelecem novos paradigmas no campo da Psicologia e Educação ao abordar o homem como um todo, entendendo que sua constituição se dá na relação com o outro e com o meio.
Ele afirma que o homem não se constitui a partir de fenômenos internos e nem é apenas reflexo passivo do meio. O homem é um ser histórico-cultural e se constitui, enquanto sujeito inserido na história e na cultura, interagindo com a diversidade dos sujeitos e contextos que caracterizam a variedade da natureza humana e do mundo.
E é nesse contexto que a idosa se encaixa, já que a dona Sueli tem essa preocupação com a história e a cultura dos ancestrais, valorizando os costumes e tradições familiares.
Conclusão:
Nessas observações, eu pude perceber que apesar do mundo ter evoluído tanto e por isso o desenvolvimento cognitivo dos idosos e dos jovens tem se distanciando diante do avanço da tecnologia, sendo que alguns idosos se preocupam com os avanços e tentam se inserir neste universo tecnológico.
Apesar da saúde dos idosos não serem a mesma dos jovens, por questão do avanço da idade, ainda assim nada os impedem de ter uma vida ampla e feliz, mesmo diante das dificuldades do dia a dia.
Referências:
Aula 01 – A Linguagem da Arte - Vygotsky e a sua visão relacionada ao homem – Universidade Estácio de Sá. 
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem – Autora: Patrícia Rossi Carraro – Editora Estácio
https://seer.ufrgs.br/RevEnvelhecer/article/viewFile/4785/2692
http://www.leandrominozzo.com.br/a-teoria-de-erikson-e-a-compreensao-da-terceira-idade/

Continue navegando