Buscar

PROVA FISIO ESPORTIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO – FISIOTERAPIA ESPORTIVA – 1003
A causa mais frequente de queda de rendimento é do componente físico, após fadiga intensa gerada por excesso de treinamento (overtraining). À medida que o atleta percebe o declínio do seu desempenho, alguns fatores dão origem a ansiedade, perda de concentração e confiança. Após um ano e meio de entorse de joelho, um atleta profissional foi recém contratado por um clube de handebol. Após avaliação criteriosa, foi constatado que ainda havia resquícios de lesão, gerando deficiência muscular, instabilidade de quadril direito (queda de pelve) e amplitude de movimento reduzida. Após alguns testes, o Fisioterapeuta identificou a alteração de equilíbrio pélvico, onde evidenciou esta alteração.
A - Qual foi o teste utilizado pelo fisioterapeuta no caso acima para detectar a deficiência muscular? Sinalize qual músculo está com alteração. Descreva o teste (2.0). 
Resposta: Single Leg Squat Task/ Step Down - Paciente com apoio unipodal realiza um agachamento sem apoio de MMSS. Indicado par avaliar oscilações de quadril, joelho e tronco. A queda da pelve direita indica deficiência na musculatura de glúteos médio, mínimo e tensor da fáscia lata CONTRA LATERAL
Single leg squat task – (teste de descer o degrau) – paciente não apoia o outro membro.
a) Normal
b) Insuficiencia da musculatura do tronco (inclinação ipsilateral 
c) Insuficiencia dos m. abdutores do quadril (tredelemburg)
d) Insuf. Dos musc. Abd e rot. Laterais do quadril (valgo dinamico)
e) Déficit geral de performance (incapacidade de gerar o teste em velocidade lenta e constante ou incapacidade de flexionar o joelho em pelo menos 60º)
B - Elabore um exercício para esta alteração muscular (1.0). 
Resposta: Agachamento unipodal com resistência elástica medial na altura do joelho da perna de trabalho. 
C - No handebol é muito comum a lesão de SLAP. Descreva o que é essa lesão e sinalize quais os DOIS tipos mais comuns (1.0). 
Resposta: SLAP é uma lesão de labrum (lábio glenóide) em sua região superior associada às regiões anterior e/ou posterior. É classificada de acordo com sua instensidade: Tipo 1 – fragmentação labral; Tipo 2 – ocorre uma desinserção do labrum glenoidal; Tipo 3 – alça de balde labral (lesão intra-articular) - requer cirurgia; Tipo 4 – alça de balde labral com lesão do tendão da cabeça longa do bíceps – requer cirurgia. Os tipos mais comuns no handebol são, respectivamente, tipo 1 e 2. 
D - Monte detalhadamente um exercício proprioceptivo específico para esta modalidade após tratamento cirúrgico de SLAP (1.0). 
Resposta: exercício arremesso de bola (handebol) com deslocamento.
paciente realizará um deslocamento Anteroposterior (frente e costas) e ao final do deslocamento anterior, arremessará a bola em um dos cones.

Continue navegando