Buscar

Análise do CADE sobre a fusão da Ambev

Prévia do material em texto

Pesquise e escolha um caso concreto de concentração econômica; identifique as principais características, a finalidade, etc., e a análise do CADE. 
CASO AMBEV
AMBEV – A fusão da Antarctica e a Brahma no mercado de bebidas gerou intensa movimentação em torno de uma possível ameaça a concorrência e consequentemente aos consumidores. Portanto, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, concluiu que a AMBEV não era uma ameaça a concorrência e aprovou a fusão. 
 Uma operação de concentração de empresas é um ato ou contrato em que as partes envolvidas deixam de serem centros considerados autônomos e que tomam suas próprias decisões para atuar no mercado como um único agente em suas atividades econômicas de forma permanente. 
 Na Lei 8.884/94, o dispositivo central para a identificação de uma concentração econômica é o artigo 54, § 3º: Art. 54 Os atos, sob qualquer forma manifestados, que possam limitar ou de qualquer forma prejudicar a livre concorrência, ou resultar na dominação de mercados relevantes de bens ou serviços, deverão ser submetidos à apreciação do Cade.
 § 3o Incluem-se nos atos de que trata o caput aqueles que visem a qualquer forma de concentração econômica, seja através de fusão ou incorporação de empresas, constituição de sociedade para exercer o controle de empresas ou qualquer forma de agrupamento societário, que implique participação de empresa ou grupo de empresas resultante em vinte por cento de um mercado relevante, ou em que qualquer dos participantes tenha registrado faturamento bruto anual no último balanço equivalente a R$ 400.000.000,00 (quatrocentos milhões de reais). (Redação dada pela Lei nº 10.149, de 21.12.2000)
A empresa AMBEV, é uma multinacional do setor industrial de bebidas, formando se a partir de duas antigas rivais do setor. O grupo é conhecido pela constante busca de inovações. Pode se dizer que sua fusão se fundamenta em alguns pilares essenciais dentro do mercado. São eles: crescimento e diversificação, que acontece com as variadas possibilidades de mercado; sinergia são as escalas de custos indiretos reduzidos; aumento de capacidade, administrativa, financeira e tecnológica. 
Os processos de fusão podem ocorrer por razões estratégicas, financeiras ou até mesmo ambas. As razões estratégicas envolvem a fusão de empresas para atingir economias de escalas por meio de eliminação de funções redundantes, aumento da participação de mercado e melhora das fontes de matérias primas e dos canais de distribuição, é o caso da AMBEV. 
ANÁLISE DO CADE 
 
A transferência do controle de Brahma e Antarctica para a Ambev por meio do aporte dos acionistas controladores resultou na criação de uma empresa líder no mercado brasileiro de cervejas. Assim, sendo as autoridades brasileiras de defesa da concorrência analisaram a operação para determinar se teria um impacto negativo sobre a concorrência nos mercados relevantes, ou se afetaria negativamente os consumidores. 
Em abril de 2000, a criação da Ambev foi aprovada pelo CADE sujeita a certas restrições, conforme o termo de compromisso celebrado com a Ambev. O CADE não impôs restrições em relação aos refrigerantes ou outras bebidas produzidas pela Ambev. 
 O CADE ainda decidiu em 28 de julho de 2008, que todas as obrigações constantes desse termo de compromisso foram consideradas cumpridas.
Conselho Administrativo de Defesa Econômica divulgou o parecer final sobre o caso. A decisão foi baseada nas relações custo/benefício da fusão: por um lado, o ato de concentração ocasionaria a eliminação de um concorrente do mercado, a potencial redução de empregos no setor, restrição à possibilidade de escolha do consumidor (exclusividade no ponto-de-venda); por outro lado, a união das duas empresas permitiria um aumento do bem-estar econômico por meio de ganhos de eficiência da ordem de R$ 177 milhões/ano. 
Com a imposição da venda da marca Bavária e das fábricas, o Cade visa possibilitar a entrada de um novo concorrente com potencial para crescer e conquistar 20% de participação no mercado nacional em um prazo de quatro anos.
Referências bibliográficas
CASO- Trajetória de Fusões da AMBEV, disponível em:
http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17553/material/CASO%20-%20Trajet%C3%B3ria%20de%20Fus%C3%B5es%20da%20AMBEV.pdfAcesso: 17/05/2020.
Disponível em: http://ri.ambev.com.br/interna_print.asp?conta=28&idioma=0&tipo=43349&id=161098. 
Acesso 17/05/2020.

Continue navegando