Buscar

prova de historia 1

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de História)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As tendências históricas na educação contemporânea remetem para a formação de um sujeito crítico, com consciência de sua ação sobre o mundo. Nesse sentido, o ensino da disciplina de História vem buscando novos referenciais teóricos. Uma das teorias que perpassam as propostas para o ensino de História é a teoria histórico-crítica. Sobre essa teoria, é possível afirmar que: 
I- Essa teoria tem também mais alguns nomes. Um deles é teoria utópica, utópico ou acrônico, é algo que não existiu ainda no tempo, mas poderia existir. A realidade, portanto, não se restringe ao aqui e agora, mas também a tudo o que existirá.
II- A palavra Crítica vem do grego kritein, que significa "critério".
III- Tudo o que é histórico possui ao menos dois lados; nada é absoluto, total; é preciso ver os dois lados da coisa.
Agora assinale a alternativa CORRETA.
	 a)
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente as sentenças I e III estão corretas.
	2.
	Nos Parâmetros Curriculares Nacionais encontramos as diferentes formas de vida das sociedades, que devem ser trabalhadas nas aulas de História com as crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Frente a isso, o que orientam os PCN relativo ao ensino de História?
	 a)
	Deve preocupar-se com os ensinamentos relativos à construção do julgamento das demais culturas, enfatizando a sua como superior.
	 b)
	Deve determinar a cultura e a sociedade como elementos homogêneos, sendo todos iguais, sem diferenças em sua cultura e sociedade.
	 c)
	Deve tratar do indivíduo, seu papel no espaço em que vive e sua cultura, além de seu papel com a sociedade em que vive e no mundo.
	 d)
	Deve tratar o homem como um ser que possui ou não cultura, pois possui cultura quem vive em uma sociedade  letrada.
	3.
	Dentre os períodos históricos vivenciados pelos povos, encontramos o período Paleolítico e Neolítico. Estes momentos históricos trouxeram muitas mudanças e ricas experiências. Sobre as conquistas dos grupos humanos, na Pré-história, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Período Paleolítico.
II- Período Neolítico.
(    ) Nesse período, os povos viviam da caça, da pesca e da coleta.
(    ) Nesse período, a grande maioria dos grupos humanos era nômade.
(    ) Nesse período, houve a descoberta de novas formas de obter alimentos: a agricultura e o pastoreio.
(    ) Nesse período, o "homo habilis" havia evoluído para o gênero "homo erectus".
(    ) Nesse período, aos poucos, o uso da pedra é substituído pelo metal, que se apresentava mais resistente às atividades cotidianas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - I - II - I.
	 b)
	I - II - II - I - II.
	 c)
	I - I - II - I - II.
	 d)
	I - I - I - I - II.
	4.
	O método de ensino de História empregado nos livros didáticos no século XIX caracterizava-se pela memorização. Nesta época, aprender História significava decorar todos os fatos e nomes ocorridos naquele momento histórico e que estavam no livro. Sobre como os conteúdos eram organizados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os conteúdos eram organizados através de textos críticos e atividades que deveriam ser analisadas pelo aluno e pelo professor.
(    ) Os conteúdos eram trabalhados através de textos e as atividades eram apresentadas como pergunta e resposta.
(    ) Os conteúdos eram organizados em textos e atividades estruturados como resumos a serem realizados pelos alunos.
(    ) Os conteúdos deveriam ser decorados pelos alunos e oralmente ou por escrito seriam cobrados pelo professor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	5.
	Quando falamos em Idade Média, é quase impossível não se lembrar daquela antiga definição que costuma designar esse período histórico como sendo a "Idade das Trevas". Geralmente, este tipo de conceituação pretende atrelar uma perspectiva negativista ao tempo medieval, como sendo uma experiência de pouco valor e que em nada pôde acrescer ao "desenvolvimento" dos homens. Para entendermos tamanha depreciação, é necessário que investiguemos os responsáveis pela crítica à Idade Média. Foi durante o Renascimento, movimento intelectual do período Moderno, que observamos a progressiva consolidação desta visão histórica. Sobre a que período a Idade Média se associa, analise as sentenças a seguir:
I- Predominância da fé dos deuses mitológicos gregos.
II- Predominância da fé católica, com enorme credulidade.
III- Predominância da fé na filosofia e na ciência.
IV- Predominância da fé em pesquisas e documentos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://historiadomundo.uol.com.br/idade-media/. Acessado em: 8 jul. 2018.
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	6.
	Como a Educação Infantil foi pensada de forma mais global e não fragmentada, ela não está dividida em disciplinas, mas, mesmo assim, a disciplina de História é contemplada em questões que envolvem a diversidade e a socialização da criança. Considerando-se as especificidades sociais dessas crianças, as experiências oferecidas que podem contribuir para o processo de aprendizagem devem ser embasadas em alguns princípios, de acordo com o Referencial Curricular Nacional. Quais são esses princípios? Classifique (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas: 
(    ) O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.
(    ) O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.
(    ) A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - V - V
	 c)
	F - F - F.
	 d)
	F - V - V.
	7.
	Quando falamos em cultura, também encontramos pessoas que costumam julgar a maneira como determinados grupos sociais vivem, falam, vestem-se. Esta forma de julgar culturas e sociedade diferentes retratam determinado ponto de vista, que com a História possui o que chamamos de tendência. Com relação a esta tendência, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Etnocentrismo.
	 b)
	Relativismo social.
	 c)
	Geocentrismo.
	 d)
	Relativismo cultural.
	8.
	No século XIX, temos a efetivação da sociedade burguesa e a implantação do Capitalismo
industrial. Desde meados desse século, o Capitalismo é criticado como forma de  organização da sociedade. Na crítica, destacam-se dois pensadores. Quem foram eles?
	 a)
	Roterdão e Rabelais.
	 b)
	Bloch e Febrev.
	 c)
	Ranke e Droysen.
	 d)
	Marx e Engels.
	9.
	Definir o que é cultura não é uma tarefa simples. A cultura evoca interesses multidisciplinares, sendo estudada em áreas como sociologia, antropologia, história, comunicação, administração, economia, entre outras. Em cada uma dessas áreas, é trabalhada a partir de distintos enfoques e usos. Tal realidade concerne ao próprio caráter transversal da cultura, que perpassa diferentes campos da vida cotidiana. Além disso, a palavra "cultura" também tem sido utilizada em diferentes campos semânticos em substituição a outros termos como "mentalidade", "espírito", "tradição" e "ideologia". Comumente, ouvimos falar em "cultura política", "cultura empresarial", "cultura agrícola","cultura de células". Ao que se conclui que, ao nos referirmos ao termo, cabe ponderar que existem distintos conceitos de cultura, no plural, em voga na contemporaneidade. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- Assim, a cultura brasileira está impregnada de representações históricas que nos auxiliam a compreender a construção da nação brasileira. Desta forma, a representação é a prova de que o mundo existe fora de nós, mas não independentemente no que é de nós. 
PORQUE
II- Pelo fato de conhecer o processo de representação e aprender a utilizar esse conhecimento em benefício do ser humano é o que não dá sentido à História que se ensina.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.cult.ufba.br/enecult2009/19353.pdf Acesso em: 8 jul. 2018.
	 a)
	As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.
	 c)
	As duas asserções são proposições falsas.
	 d)
	A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.
	10.
	Com relação à família, com o passar dos tempos, esta instituição passou por diversas mudanças. Podemos perceber isso na contemporaneidade, na qual as famílias possuem diversas formas. Já no século XII, a Igreja Católica passou a regulamentar as relações familiares. Com isso, qual ação foi apresentada?
	 a)
	Instituiu-se o pensamento de Lutero.
	 b)
	Instituiu-se o casamento obrigatório.
	 c)
	Instituiu-se o casamento para padres.
	 d)
	Há a abertura para diversas formas de família.
Parte inferior do formulário

Continue navegando