Buscar

AD4 - questões corrigidas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AD4 – questões corrigidas 
 I. Apesar de alguns pensadores considerarem a internet um meio que isola o indivíduo, nos últimos anos, este meio de comunicação foi utilizado para unir as pessoas em prol de um mesmo ideal através das mobilizações sociais.
II. Na Era da Informação, da globalização e do desenvolvimento tecnológico, a sociedade em rede se organiza de uma nova forma, luta por diferentes conflitos e objetivos e possui novas demandas, se comparada a épocas anteriores, quando não havia a presença, principalmente, da internet.
III. No novo milênio, a sociedade em rede luta por reconhecimento, identidade cultural, inclusão social, além dos movimentos sociais globais. Mesmo as lutas sociais tidas como tradicionais ainda estão presentes, mas elas ressurgem reconfiguradas, com novas propostas e objetivos, como, por exemplo, o movimento social indígena, que assume não apenas um caráter de resistência, mas também luta por direitos, como o reconhecimento e respeito às suas culturas e escolarização da própria língua.
Assinale a alternativa que apresenta apenas a(s) sentença(s) correta(s).
I, II e III CORRETAS 
 Analisando os dados descritos no texto “Os números da exclusão digital no Brasil”, identifique e assinale a alternativa que retrata fielmente a realidade apresentada:
 Os números da exclusão digital no Brasil
A internet é hoje uma importante ferramenta que possibilita informação e aprendizagem aos seus usuários. No entanto, poucas são as pessoas que têm acesso à rede mundial de computadores no Brasil. Pesquisa do Comitê Gestor de Internet no Brasil, realizada no ano de 2006, constatou que apenas 14,5% dos domicílios brasileiros possuíam internet. A mesma pesquisa aponta que 66,7% dos brasileiros nunca usaram a internet. O estudo revela também que apenas 19,6% têm computador. Mais da metade da população, 54,3%, nunca sequer usou um computador.
Fonte: BLOG do Luiz. Os números da exclusão digital no Brasil. Disponível em: http://luiz33.wordpress.com/2007/05/08/os-numeros-da-exclusao-digital-no-brasil/. Acesso em: 02 mai. 2019.
 
a- Os números apresentam um índice da exclusão digital no Brasil. Ou seja, a internet assim como os computadores são de acesso restrito para a população brasileira.
b- Existe a exclusão digital, porém, metade da população brasileira possui acesso, o que indica que há na média um computador a cada dois brasileiros.
c- É possível deduzir que a globalização e as TICs afetam a todos seres humanos no planeta e seus benefícios são equânimes em relação às regiões e à população em geral do planeta.
d- De acordo com os dados, em 2007, o Brasil encontrava-se entre os países com maior número de usuários da internet no continente americano.
 Leia as sentenças abaixo:
I. De acordo com Giddens, a globalização contemporânea consiste em um fenômeno impulsionado pelo desenvolvimento de tecnologias da informação e da comunicação que intensificaram a velocidade e o alcance da interação entre as pessoas ao redor do mundo.
II. Enquanto no passado os instrumentos da integração foram a caravela, o barco à vela, o barco a vapor e o trem, seguidos do telégrafo e do telefone, a globalização recente faz-se pelos satélites e pelos computadores ligados à internet.
III. De acordo com Bryn (2006), o primeiro sistema de escrita surgiu no Europa há cerca de 1000 anos. Os jornais no formato moderno começaram a circular no século XX, mas somente no século XXI, a imprensa tornou-se de massa, com uma tiragem diária lida por milhares de pessoas.
Assinale a alternativa que apresenta apenas a(s) sentença(s) correta(s):
I e II CORRETAS 
 Conforme os estudos realizados, o mundo contemporâneo se caracteriza pela evolução das tecnologias da informação e comunicação (TICs). Uma das ferramentas resultantes deste processo é a internet, que promove a descentralização da informação, assim como um fluxo de alta velocidade das mais variadas informações em tempo real. Das várias possibilidades apresentadas pela internet, as redes sociais digitais se apresentam como plataforma propícia à união entre internautas com ideias semelhantes, gerando novas formas de ativismo político. Exemplos disto podem ser percebidos desde a campanha vitoriosa de Obama para a presidência dos EUA até o movimento “ocupe Wall Street”.
Considerando o texto acima e os estudos nessa Unidade de aprendizagem, analise as sentenças:
I- A evolução das redes sociais digitais não apenas contribui para novas formas de ativismo político, como também gera novos temas e reivindicações, como o reconhecimento da identidade cultural, a inclusão social e os movimentos sociais globais.
II- Na Era da Tecnologia da Informação, usuários ativos não são apenas meros receptores de informações, eles são também produtores de conteúdo e dissipadores de ideias. Neste novo milênio, lutas, questionamentos, podem ser realIizados a partir da internet.
III - Apesar de alguns pensadores considerarem a internet um meio que isola o indivíduo, nos últimos anos, este meio de comunicação foi utilizado para unir as pessoas em prol de um mesmo ideal através das mobilizações sociais. Aparelhos móveis, como notebooks, celulares e tablets, e redes sociais, como Facebook e Twitter, são instrumentos que facilitam a ação de ativismos, ao atingirem de forma instantânea e simultânea um grande número de internautas.
I, II e III CORRETAS 
 Leia as sentenças abaixo:
I. A rede social é um espaço virtual que não deixa de ser real, mas sim imaterial, um território estruturalmente descentralizado que transpõem as fronteiras da nação e atinge o global. Essas redes são tecidas pelos atores sociais, ou seja, é a partir da relação entre os usuários que elas se constroem.
II. De acordo com Adriele Machado Cassiano, com o crescimento acelerado de novos internautas, a porcentagem de acesso à rede mundial de computadores está distribuída igualmente pelo mundo.
III. A possibilidade de comunicação rápida, barata e de grande alcance faz atualmente da Internet o principal instrumento de articulação e comunicação das organizações da sociedade civil, movimentos sociais e grupos de cidadãos.
Assinale a alternativa que apresenta apenas a(s) sentença(s) correta(s):
I e III CORRETAS

Outros materiais