Buscar

Relações Étnico-Raciais e Responsabilidade Social prova 1

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O sociólogo Max Weber (1999), ao construir as noções de etnia, nação e raça, entende que esta última está “de fato” fundada na comunidade de origem. Em outras palavras podemos entender que raça está ligado ao fator da hereditariedade, marcada pela exterioridade e pelas implicações sociais deste fato.
 
WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. trad. Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 1999.
 
Com relação a noção de raça, analise as asserções a seguir e identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F):
 
( ) Raça se torna um objeto de estudo por parte da sociologia a partir do momento em que encontra relevância em termos explicativos do comportamento humano.
( ) Estudar raça quer dizer verificar a incidência de negros, brancos e pardos no país, sendo objetivo central mostrar o número de indivíduos de cada raça.
( ) A raça, enquanto fator hereditário e social, se mostra um elemento vital para se entender as relações de dominação, mas não é objeto de estudo.
( )A raça se liga, absolutamente, ao compartilhamento de uma mesma língua, religião e costumes, portanto, liga-se a noção de etnia.
( ) É possível dizer que, no Brasil, é impossível levantar adiante estudos de raça, na medida em que somos compostos pela mistura racial.
 
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V, V, F, F, V.
b. V, F, V, F, V.
c. F, F, F, F, V.
d. F, V, F, V, V.
e. V, F, F, F, F 
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,20
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
As discussões sobre o mundo do trabalho vêm se modificando, pois, se no começo do século XX entendia-se que o trabalhador na linha de montagem era um “homem-máquina”, a partir da década de 1970 na Europa, outros pontos entram nesta discussão. Em consequência disso, de acordo com Kovácz (2006), surgem as “novas formas de organização do trabalho” (NOFT).
 
Essas “novas formas de organização do trabalho” têm como características centrais:
Escolha uma:
a. Busca de recursos tecnológicos para aumentar a produção, poupando o trabalhador de funções degradantes. 
b. A discussão de como o “homem-máquina” pode ser utilizado de forma mais eficaz, produzindo mais em menos tempo.
c. Aprofundamento dos modelos de produção fordista e toyotista, mantendo a rígida hierarquia, mas em uma gestão participativa.
d. Trabalhos mal remunerados, em grande maioria de tempo parcial e que não oferecem garantias ao trabalhador.
e. Foco no fator humano, que busca maneiras de humanizar o trabalho no contexto de uma empresa mais democrática.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Pagés et al. (2006, p.163) considera que “o exercício do poder não consiste em ordenar, tomar decisões, mas em delimitar o campo, estruturar o espaço na qual são tomadas as decisões.” Dessa forma, entende-se que o exercício do poder é uma forma de constituição da organização, sendo que uma das suas fontes é a autoridade formal.
 
PAGÈS, M. et al. O poder nas organizações. Trad. Maria Cecília PereiraTavares e Sônia SimasSavatti. São Paulo: Atlas, 2006
 
Assim, é característica da autoridade formal:
Escolha uma:
a. O poder reconhecido e legitimado por todos os envolvidos, podendo ser amparado pelo carisma, pela tradição ou pela lei. 
b. O poder imposto a todos os indivíduos, especialmente aqueles que ocupam cargos inferiores e devem obediência irrestrita.
c. O poder conquistado de acordo com as competências do indivíduo em organizar a empresa e organizar todos os processos.
d. O poder que consegue ordenar as incumbências que cada sujeito, capaz de organizar os indivíduos conforme suas habilidades.
e. O poder estabelecido por meio do diálogo, por meio do qual se reconhece a autoridade em uma conversa democrática.
Questão 4
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Leia atentamente o trecho da reportagem a seguir:
 
Quando o carro [...] parou à margem da BR-463, no dia 26 de maio, em Dourados, Mato Grosso do Sul, [a] líder indígena Guarani Kaiowá, ficou apreensiva. Disse à freira do CIMI, que a visitava: “olha lá, é fazendeiro”. Foram muitas as investidas de produtores rurais à aldeia Apyka’i, onde [ela] vive, hoje representada por ela, sua nora, uma neta e dois netos, que resistem, naquela beira de estrada, na esperança de retornarem para o seu tekoha (“lugar em que se é”, em guarani). Qualquer estranho, de início, é um suspeito. (BARBOSA, 2019)
 
BARBOSA, Leandro. A luta de uma guarani kaiowá: ‘fui expulsa seis vezes e perdi marido, filhos e neto’. The Intercept Brasil, 12/07/19. Disponível em: https://theintercept.com/2019/07/11/a-luta-de-uma-guarani-kaiowa-fui-expulsa-da-minha-terra-seis-vezes-e-perdi-marido-filhos-e-netos/ Acesso em: 28/07/19.
 
O excerto apresentado representa qual característica da atualidade?
Escolha uma:
a. A fragilidade dos fazendeiros em lidar com os índios, na medida em que estes últimos são grupos organizados de resistência.
b. A falta de habilidade das autoridades competentes em destinar os índios para lugares mais seguros.
c. A ingenuidade dos índios frente as demandas agrícolas do país, visto que suas terras são improdutivas.
d. A queixa de grupos localizados de indígenas, que não querem vender suas terras para os grandes fazendeiros.
e. O conflito territorial entre grupos interessados e indígenas, causando a perda ou mesmo a extinção da sua identidade. 
Questão 5
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Leia o trecho que se segue:
 
As informações da PNAD de 1982 indicaram que, no que diz respeito ao acesso ao sistema escolar, uma proporção mais elevada de crianças não-brancas ingressa tardiamente na escola. Além disso, a proporção de pretos e pardos que não têm acesso de todo à escola é três vezes maior que a dos brancos. Estas desigualdades não podem ser explicadas nem por fatores regionais, nem pelas circunstâncias sócio-econômicas das famílias. Embora uma melhor situação sócio-econômica reduza a proporção de crianças que não têm acesso à escola independentemente de sua cor, ainda persiste uma diferença clara nos níveis gerais de acesso entre crianças brancas e não-brancas mesmo nos níveis mais elevados de renda familiar per capita. (HASENBALG; SILVA, 1990, p. 99 apud GUIMARÃES, 2003, p.253)
 
GUIMARÃES, Antônio S. A. Acesso de negros à universidades públicas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, pp. 247-268, 2003. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6208651 Acesso em: 28/07/19.
 
Ainda que muitos jovens negros tenham ingressado nas universidades nos últimos anos, ainda há disparidade com relação à jovens brancos e isso está intimamente ligado a questões históricas. Sobre os antecedentes históricos e atualidade desta realidade, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As políticas para inclusão do negro no sistema de ensino, ocorreu na década de 1930, inspirada pelas contribuições de Gilberto Freyre e sua teoria explicativa: democracia racial.
b. Os negros, igualmente aos brancos pobres, têm sofrido até os dias atuais com a falta de acesso ao ensino de qualidade, o que não se vê com as classes mais abastadas no Brasil.
c. Após a abolição houve a preocupação de estabelecer uma política de reparação, por isso, no Brasil, assim o racismo é velado e atualmente pessoas negras ocupam lugares de poder.
d. Por muito tempo os negros foram considerados incapazes de ocupar lugares de prestígio, sendo tratados como inferiores aos brancos nos espaços públicos e instituições de ensino. 
e. Com transição democrática da década de 1980 e os direitos proclamados na Constituição Federal, os negros passaram ser a ter acesso as instituições de ensino superior de forma igualitária.
Questão 6
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Uma grande empresa mineradora de ferro depositava os rejeitos da extração em um rio, próximo a algumas cidades.As cidades, por sua vez, eram protegidas graças a uma barragem, que impedia que os dejetos atingissem a população. Um dia, essa barragem estourou, em consequência disso, as cidades foram atingidas por um mar de lama, e a vida dos moradores foi radicalmente transformada, pois perderam familiares, suas residências e tudo aquilo que conheciam até então. Logo após o ocorrido, a mídia discorreu sobre a responsabilidade da empresa com relação a vida destas pessoas. Essa discussão se baseou na aspecto ético da mineradora, frente àquelas pessoas que foram privadas de suas moradias, seu direito de ir e vir e do seu convívio com familiares e amigos.
Com base neste cenário, identifique a visão ética que foi levantada:
Escolha uma:
a. A visão individualista, que tem como princípio a satisfação das necessidades especiais.
b. A visão utilitarista, que procura entregar o melhor produto para o maior número de pessoas.
c. A visão de justiça, que tem como base o tratamento imparcial das pessoas, de acordo com a lei.
d. A visão individualista, que foca nos interesses e necessidades do indivíduo a longo prazo.
e. A visão dos direitos morais, que busca proteger os direitos fundamentais das pessoas. 
Questão 7
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Normalmente, quando nos remetemos aos povos originários do Brasil, usamos a designação “índio”, mesmo que de norte ao sul do país, estes indivíduos se diferenciem quanto as práticas culturais, religiosas e sociais. Segundo a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), são por volta de 220 povos, sendo 70 deles isolados, e estima-se que são faladas 180 línguas diferentes.
 
Sobre os antecedentes históricos do termo “índio”, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Após a ocupação do Brasil pelos portugueses, aos poucos, estes começaram a chamar todos de índios, imediatamente o próprios habitantes originários se entenderam assim.
b. Apesar da variedade cultural, os índios mantinham redes de comunicação, migrando de um local para o outro, e, assim se entenderam como um só grupo.
c. Quando os povos originários se entenderam como uma mesma categoria, passaram a se denominar índios, isso aconteceu graças a intervenção da FUNAI na designação.
d. Quando Cristóvão Colombo chegou o que acreditava ser as índias orientais designou todos os habitantes como índios, homogeneizando uma variedade de culturas. 
e. Hoje é evitado o termo “índio” para se referir aos povos originários, pela carga de preconceito existente no passado.
Questão 9
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Leia o trecho da reportagem a seguir:
 
“Não é que não queremos os venezuelanos, mas temos que colocar os venezuelanos bandidos no seu devido lugar, como esses que me torturaram. A Polícia Federal precisa puxar os antecedentes dos imigrantes na fronteira”, [...]Com alguns pontos na cabeça e o olho direito roxo, ele afirma que o crime que sofreu é uma das provas de que a imigração venezuelana em Roraima saiu do controle.(MENDONÇA, 2008)
 
MENDONÇA, Heloisa. O “monstro da xenofobia” ronda a porta de entrada de venezuelanos no Brasil. El País, 27/08/18. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/17/politica/1534459908_846691.html Acesso em: 28/07/19
 
A reportagem relata episódios de conflito com a vinda de imigrantes venezuelanos, sendo caso de exemplo para pensarmos nas implicações dos encontros multiculturais.
 
Com base no texto acima, é possível entender que este cenário mostra:
Escolha uma:
a. Independente da região, as pessoas precisam ter bons valores morais para conseguir conviver no mesmo espaço que o outro, respeitando as normas e condutas impostas.
b. O Brasil começa entrar em um crise sem precedentes e esses conflitos entre pessoas de grupos diferentes não acontece na Europa ou nos EUA, pois há o controle adequado.
c. A hospitalidade do brasileiro em receber os imigrantes, mostrando que os grupos étnicos majoritários estão sempre dispostos a receber estas pessoas, ainda mais no Brasil.
d. Grupos étnicos dominantes se veem confrontados em compartilhar o mesmo espaço que grupos minoritários, ficando entre os valores democráticos e o sentimento de rejeição. 
e. Que o caso entre brasileiros e venezuelanos é isolado, bem como os episódios de violência que contrapõem os grupo étnico majoritário (brasileiro) com os minoritário (venezuelanos).
Questão 10
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Há muito tem se discutido sobre o exercício de poder nas instituições, procurando compreender os aspectos que fazem uma maioria atender as demandas de uma minoria visando um fim específico. Dentre os autores que se dedicaram a estudar os tipos de dominação, está Max Weber.
 
Para Weber, se nomina dominação racional-legal:
Escolha uma:
a. Aquela que estabelece formas variadas formas de obtenção de lucro, visando sempre este caminho norteador.
b. Aquela que manipula a maioria da população para que possam ser utilizadas como mão de obra barata.
c. Aquela que preza pelo modelo racional, de modo que a produção seja eficaz tendo em vista a mão de obra disponível.
d. Aquela sob qual o poder está legitimado por leis e regras, que tem como característica o recurso administrativo da burocracia. 
e. Aquela que faz com que uma minoria enriqueça legalmente, com base no modelo racional de produção.

Continue navegando