Buscar

modelo_paper_intervencao_2019

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

4
 Alex Oliveira, Fernanda Dornelles, Franco Rocha, Karini Antônio 
Talles Garcia Santana
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Tecnólogo em Processos Gerenciais (FLX 1648) – Seminário Interdisciplinar VIII – INTERVENÇÃO
17/06/20
SUMÁRIO
RESUMO
Dados do empreendimento: 
Nome fantasia: Loja São Rafael
Razão social: Roka Comercio de Embalagens Eireli
Endereço: Rua Padre Pinto, 1818 – Centro - Charqueadas – RS
Forma jurídica: Individual
Enquadramento tributário: Lucro Real
Visão geral do negócio: Empresa de comércio varejista especializada em embalagens, linha food de alimentos e artigos para festa. Com sede em Charqueadas atende toda Região Carbonífera oferecendo serviço de entrega. Tem por objetivo satisfazer clientes de pequenos e médio estabelecimentos do ramo de alimentos e festas.
Dados dos empreendedores: Róbson Pereira dos Santos, casado, residente em Charqueadas, formado em Gestão de Supermercados, atua na área de vendas e representação comercial desde 1997, ativo nas atividades da CDL local e voluntário em projetos sociais. 
Recursos: Empresa existente desde 2007. Supõe-se que se fosse iniciar o negócio hoje, na estrutura que temos, seria necessário um investimento de mais ou menos R$ 150.000,00 e considerando o momento atual o retorno do investimento seria em um prazo de mais ou menos 3 anos.
Descrever brevemente, em cada um dos itens, o que deve conter.
Palavras-chave: Diagnóstico. Gestão. Negociação. Orçamento.
1. INTRODUÇÃO
 As organizações não mudaram a sua razão de ser ao longo do tempo, mas evoluíram. As mesmas se depararam a frente de novas tecnologias, conhecimentos, novas possibilidades mais práticas e funcionais de gestão e negociações, tornando-se necessário um processo constante de evolução. A empresa objeto deste estudo apresenta-se em um momento de transformação e transição. Trata-se de uma loja de artigos de festa e embalagens, a qual foi constituída sem uma devida gestão, plano orçamentário, em sua loja física, hoje ainda em funcionamento, mas com projetos de partir exclusivamente para vendas online, diante de tantas mudanças no setor empresarial. 
 O trabalho foi realizado com uma abordagem de pesquisa aplicada por meio de entrevista e observações. Notou-se uma deficiência em questões de gestão e orçamentos; Análise de valor e mercado; sistema orçamentário como instrumento de planejamento e controle econômico-financeiro. O objetivo foi viabilizar uma proposta de intervenção na estrutura organizacional para uma gestão de processos, planos orçamentários e técnicas de negociação.
.
2. RESULTADOS DO DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL:
	O diagnóstico foi desenvolvido com base na entrevista que foi de grande valor para esta intervenção, como também as observações feitas ao longo da produção do mesmo. O objetivo foi investigar possíveis melhorias nas áreas que foram detectadas com maior deficiência. Conclui-se que a empresa está aberta a novas oportunidades, com disponibilidade de aprender ou reciclar velhas práticas de negócio, 
 No que se refere a pontos fortes a empresa tem um ótimo relacionamento com seus fornecedores, permitindo-lhe flexibilidade ao negociar; preza por qualidade no atendimento prestado a seus clientes; um excelente mix de produtos, de artigos de festa, embalagens e food.
 Oportunidades de melhoria destaca-se dentro do contexto orçamentário, que os empresários não definem adequadamente quais são os fatores prioritários na administração de sua empresa e com isso acabam gerando gastos que poderiam ser evitados, comprometendo assim o orçamento empresarial.
3 Objetivo Geral: Incentivar os gestores a definirem adequadamente suas prioridades orçamentárias, a partir disso definir técnicas de negociação com seus fornecedores e utilizar de marcadores e fluxo de caixa a seu favor, fazendo um balanço do que ainda deve ser investido e como deve ser investido.
3.1 Objetivos específicos.
. Identificar seus pontos fortes e fracos.
. Colocar em prática o orçamento empresarial; técnicas de negociação; gestão de processos.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
A fundamentação teórica deve ser escrita com conteúdo relacionado a oportunidade de melhoria escolhida pela equipe para realizar a Intervenção Empresarial.
Deve conter, no mínimo, cinco parágrafos, devidamente articulados entre si. Deve conter citações de livros e periódicos, sendo no mínimo:
1 citação direta curta de livro;
1 citação direta longa de livro;
1 citação indireta de livro;
2 citações (direta curta, direta longa ou indireta) de periódicos.
Todas as citações devem ser corretamente citadas e referenciadas, e o texto deve ser conduzido de maneira fluída e com a integração das ideias dos outros autores utilizados para compor o seu texto.
5. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EMPRESARIAL:
Discorrer sobre o objeto de estudo da intervenção empresarial usando como base a análise do relatório final resultante do Diagnóstico Empresarial e a fundamentação teórica sobre o tema. Devem ser apresentadas informações que justificam a proposta de intervenção empresarial, respondendo as seguintes questões: Por quê? Para quê? Para quem? Com isso, tornam-se conhecidos quais os cenários se apresentam deficitários e quais são favoráveis ao encaminhamento das questões levantadas para a proposta de intervenção empresarial. Deverá conter o passo a passo de toda a proposta, planilhas de custos se assim se fizer necessário, enfim tudo que for pertinente para que a proposta seja implantada, com o objetivo maior de elevar a produtividade ou melhorar processos administrativos ou operacionais da empresa analisada. 
6. MATERIAIS E MÉTODOS
Descreva neste campo os materiais, métodos, técnicas, procedimentos utilizados na construção de seu trabalho. Procure realizar a descrição da forma mais detalhada possível para permitir que alguém que se interessou por seu trabalho possa reproduzir os procedimentos empregados durante a realização da sua intervenção. Insira neste campo a descrição, relato e contextualização do registro fotográfico obtido na elaboração da sua intervenção
7. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Utilize este campo para fazer a ligação da teoria com a prática de seu trabalho. Você deve descrever quais os resultados esperados de acordo com a teoria se a proposta de intervenção for aplicada na empresa (prática). Por fim, deve-se descrever também neste item em que o trabalho desenvolvido contribuiu para o conhecimento existente.
8. CONCLUSÃO
Nesta etapa, descreva as conclusões do seu trabalho. A escrita deve ser baseada nas suas observações e escrita com as suas próprias palavras.
REFERÊNCIAS
Insira e complemente neste campo as referências abaixo com as referências utilizadas em seu trabalho. Lembre-se de utilizar a Norma NBR 6023 para a inserção e complementação.
EXEMPLOS:
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. São Paulo: Ed. Pearson, 2006.
FERREIRA, Gonzaga. Redação científica: como entender e escrever com facilidade. São Paulo: Atlas, v. 5, 2011.
MÜLLER, Antônio José (Org.). et al. Metodologia científica. Indaial: Uniasselvi, 2013.
PEROVANO, Dalton Gean. Manual de metodologia da pesquisa científica. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2016.
INTERVENÇÃO: SÃO RAFAEL
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I – dd/mm/aa

Outros materiais