Buscar

Elementos da Relação Jurídica e Outros Conceitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Jhenyffer Dias Queiroz	Matrícula: 202002152001 Disciplina: CCJ0333 / INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO	Data: 16/06/2020
Período: 2020.1 / AV2	Turma: 3011
1- Quais são os elementos da relação jurídica? Cite e explique
Sujeito ativo- Pode ser classificado como a pessoa que tem o direito subjetivo, ou seja, pode exigir da outra pessoa o cumprimento de uma prestação.
Sujeito passivo- É aquele que dever cumprir a obrigação em favor do outro, prestação essa, denominada dever jurídico.
Objeto- É o próprio objeto do direito subjetivo, são as coisas ou utilidades sobre que incide o interesse legítimo do sujeito ativo a que se refere o dever do sujeito passivo.
Vínculo- É a ligação entre os sujeitos da relação.
Fato Jurígeno- É um fato que a lei atribui a consequência de determinar o surgimento da obrigação tributária concreta.
2- (MPE-SC - 2019 - MPE-SC). É correto afirmar que para Kelsen o Estado não se confunde com o Direito, pois aquele é uma pessoa jurídica que implementa a ordem jurídica para regulamentar o exercício de seu poder?
Errado. Hans Kelsen não pretendeu purificar as leis, as ciências ou o Direito; não invalidou a moral nem foi indiferente a ela; apenas tentou mostrar a originalidade e a autenticidade da ciência do Direito.
3- Tício é aluno do 1º período de Direito e ao estudar a Teoria do Ordenamento Jurídico ouviu de sua professora que uma das características do Ordenamento Jurídico é a completude. Dias depois, em outra aula, a professora ensinou métodos a serem utilizados no caso de lacunas no Ordenamento Jurídico. Diante disso, Tício ficou confuso, pois se o Ordenamento Jurídico é completo, por que são necessários mecanismos para preencher possíveis lacunas?
Explique esta questão da completude e dos métodos de integração do Ordenamento Jurídico.
O Direito existe para regular as condutas humanas e, assim, estabelecer a paz social. Devido à diversidade de comportamentos e a própria dinâmica da sociedade, nem sempre as normas jurídicas se aplicam à todas as situações. Em casos onde o ordenamento jurídico não atende ao caso concreto, o operador está diante das chamadas lacunas da lei. As lacunas da lei representam a ausência de uma norma específica, ou mesmo de um critério para a aplicação de outras normas. Para suprir essa falta, o operador do Direito pode se valer de uma série de técnicas de integração. Essa é uma maneira do
Direito atingir sua finalidade, mantendo sua efetividade, independentemente das transformações sociais.
4- No Brasil as leis entram em vigor 45 dias depois de publicadas.
A afirmativa anterior é verdadeira? Explique o significado e a necessidade do período de vacância da lei (vacatio legis), e quais os prazos de vacatio legis possíveis no Brasil.
Sim. Vacatio legis. Expressão latina que significa vacância da lei, correspondendo ao período entre a data da publicação de uma lei e o início de sua vigência. Existe para que haja prazo de assimilação do conteúdo de uma nova lei e, durante tal vacância, continua vigorando a lei antiga, aplica-se o prazo de 45 dias previsto no art. 1º da LICC.
5- Sérvio Túlio, advogado, recebeu, em seu escritório, o senhor Marco Aurélio; casado há mais de 25 (vinte e cinco) anos com Antígona. Este relatou que alguns dias atrás, recebeu carta anônima informando da traição de sua esposa com um senhor de nome Tício. Resolveu, então, procurar o advogado, a fim de que fossem tomadas todas as providências assecuratórias e necessárias para a devida separação judicial. Ficou acordado que os serviços advocatícios prestados pelo advogado custariam R$ 3.000,00 (três mil reais). O processo judicial foi iniciado então. Ocorre que, no decorrer do processo, o senhor Marco Aurélio ficou insatisfeito com os serviços prestados por Sérvio Túlio e resolveu revogar o mandato, pelo qual havia conferido poderes ao advogado. Tendo em vista o caso narrado, responda:
a) A revogação do mandato, praticada pelo senhor Marco Aurélio, é hipótese de direito subjetivo ou de direito potestativo? Por quê?
Direito subjetivo. O titular do direito subjetivo pode modificar ou extinguir uma situação subjetiva, interferindo diretamente na esfera jurídica de outro sujeito que a esse poder não poderá se opor.
b) Qual a diferença entre o direito subjetivo e o direito potestativo?
Direito subjetivo- É a situação jurídica, consagrada por uma norma, através da qual o titular tem direito a um determinado ato face ao destinatário. Direito potestativo- É um direito que não admite contestações.

Outros materiais