Buscar

ESTACIO-PERGUNSTAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estácio Santa Catarina – São José
	Curso: Educação Fisica
	Fase:1º
	 Parte da Avaliação 1 : Saúde, gênero e sexualidade – SDE4824
	Data:14/05/20
	Professor(a): Ma.LorenaParatella
	Acadêmico(a):Isadora Mendes
	 Matricula:202001249028
Instruções:	
· Este estudo de casos constitui parte da composição da nota de AV1
· Não será respondido qualquer questionamento durante avaliação;
· Está avaliação contém 2questões. 
· Leia com atenção os enunciados.
· Releia tudo antes de entregar.
· Concentre-se e bom trabalho.
 Questão 1- Em relação aos casos estudados e discutidos em aula no qual traçamos diálogos entre as categorias de gênero, raça, classe e etnia, considerando o seu olhar de futuro profissional de educação física no cuidado com a saúde trace uma síntese de um dos casos discutidos em sala e escolhido por você. Aquele CASE que diretamente ou indiretamente te mobilizou, te sensibilizou, te fez pensar e refletir. Que aprendizado foi significativo para você a partir desse caso.
RESPOSTA:O caso que me sensibilizou foi de um trabalho de uns colegas de classe que falaram sobre a serie “todo mundo odeia o Chris”, e essa serie fala muito sobre preconceito, racismo. Por que Chris era um menino negro de família pobre e todos ao seu redor ficavam zoando ele por qualquer coisa. 
Questão 2- No artigo Gênero, sexualidade e idade: tramas heteronormativas nas práticas pedagógicas da educação física escolar as autores Priscila Gomes Dornellese Maria Cláudia Dal’Igna publicado pela Educ. Pesqui. vol.41 no. spe São Paulo Dec. 2015 trazem em seu resumo:
 
O artigo analisa a produção da (hetero) normalização do gênero e da sexualidade em articulação com a idade na trama da educação física escolar. Apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que buscou analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes que ministram aulas de educação física em escolas estaduais distribuídas em sete cidades dos nove municípios que compõem a região do Vale do Jiquiriçá (BA). Para acessar esses sujeitos, foi realizado um seminário de formação de professores e utilizaram-se grupo focal e entrevistas como estratégias metodológicas. Tomando como referências teórico-metodológicas e políticas os estudos feministas pós-estruturalistas, a teoriaqueer e os estudos foucaultianos, discute-se como a dimensão cronológica é tratada de forma fixa e etapista e torna-se definidora do que se pode conhecer e de como se pode conhecer na escola. A pesquisa aponta para certa conexão, por vezes contínua e, em outros momentos, descontínua, entre gênero, sexualidade e idade nas aulas de educação física da região investigada. Por um lado, docentes indicam que a sexualidade se manifesta na escola desde cedo, ainda na infância, em função de fatores regionais, e de forma exacerbada nos meninos. Por outro lado, a idade cronológica dos corpos dos estudantes funciona como uma norma regulatória quando se trata dos temas da sexualidade, o que contribui para reforçar a promoção/assunção do pressuposto sexo-gênero-prática heterossexual como natural a partir da adolescência.
 Baseado em nossas aulas e em nossas construções e desconstruções, conceitue:
Gênero: Podemos dizer que é o que identifica e diferença os homens das mulheres.
Sexo: Seria a parte biologia, os órgãos sexuais 
Sexualidade: É um conceito que podemos basear em atração sexual ou afetiva entre pessoas.

Continue navegando