Buscar

Exercicio avaliativo 5 Das políticas às ações direitos do idoso no Brasil

Prévia do material em texto

Das políticas às ações: direitos da pessoa idosa no Brasil
1. Painel
2. Meus cursos
3. Das políticas às ações: direitos da pessoa idosa no Brasil
4. Módulo 5: Proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa
5. Exercício Avaliativo 5
	Iniciado em
	segunda, 22 jun 2020, 23:46
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 22 jun 2020, 23:55
	Tempo empregado
	8 minutos 23 segundos
	Notas
	2,33/3,00
	Avaliar
	15,56 de um máximo de 20,00(78%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Relacione as assertivas conforme seus conteúdos pertinentes
	As violências físicas ou de negligência são as mais evidentes, pois deixam marcas no corpo e sinais de alerta no ambiente no qual se vive. Machucados ou comportamento reticente da pessoa idosa são os primeiros sinais de que algo está errado. Outras formas de violência, mais explicitas como ofensas, humilhações ou desprezo, também são incorporadas nas relações como dificuldade de diálogo, histórico de desavenças ou mesmo como resposta ao abandono da pessoa idosa no passado.
	Resposta 1 
	Se manifesta por meio da má distribuição de renda, uma vez que apenas 75% (setenta e cinco por cento) da população idosa recebe renda igual ou inferior a três salários mínimos. As pessoas idosas que vivem no limite têm menos possibilidade de escapar dessa situação do que qualquer outra das várias faixas etárias.
	Resposta 2 
	A família, conforme o que preconiza o Estatuto do Idoso é quem primeiro deve cuidar de seus membros, mas, de acordo com dados do Disque 100, é onde acontecem as principais violações.
	Resposta 3 
	A violência é um fenômeno tão amplo e com tantas facetas que não se limita aos cinco tipos explicados ao longo do módulo. Há um tipo de violência que se espalha de diferentes modos e afeta a vida das pessoas idosas de muitos modos diferentes. As condições de vida devem ser consideradas violentas quando elas se constituem em fator de risco, causa de conflito ou de isolamento para a pessoa idosa (BRASIL, 2013).
	Resposta 4 
	Violências e abusos praticados por empresas como bancos, lojas e planos de saúde estão no campo da violência institucional, pois se aproveitam das vulnerabilidades da população idosa para oferta de créditos, produtos e aumentos abusivos, tornando ainda mais vulnerável a condição de vida dessa população. E nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs) a problemática da violência institucional se perpetua com a reprodução de abusos, maus tratos e negligências que podem resultar em mortes, incapacitações e aceleração de dependências e de doenças mentais como depressão (BRASIL, 2013).
	Resposta 5 
Feedback
Sua resposta está correta.
Independente da perspectiva que se escolha analisar a questão da violência contra pessoa idosa, o certo é que os dados relativos a essa problemática devem ser amplamente discutidos para que estratégias de prevenção e enfrentamento possam ser traçadas.
A resposta correta é: As violências físicas ou de negligência são as mais evidentes, pois deixam marcas no corpo e sinais de alerta no ambiente no qual se vive. Machucados ou comportamento reticente da pessoa idosa são os primeiros sinais de que algo está errado. Outras formas de violência, mais explicitas como ofensas, humilhações ou desprezo, também são incorporadas nas relações como dificuldade de diálogo, histórico de desavenças ou mesmo como resposta ao abandono da pessoa idosa no passado. → Tipos mais comuns de violências, Se manifesta por meio da má distribuição de renda, uma vez que apenas 75% (setenta e cinco por cento) da população idosa recebe renda igual ou inferior a três salários mínimos. As pessoas idosas que vivem no limite têm menos possibilidade de escapar dessa situação do que qualquer outra das várias faixas etárias. → Violência estrutural, A família, conforme o que preconiza o Estatuto do Idoso é quem primeiro deve cuidar de seus membros, mas, de acordo com dados do Disque 100, é onde acontecem as principais violações. → Mito da Família Protetora, A violência é um fenômeno tão amplo e com tantas facetas que não se limita aos cinco tipos explicados ao longo do módulo. Há um tipo de violência que se espalha de diferentes modos e afeta a vida das pessoas idosas de muitos modos diferentes. As condições de vida devem ser consideradas violentas quando elas se constituem em fator de risco, causa de conflito ou de isolamento para a pessoa idosa (BRASIL, 2013). → Violência difusa, Violências e abusos praticados por empresas como bancos, lojas e planos de saúde estão no campo da violência institucional, pois se aproveitam das vulnerabilidades da população idosa para oferta de créditos, produtos e aumentos abusivos, tornando ainda mais vulnerável a condição de vida dessa população. E nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs) a problemática da violência institucional se perpetua com a reprodução de abusos, maus tratos e negligências que podem resultar em mortes, incapacitações e aceleração de dependências e de doenças mentais como depressão (BRASIL, 2013). → Violência institucional.
Questão 2
Parcialmente correto
Atingiu 0,33 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale as alternativas corretas sobre as redes de suporte social
Escolha uma ou mais:
a. Unidades de proteção social - Rede de atenção com as conexões entre o Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Justiça e Ações Intersetoriais 
O chamado “tripé da seguridade social” é composto pela rede de serviços da política de assistência social, junto com a Rede do SUS e com os benefícios garantidos pela política de Previdência Social.
b. A rede de proteção à pessoa idosa é composta por um conjunto de órgãos e instituições públicas que cumprem funções semelhantes na busca de medidas protetivas ao público acima de 60 anos.
c. O Disque 100 aciona uma rede de defesa e proteção dos direitos das pessoas idosas composta por Delegacias, Ministério Público, CRAS e CREAS.
d. A rede de defesa e proteção dos direitos da pessoa idosa é compreendida pelo conjunto de instituições privadas e públicas que se unem para defender a pessoa idosa de suas famílias.
e. Rede corresponde a conexões que garantem proteção e segurança em momentos difíceis. Rede de suporte social significa um grupo de pessoas importantes umas para as outras que realizam trocas e potencializam as relações de cuidado e pertencimento social.
Feedback
Sua resposta está parcialmente correta.
Você selecionou corretamente 1.
Sobre a rede de defesa e proteção dos direitos da pessoa idosa sabe-se que nenhuma instituição é mais importante que outra, pois elas precisam garantir que as diferentes funções sejam exercidas por diferentes organizações, para que a população idosa seja atendida em suas necessidades e direitos.
As respostas corretas são: Rede corresponde a conexões que garantem proteção e segurança em momentos difíceis. Rede de suporte social significa um grupo de pessoas importantes umas para as outras que realizam trocas e potencializam as relações de cuidado e pertencimento social., O Disque 100 aciona uma rede de defesa e proteção dos direitos das pessoas idosas composta por Delegacias, Ministério Público, CRAS e CREAS., Unidades de proteção social - Rede de atenção com as conexões entre o Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Justiça e Ações Intersetoriais
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale V ou F nas afirmações abaixo.
	Cerca de 10% (dez por cento) da população idosa brasileira reside em domicílios coletivos, o que representa em torno se 840 mil moradores.
	Resposta 1 
	As Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPIs) são estruturas de acolhimento presentes na sociedade desde os tempos antigos. Conforme a SBGG são “estabelecimentos para atendimento integral institucional, cujo público alvo são pessoas de 60 (sessenta) anos ou mais, dependentes ou independentes, que não dispõem de condições para permanecer com a família ou em seu domicílio”.
	Resposta 2A competência para fiscalização das instituições é definida pelo Estatuto do Idoso como sendo responsabilidade somente dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa.
	Resposta 3 
Feedback
Sua resposta está correta.
Do descaso à atenção integral, é preciso compromisso social para que as pessoas idosas tenham seus direitos garantidos.
A resposta correta é: Cerca de 10% (dez por cento) da população idosa brasileira reside em domicílios coletivos, o que representa em torno se 840 mil moradores. → Falsa, As Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPIs) são estruturas de acolhimento presentes na sociedade desde os tempos antigos. Conforme a SBGG são “estabelecimentos para atendimento integral institucional, cujo público alvo são pessoas de 60 (sessenta) anos ou mais, dependentes ou independentes, que não dispõem de condições para permanecer com a família ou em seu domicílio”. → Verdadeira, A competência para fiscalização das instituições é definida pelo Estatuto do Idoso como sendo responsabilidade somente dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa. → Falsa.
Parte inferior do formulário
Tipos mais comuns de violências
Violência estrutural
Mito da Família Protetora
Violência difusa
Violência institucional
Falsa
Verdadeira
Falsa

Continue navegando

Outros materiais