Buscar

PAPER DE ESTAGIO camila


Continue navegando


Prévia do material em texto

3
PAPER DE ESTAGIO
Camila do nascimento barros
 Tifane de oliveira costa
Prof. Maira Aurelino Gomes 
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (PED: 1835) – Estágio 
01/04/2019
RESUMO
Esse presente paper de estagio tem como base elucidar a importância da nossa vivencia de estágio onde tivemos por objetivo descrever e analisar as etapas de estagio I do curso de licenciatura em pedagogia do centro universitário Leonardo da Vinci –UNIASSELVI, refletiremos sobre a vivencia educacional onde foram feitas as observações e as regências na turma do pré 5 da educação infantil. O tema escolhido teve como área de concentração as metodologias de ensino, baseado no método construtivista onde o mesmo é uma teoria de conhecimento e aprendizagem e não uma teoria de ensino. A proposta das regências foram fundamentadas na tipologia de conteúdos: factuais,conceituais,procedimentais e atitudionais, a fim de refletirmos a idéia de que é possível planejar e desenvolver praticas pedagógicas diversificadas que oportunizam as crianças, o aprendizado do mundo através de uma experiência lúdica, envolvendo a imaginação. Dessa forma foi possível perceber a importância do enfoque globalizador para a ampliação dos conteúdos de aprendizagem da leitura e escrita através da diversificação onde os alunos pelo método construtivista, devem adquirir o conhecimento em sala, reforçá-lo através de um processo de construção individual do sujeito e esse não copia a realidade , mas constrói a partir de suas representações. 
Palavras-chave: vivencia.construtivismo.realidade
1 INTRODUÇÃO
1.1 Metodologia de ensino: métodos de ensino no Brasil 
 O método de ensino é um procedimento didático caracterizado por certas fases e operações para alcançar um objetivo previsto, Podemos considerar como metodologia de ensino, tudo o que o professor utiliza como meio para facilitar o conteúdo para os alunos. A forma como o professor apresenta o conteúdo é de suma importância para o processo ensino-aprendizagem, O procedimento de ensino deverá responder às perguntas: O que eu quero ensinar? Este é o melhor caminho para trabalhar este conteúdo com esses alunos? 
Os estudantes devem adquirir o conhecimento em sala, reforçá-lo através de exercícios e testá-lo em provas e simulados A maioria das escolas brasileiras são bem parecidas: os alunos estão divididos em turmas, de acordo com suas idades; um professor é responsável por transmitir o conhecimento, ensinando uma disciplina através de métodos expositivos. Os métodos mais utilizados nas escolas brasileiras são os métodos: tradicional, construtivista, Montessoriano, Waldorf e Freinet. O objetivo do nosso projeto de estágio é abordar sobre o ensino construtivista. 
O estagio na educação infantil tem como objetivo nos fazer elaborar, desenvolver e avaliar projetos educativos, a partir do diagnóstico da realidade da educação infantil usando o método construtivista, construindo formas de atuação, com vistas à melhoria da educação das crianças; faz-nos desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relativas à profissão docente, considerando o contato direto com o campo de estágio e a formação teórica proporcionada pelo curso.
- identificamos a interação e a busca do conhecimento vindo dos próprios alunos.
- buscar além de tudo o sumo conhecimento.
 - sua eficácia faz com que a criança cresça sendo um ser critico e com raciocínio lógico.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
Construtivismos: do Piagetiano ao sócio-interacionismo Vigotskiano
 O construtivismo é uma teoria sobre conhecimento e aprendizagem e não uma teoria de ensino.
Piaget (2003) consolidou a teoria cognitivista. Para ele, considerando que o
Desenvolvimento está ligado a maturação biológica, a evolução dos estágios de Desenvolvimento ocorre a partir do amadurecimento em cada idade. Nestes termos, o sujeito Nasce biológico para se tornar social. Divergindo de Piaget, Vigotski, em sua teoria sóciointeracionista, considera que é a partir da interação com o ambiente/cultura que o sujeito se desenvolve. Para o construtivismo o aprendizado é um processo de construção individual do sujeito e este não copia a realidade, mas constrói a partir de suas representações. O ensino deve proporcionar o aluno a aprender , esse método tem como base a idéia de que o professor é um medidor no processo de aprendizagem do aluno, assim ele tem maior autonomia para buscar seu próprio conhecimento. A pratica construtivista traz também uma conseqüência positiva; uma valorização do processo de aprendizagem pelo aluno, pois há uma maior significação de conteúdos para ele, maior dinamismo na atuação do professor, pois sem a obrigação dos afazeres tradicionais eles tem maior oportunidade de serem construtivos, reflexivos, pesquisadores e abertos ao dialogo com os alunos, que passam a intervir decisivamente nos processos pedagógicos; temos uma sala de aula menos silenciosa abrindo lugar para a experimentação , espontaneidade e a inquietação do aluno. 
 DESAFIOS DO PROFESSOR DA EDUCAÇAO INFANTIL NOS DIAS ATUAIS
	
 A educação infantil enfrenta grandes desafios no Brasil. O primeiro desafio a ser combatido, esta relacionado à importância dessa primeira fase, visto que para muitos serve apenas para a criança aprender a ¨brincar¨; no entanto ela é muito mais que isso.
 A series iniciais tem como propósito fazer uma grande diferença na formação intelectual,social, e ate profissional da criança. Isso ocorre pois as informações dadas nesse período auxiliam na aprendizagem de leitura e escrita. Essa primeira fase é primordial para o desenvolvimento das crianças portanto, ela exige um profissional preparado para lidar com tamanha responsabilidade. infelizmente no Brasil, os dados quanto a formação dos professores não são os melhores, cerca de 35,6% dos que atuam em creches estudaram somente ate o ensino médio, já na educação infantil o percentual é de 33% dos professores sem curso superior segundo o censo escolar 2016. Se o profissional não se qualifica , ele acaba causando grande impacto no atendimento para com as crianças. Ao perguntar aos professores na escola João Paranaguá filho sobre suas formações todos responderam ter a pedagogia, e outros poucos que possuem especializações.
 
 Método construtivista: O aluno aprende a aprender
No principio construtivista o conhecimento é ativamente construído pelo sujeito e não passivamente recebido do professor ou do ambiente, Cada estudante é visto como o construtor de seu próprio conhecimento. O construtivismo refere-se mais aos aspectos lógicos da aprendizagem, em constante interação com questões que mobilizam o pensar. O pensar produz conhecimento e a ação que produz conhecimento é a ação de resolver problemas. Assim, é necessário possibilitar que a inteligência de quem aprende aja sobre o que se quer explicar. Aprende-se constantemente.
Aprendemos a partir de um mergulho amplo nos aspectos que interessam aos problemas. Aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade, sendo que este está em interação com outros tantos objetos. Pelo prisma do construtivismo, nada está acabado e o conhecimento nunca está terminado. Ele se constitui pela interação do sujeito com o meio físico e social, com o mundo dos objetos e das relações sociais.
2 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO
o estagio I foi realizado junto a escola municipal Joao paranagua filho, Rua do Estácio ,528,centro, Nova viçosa / BA. A escola conta com 242 alunos, e uma equipe de mais ou menos 15 docentes e 23 funcionários atualmente.
A instituição possui 10 salas de aulas, cozinha,sala de direção,pátio,orientador,secretaria,dois banheiros sendo um feminino e outro masculino. Para realização do estagio, primeiramente será realizada a coleta de dados da escola através das entrevistas com o coordenador , a diretora e os professores. Ficamos 20 horas observando em uma sala de aula com a professora na turmado pré 5, os alunos tem idade entre 4 e 5 anos finalizando então com as regências. Totalizando 40 horas. As atividades foram desenvolvidasda seguinte forma:
· Segunda-Feira_ Alfabeto e numeros 
· Terça-Feira_ Traços, Sons, cores e Formas. 
· Quarta-Feira_ Numeros e quantidades
· Quinta-Feira_Alfabeto e nome próprio
· Sexta-Feira_ alfabeto e quantidades
A turma onde foram realizadas as observaçoes e regencias foi uma turma de pré 5 com a quantidade de 20 alunos com faixa etaria de 5 anos. Durante o estagio pude vivenciar diversas experiencias, nem todas positivas pois quando falamos de crianças tudo e imprevisivel, nem sempre oque planejamos ocorre como o esperado. estagiamos em uma sala com 20 alunos e por ser um numero grande na maioria das vezes estavam agitados por conta do clima esta quente pois o espaço não ajudava nesse quesito. Ao entrarmos em contato com os alunos percebemos a alegria de verem novas professoras com propostas novas para sairem da rotina, mais percebemos tambem um desconforto da profesora conosco em sala mas durante o estagio foi mudando e nos ajudando e ensinando a lidar com as crianças. durante o período de observação, tive acesso ao Projeto Político Pedagógico da instituição onde defende como princípio pedagógico, que o aluno deve iniciar a aprendizagem através de uma ação direta sobre a realidade e, em um processo progressivo, alcançar diferentes graus de distanciamento. As aulas do primeiro ao quinto dia de observação foram super importantes para que pudéssemos conhecer a rotina da professora com os alunos, antes de dar inicio as aulas diariamente a professora faz uma oração com a turma e logo após eles cantam a canção do ‘‘Boa tarde’’ que é um método de cumprimento aos colegas e também a professora. Logo em seguida faz a leitura do alfabeto e dos numerais convocando um a um para a leitura das letras e números, entretanto pudemos perceber a dificuldade de alguns a identificar letras, enquanto outros reconheciam muito bem todas as letras e numerais.
 Logo em seguida todos os dias da regência fazíamos uma leitura contando historias educativas e que estimulasse eles a imaginação criativa, que por sinal deu muito certo todos participavam das criações, e por tanto sem sair da rotina deles dávamos as atividades do cronograma da professora, ajudávamos como podíamos um a um, pois existia uma dificuldade não de todos apenas alguns e percebemos também que essa dificuldade vinha apenas dos faltantes que não eram muitos. Já outros percebemos que era muito inteligente antes mesmo de explicarmos já estavam fazendo.
 A inclusão do lúdico no planejamento e desenvolvimento das atividades 
pedagógicas permite às crianças o aprendizado do mundo por meio da imaginação por isso buscamos trazer aulas mais dinâmicas onde as crianças pudessem aprender brincando e se divertindo, mais sem sair da rotina da professora pois não podíamos desfocalos dos assuntos dado por ela.
 Só tenho a agradecer a escola que nos recebeu de braços abertos, e também nos ajudou no que precisamos tirando todas as nossa duvidas pois fomos pensando uma coisa sendo que na pratica e outra vivemos com ótimas pessoas que a todo tempo estavam nos motivando a continuar e que precisamos de mais profissionais nessa área e de mais reconhecimento pelo que fazemos. Por isso sou grata a tudo que vive nesse estagio foi uma experiência muito grande tanto para minha vida pessoal como para minha vida profissional, pois nos doamos de corpo e alma para aquelas crianças fizemos com amor.
 Portanto o estagio foi de suma importância pra mim pois pude perceber que estou fazendo por amor e com amor e percebi que e uma profissão de muita responsabilidade. pois alem de professores somos também amigos,conselheiros. O amor que essas crianças propagam é imenso, No dia de nossa despedida fizemos uma seção de filmes da Monica personagem ao qual as crianças adoram, demos um bombom para cada criança e ao final todas vieram nos abraçar e a professora nos fez um pedido para que voltássemos antes que findasse o ano letivo pois as crianças nos amaram. Encerramos então nesse paper essa vivencia única que é descrever tudo que vivemos na pratica.
.
3 IMPRESSÕES DO ESTÁGIO (considerações finais)
O processo de construção desse estágio: pesquisa, observação, planejamentos e 
regências, o que pude perceber e que através do estagio que teremos a certeza do que estamos fazendo pois a teoria da pratica são coisas completamente diferentes e ali percebi que você descobre o amor pela profissão e pelas crianças, eu me doei de tal forma que tive certeza do que quero para mim. Cheguei La com certo receio mais com o decorrer isso foi desaparecendo e o amor pelo que vou fazer vai tomando conta e nos motivando a continuar pra mim o estagio foi um momento crucial para ajudar na minha formação. No entanto o estagio entre si foi bastante produtivo, pois aprendir a selecionar matérias, com previa definição dos conteúdos que serão trabalhados, percebendo como trabalhar a faixa etária das crianças. Portanto este estágio foi de suma importância pois me proporcionou chances de refletir sobre a realidade do sistema educacional, e com isso pude ter base para a minha formação profissional.
REFERÊNCIAS
"Metodologia de Ensino e Educação Infantil: Algumas Considerações Sobre a Trajetória da Escola Infantil no Brasil" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008, disponível em<http://www.pedagogia.com.br/artigos/metodologiadeensino/index.php?pagina=2>
Colunista Portal Educação, Escolha da Metodologia de Ensino, disponível em < https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/escolha-da-metodologia-de-ensino/42547
FERRAZ, THAIS,2016, conheça os métodos de ensino mais comuns nas escolas brasileiras, disponível em < https://www.infoescola.com/noticias/conheca-os-metodos-de-ensino-mais-comuns-nas-escolas-brasileiras/>
PETSI, 2018, Métodos de ensino e aprendizado: uma breve síntese na 
eficiência produtiva, disponível em<http://www.each.usp.br/petsi/jornal/?p=1921>
Diferencial pedagógico, METODOLOGIA – Sociointeracionismo:coleção aquarela,disponível em< http://www.escolasouzapoletti.com.br/diferencial.html>
 
 
 
PAPER DE ESTAGIO
 
 
Camila do nascimento
 
barros
 
 
Tifane de oliveira costa
 
Prof. Maira Aurelino Gomes
 
 
Centro Universitário Leonardo da Vinci 
–
 
UNIASSELVI
 
Curso (PED: 1835
) 
–
 
Estágio 
 
01/04/2019
 
 
RESUMO
 
 
Esse presente paper de estagio tem como base elucidar a importância da nossa vivencia de estágio 
onde 
tivemos por objetivo descrever e analisar as etapas de estagio I do curso de licenciatura em 
pedagogia do centro universitário Leonardo da Vinci 
–
UNIASSELVI, refletiremos sobre a vivencia 
educacional onde foram feitas as observaçőes e as regęncias na turma do pré 5 da educaçăo 
infantil. O tema escolhido teve como área de concentraçăo as metodologias de ensino, baseado no 
método construtivista onde o
 
mesmo é uma teoria de conhecimento e aprendizagem e năo uma 
teoria de ensino. A proposta das regęncias foram fundamentadas na tipologia de conteúdos: 
factuais,conceituais,procedimentais e atitudionais, a fim de refletirmos a idéia de que é possível 
plane
jar e desenvolver praticas pedagógicas diversificadas que oportunizam as crianças
, o 
aprendizado do mundo através de uma experięncia lúdica, envolvendo a imaginaçăo. Dessa forma 
foi possível perceber a importância do enfoque globalizador para a ampliaçăo d
os conteúdos de 
aprendizagem da leitura e escrita através da diversificaçăo onde os alunos pelo método 
construtivista, devem adquirir o conhecimento em sala, reforçá
-
lo através de um processo de 
construçăo individual do sujeito e esse năo copia a realidade
 
, mas constrói a partir de suas 
representaçőes. 
 
 
Palavras
-
chave: vivencia.construtivismo.realidade
 
 
1 INTRODUÇÃO
 
 
1.1 Metodologia de ensino: 
métodos de ensino no BrasilO método de ensino é um procedimento didático caracterizado por certas fases e operações para 
alcançar um objetivo previsto, Podemos considerar como metodologia de ensino, tudo o que o 
professor utiliza como meio para facilitar o conteúdo para os alunos. 
A forma como o professor 
apresenta o conteúdo é de suma importância para o processo ensino
-
aprendizagem, O procedimento 
de ensino deverá responder às perguntas: O que eu quero ensinar? Este é o melhor caminho para 
trabalhar este conteúdo com esses alunos?
 
 
Os estudantes devem adquirir o conhecimento em sala, reforçá
-
lo através de exercícios e testá
-
lo em 
provas e simulados A maioria das escolas brasileiras são bem parecidas: os alunos estão divididos 
em turmas, de acordo com suas idades; um professor é resp
onsável por transmitir o conhecimento, 
ensinando uma disciplina através de métodos expositivos. Os métodos mais utilizados nas escolas