Buscar

Eutanásia Veterinária: Regras e Princípios

Prévia do material em texto

· JOANA SCARPELLI DE CARVALHO
· BEM ESTAR ANIMAL 01- 06 -2020
· PROF. BARBARA AZEVEDO PEREIRA TORRES 
· PRIMEIRO PERÍODO 1-2020
 EUTANÁSIA 
A eutanásia é um método de manter o bem estar da sociedade juntamente com o do animal. Trazendo segurança à sociedade caso o animal esteja doente, porém muitas pessoas executam de forma ilegal em fazendas, ranchos e áreas que possuem muitos animais. Não sendo a favor de métodos de eutanásia ilegais, os animais tem que morrer de forma que se sintam bem e vão em paz, com a segurança de um fim de vida “saudável” e sossegado. E cabe ao veterinário essa ação de dar um final de vida digno ao animal, e ficar de olho em eutanásias ilegais, para fazer denúncia e acabar com sofrimento dos animaizinhos. 
A eutanásia só é aceita, de acordo com o CFMV, caso o animal for uma ameaça à saúde pública, comprometendo a saúde do ser humano; o veterinário assim deve manter os prontuários com os métodos e as técnicas empregados sempre disponíveis para fiscalização pelos órgãos competentes; caso o bem-estar do animal estiver comprometido de forma irreversível e os sintomas de dor não podem ser controlados por meio de analgésicos, sedativos ou de outros tratamentos; então cabe ao médico veterinário assegurar aos animais submetidos à eutanásia um ambiente tranquilo, respeitando os princípios básicos; caso o animal constituir risco à fauna nativa ou ao meio ambiente; dando ao veterinário a obrigação de esclarecer ao proprietário ou responsável legal pelo animal, quando for o caso, sobre o auto da eutanásia. Sendo exemplos de quando pode ocorrer eutanásia de acordo com o CFMV e o como o médico veterinário deve agir. 
O médico veterinário deve seguir a risca essas regras para que ele não perca seu titulo de graduação da veterinária, sendo escrita na RESOLUÇÃO CFMV No 1000/2012 Art. 16 - A não observância das regras e princípios definidos nesta Resolução sujeitará o médico veterinário responder a processo ético profissional.
E como exemplo de eutanásia que, eu futuro médica veterinária, NÃO faria seria caso alguma cliente chegasse falando que quer que realize eutanásia, pois seu pet é agressivo, morde ela em casa e que já testou todos os métodos e não tem condições financeiras de tratar o animal agressivo. Sendo assim aconselharia métodos profissionais que veterinários recomendam e marcaria o retorno para ver o melhoramento de comportamento do animal.
E exemplo de eutanásia que eu FARIA, seria caso um bovino ou equino caísse em algum lugar, impossível de tirar ele sem ocorrer a morte do animal, assim para evitar o sofrimento do animal eu executaria a eutanásia, antes da retirada, garantindo tranquilidade e sossego para a morte do animal.

Continue navegando