Buscar

Tópicos Especiais av final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512723) ( peso.:4,00)
	Prova:
	17284674
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O Brasil já foi uma monarquia até 15 de novembro 1889, quando teve uma ação militar, então comandado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, passando a ser uma República, com um período ditatorial. Em 1984, o país passou a ser um país democrático. A partir dessa mudança, o estado democrático passou a ter uma escolha, em que o povo escolhe um representante que garanta as necessidades da população, sendo o povo que governa. Descreva e justifique os dois tipos da democracia que podem ser representadas.
	Resposta Esperada:
a) Democracia direta: é o povo que escolhe se aceita ou não sistemas políticos e administrativos através de referendo e/ou plebiscito, para sua localidade, cidade, estado e para o país.
b) Democracia indireta: nesse modelo de democracia, o povo escolherá seu representante através de eleições e voto secreto, para esse tomar decisões em nome do povo que o escolheu.
	2.
	O Sistema Único de Saúde - SUS - é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde - OMS - como o maior sistema gratuito e universal do mundo. Em 2018, com seus 30 anos de existência, o SUS apresenta muitas vitórias e inúmeros desafios, em especial, o de encontrar meios para garantir a sua sustentabilidade. Hoje, sete em cada dez brasileiros dependem exclusivamente do sistema público de saúde. O Programa Nacional de Imunização, responsável por 98% do mercado de vacinas do país, é um dos destaques. O Brasil garante à população acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela OMS. Também é no SUS que funciona o maior modelo público de transplantes de órgãos do mundo. Mais de 90% dessas cirurgias realizadas no país foram financiadas pelo SUS. Os pacientes possuem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, operação, acompanhamento e medicamentos pós-transplante. O sistema dá ainda assistência integral e totalmente gratuita para a população de portadores do HIV, doentes de Aids, pacientes renais crônicos, com câncer, tuberculose e hanseníase. Com base nas informações e nos dados apresentados, disserte sobre a abrangência, no Brasil, dos serviços de saúde ofertados pelo SUS, apresentando uma proposta que favoreça a sustentabilidade do SUS.
FONTE: https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2018/04/subfinanciamento-limita-expansao-do-sus-maior-sistema-publico-de-saude-do-mundo.shtm. Acesso em: 26 jul. 2018.
	Resposta Esperada:
O Sistema Único de Saúde é um dos mais respeitados no mundo com relação a sua abrangência e atendimento gratuito para toda a população brasileira. Os princípios norteadores do SUS, universalidade, integralidade e igualdade previstos na Lei Orgânica da Saúde garantem o atendimento básico e especializado para todos de forma gratuita, sem distinção de pessoas. Além do tratamento de doenças que afetam a população, o SUS também banca os custos de todo calendário de vacinação recomendado pela OMS para toda população brasileira. Devido à grande abrangência do sistema e a elevada população brasileira, atualmente em mais de 200 milhões de habitantes, para garantir a sustentabilidade do SUS é preciso organizar muito bem o gerenciamento dos recursos e aplicação eficiente nos diferentes programas de saúde. Um sistema tão amplo só pode ser sustentável se os entes envolvidos estão comprometidos com a eficiência e qualidade na prestação dos serviços de saúde, seja na esfera federal, estadual ou municipal.
Parte inferior do formulário

Continue navegando