Buscar

Desafio Colaborativo - Gestão de Equipe

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tópico da discussão
Parte superior do formulário
Prezado (a) aluno (a), tudo bem?  
Com o intuito de aprimorar cada vez mais seu aprendizado, proponho uma atividade de fixação para você.  
Vamos lá! 
188.007 é o número de resultados no site: www.amazon.com ** para o termo “leadership” (Liderança) e a cada minuto esse número fica ainda maior.
Sabemos que o assunto é de fundamental importância não apenas na aviação, mas em todos os setores da nossa vida. Assim sendo, a partir do que você aprendeu na unidade 1 sobre os tipos de liderança e as competências de um líder, responda: 
a) Com quais dos tipos de liderança você se identifica mais? Por quê? 
Liderança pode ser conceituada de várias maneiras. Para Robbins (2002), a liderança corresponde a um processo de influência pelo qual os indivíduos, com suas ações, facilitam o movimento de um grupo de pessoas rumo a uma meta comum ou compartilhada. A distinção entre líder e liderança é importante, mas potencialmente confusa. O líder é o indivíduo e a liderança é a função ou atividade que o indivíduo executa. 
Segundo Chiavenato (2000), a teoria que explica a liderança por meio de estilos de comportamento, sem se preocupar com características pessoais de personalidade do líder, refere-se àquela que divide a liderança em três grupos, ou seja, autocrática, democrática e liberal.
Na liderança autocrática, o líder procura fixar as diretrizes, sem qualquer participação do grupo. Determina as providências para a execução das tarefas, cada uma por vez, à medida que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo. Também estabelece a tarefa que cada um deve executar e o seu companheiro de trabalho. O líder apresenta-se como dominador e é pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro. 
Na liderança liberal, tem como princípio a liberdade para as decisões tanto grupais quanto individuais, com mínima participação do líder. Esta é limitada, ficando o líder à disposição para o fornecimento de informações desde que solicitadas. Também, a divisão das tarefas e escolha dos colegas ficam totalmente a cargo do grupo, sem a contribuição do líder. O líder não avalia o grupo nem controla os acontecimentos, apenas comenta sobre as atividades quando perguntado. Wagner III e Hollenbeck (2003) acreditam que a teoria dos três estilos de liderança se concentra especificamente no modo como os líderes tomam as decisões, e o efeito que isso produzirá nos índices de produtividade e satisfação geral dos subordinados. 
Quanto à liderança democrática, a qual me identifico, as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. A equipe esboça as providências para atingir o objetivo e pede aconselhamento ao líder, que sugere alternativas para escolha. Nesse estilo as tarefas ganham novas perspectivas com e qualidade com os debates. A divisão das tarefas fica a critério do grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho. O líder procura ser um membro inserido no contexto do trabalho, é objetivo e limita-se aos fatos nas críticas e elogios. 
b) Para você, quais são as competências que você espera identificar em um Líder no contexto da aviação? 
O líder é aquele profissional que geralmente está à frente de equipes, entende e demonstra que todos fazem parte de uma mesma estrutura utilizando diversos tipos de competências para a gestão de pessoas. Quando bem definidas e desenvolvidas, se tornam referência para nossa carreira e motivam o desenvolvimento dos liderados.
Além de inspirar e motivar, é uma referência de atitude, definindo um bom ambiente de trabalho, disposto a valorizar as habilidades individuais, respeitar as dificuldades e trabalhar em conjunto para superá-las.
Sendo assim, separei 8 competências importantes para que o líder motive sua equipe em buscar melhores resultados, ter alta performance e prazer nas tarefas desenvolvidas:
1 – Inteligência Emocional – Assim como os liderados, o líder também é um ser humano, com pressões, sentimentos e emoções, apenas em uma posição de comandar e engajar a equipe.
 
2 – Comunicação Efetiva – Essa pode ser eleita como uma das características mais importantes de um líder. Por natureza a comunicação depende de dois lados. O primeiro, da fala: ao delegar tarefas, compartilhar seu conhecimento e dados importantes dos projetos, além de dar feedbacks pontuais a fim de reduzir erros. O segundo, da escuta: saber ouvir o seu liderado e o que está por trás das palavras, buscando identificar possíveis soluções e inovações.
3 – Relacionamento Interpessoal – Ele consegue construir boas relações com sua equipe e seus superiores, proporcionando um clima positivo dentro da equipe.
4 – Coesão e Confiança – É muito comum o liderado buscar congruência entre o que o líder diz e o que ele faz. Quando ela não acontece, a equipe pode se sentir desmotivada e deixe de aceitar tão facilmente o que for delegado, criando um clima ruim dentro da empresa.
5 – Visão de Futuro – Em qualquer área, visão de futuro é ter clareza do objetivo final. Assim entender os reais motivos pelo que tenho que fazer hoje para dar mais um passo rumo ao objetivo. Quando o líder consegue despertar essa visão em sua equipe, se torna fácil engajar os colaboradores para que nos momentos de trabalho eles utilizem seu máximo desempenho.
6 – Organização – o dia a dia de uma empresa inclui diversas demandas e responsabilidades, e para não se perder no meio delas é fundamental a elaboração de um cronograma.
7 – Respeito – Cada profissional dentro de uma equipe possui diversas habilidades e limitações, cada um possui um sistema de valores e crenças. Um bom líder é aquele que consegue respeitar as diferenças entre cada um, valorizando seu lado humano, utilizando o máximo das habilidades individuais.
8 – Humildade – É saber se colocar no lugar do outro e não projetar todas as suas habilidades sobre ele. É enxergar o liderado de acordo com suas habilidades e limitações, sem se colocar em um nível superior.
Todas as habilidades essenciais para um líder podem ser desenvolvidas e potencializadas. Independente da sua área de atuação é importante o investimento na evolução contínua. 
c) Quais dessas competências você já ostenta? E quais você ainda precisa desenvolver?
O termo competência no aspecto organizacional, conforme apontado por Dutra (2001, p. 26) caracteriza-se como “um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que a pessoa desenvolva suas atribuições e responsabilidades”. Dessa forma, a competência não se limita a um estoque de conhecimentos teóricos e empíricos detido pelo indivíduo, nem se encontra encapsulada na tarefa. Mais do que buscar uma definição conceitual, faz-se necessário o alcance de um maior entendimento do papel das competências em uma organização.
Sendo assim, após uma auto avaliação posso dizer que a competência que ostento seria a de Relacionamento Interpessoal, pois gosto de trabalhar com pessoas, entender suas necessidades, auxiliá-las na busca dos seus objetivos, e com isso associar as necessidades da organização.
Quanto a competência que preciso desenvolver, seria a de Comunicação Efetiva, no que se trata de feedbacks. Acredito que preciso ser menos pessoal neste momento, principalmente quando se trata de feedbacks negativos.
No mais, espero ter contribuído com as minhas respostas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando