Buscar

Yukio N Yoshimura - QUESTÕES DISSERTATIVAS DE EMPREENDEDORISMO TECNOLÓGICO

Prévia do material em texto

QUESTÕES DISSERTATIVAS DE EMPREENDEDORISMO TECNOLÓGICO
Yukio Newton Yoshimura – RA: 2121233-8
Engenharia de Produção – 4º Semestre – Noturno – Paulista 2
1. Na sua visão sobre Empreendedorismo Tecnológico, cite três características principais que o empresário deve ter ao gerenciar o seu próprio negócio. Explique por que essas qualidades devem ser importantes no sucesso dessa companhia.
Autoconfiança: Acreditar nas suas próprias ideias e opiniões e transparecer confiança para sua equipe. Análise e busca de oportunidades: É do empreendedor o papel de análise do planejamento efetuado ou de elaboração de novos, analisando a oportunidade em ideias descartadas. Organização e Compromisso: Ter tudo estruturado e organizado faz com que haja mais comprometimento com o trabalho e evita qualquer tipo de transtorno. 
2. Na elaboração de um plano de negócios (business plan), o empresário deve ter em mente que o documento deve ter um objetivo a ser realizado. Que objetivo é esse? Um business plan bem completo e detalhado facilita em que aspecto o desenrolar da construção da empresa?
O planejamento tem como finalidade definir de que maneira a organização aplicará o seu recurso como meios para alcançar os objetivos propostos, com uma visão geral e a logo prazo, ressaltando que sua elaboração é responsabilidade do nível mais alto da organização. O planejamento pode ser visto como a função determinante para o desenvolvimento e prosseguimento das atividades da empresa, servido de auxílio nas tomadas de decisões, evitando possíveis erros.
 
3. Diga em que consiste a Análise SWOT dentro do estudo de um negócio. É possível separar em dois tipos de fatores, facilitando a interpretação. Explique as componentes da SWOT dentro dessa ótica.
Análise das Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, o que alguns chamam de análise FOFA ou matriz FOFA. Para que se possa chegar ao resultado adequado por meio da ferramenta SWOT, é preciso dividir o ambiente da empresa em duas esferas: Ambiente Interno (onde serão identificados os pontos fortes e as fraquezas de uma empresa e Ambiente Externo (onde estão as ameaças e as oportunidades).
No Ambiente Interno é possível identificar os pontos fortes, correspondentes aos recursos e capacidades que juntos se transformam em uma vantagem competitiva para a empresa em relação aos seus concorrentes. E os pontos fracos que são as deficiências que a empresa apresenta em comparação com seus concorrentes atuais ou em potencial.
No Ambiente Externo é um ambiente sobre o qual não existe controle, pois são fatores que devem ser constantemente observados antes e após a definição de estratégia da empresa.
4. A análise do estudo de caso da Havaianas nos leva a concluir que houve a utilização de uma ferramenta importante dentro do Plano de Marketing. Descreva sobre essa ferramenta explicando por que a Havaianas teve sucesso com a aplicação dessa técnica.
Os 4ps do Marketing são um famoso conceito que resumo os 4 pilares básicos de qualquer estratégia de marketing, todos eles começando pela letra p: produto, preço, praça e promoção.
Produto: Se refere àquilo que a empresa vende.Quando as sandálias Havaianas foram lançadas, eram modelos mais simples, com cores nas tiras e solas, dentro de embalagens plásticas. Com o surgimento das Havaianas TOP, os modelos passaram a ter cores mais variadas e estilos mais caprichados, tornando seu elemento mais forte. Qualidade e durabilidade são características de certo modo que conseguiram alavancar e fixar a marca no Brasil, possuindo matéria prima que nenhuma concorrente fornece, fazendo com que alcançasse outros públicos e outros países.
Preço: O preço, obviamente, se refere ao valor de venda do produto, o quanto ele custa para a aquisição pelo cliente.
O valor da sandália atualmente chega a R$ 40,00 (chinelos), enquanto no início custavam cerca de R$ 5,00. Esse aumento é decorrente á reposicionamento e mudança de mercado. No Brasil a Havaianas oferece um preço que agrada a todos os seus consumidores, sendo que a maioria dos brasileiros possui um par de havaianas.
Praça: É o lugar, onde o produto é oferecido.
 No começo, os pontos de vendas mais comuns era os mais populares, sendo a maioria das vezes supermercados. Atualmente, possui lojas exclusivas e quiosques em todos os shopping do país, bem como áreas exclusivas nas demais lojas de departamentos, tornando-se um produto acessível sem espaço para concorrência.
Promoção: Tem relação com a melhor versão do produto, o preço mais adequado ao mercado e a sua disponibilidade onde o cliente está.
É sem dúvida o ponto mais forte da Havaianas. Suas campanhas publicitárias contêm humor e boa apresentação, passando sempre a imagem de exclusividade, como é visto nas campanhas (“Recuse Imitações” e “As Legítimas”). O grupo é o que mais investe em publicidade, através de comerciais, redes sociais e produtos bem posicionados no mercado.
5. Os empresários Caito Maia, Robson Shiba, Laércio Cosentino e Miguel Krigsner têm em comum algumas das principais qualidades que uma pessoa empreendedora deve possuir. Escolha um deles e explique como foi a trajetória que o levou a ser uma referência dentro de nosso território.
Antonio Caio Gomes Pereira Filho, mais conhecido como Caito Maia, é o fundador da Chilli Beans, maior marca de óculos e acessórios da América Latina.
Em 1996, Caito passou a comprar óculos nos Estados Unidos e revendê-lo no Brasil. 	Como o preço era mais justo possível, deixava seus compradores totalmente satisfeitos. Com a boa aceitação do público e um alto número de vendas, Caito Maia optou por ampliar o seu negócio e começou a revender também para lojas de comércio varejista.
Pensando nisso, surgiu seu primeiro empreendimento: a empresa Blue Velvet, atacadista de óculos. A empresa no seu primeiro ano de atuação conseguiu mais de 250 clientes do comércio varejista. Entretanto, por não ter nenhuma formação acadêmica, Caito passou a ter muitos problemas para administrar o negócio. E, sem um bom controle do fluxo de caixa da empresa, a Blue Velvet ficou extremamente fragilizada e acabou quebrando com a inadimplência de apenas dois de seus clientes.
Mas como todo bom empreendedor, Caito persistiu em sua ideia e conseguiu superar as adversidades. Após o fracasso de seu primeiro negócio, o empreendedor se viu com duas alternativas: retornar à sua banda ou então retomar as vendas de óculos escuros como varejista.
A solução encontrada por Caito Maia foi aproveitar parte do estoque que sobrou da Blue Velvet e montar um quiosque de vendas no Mercado Mundo Mix, que era um grande evento itinerante na cidade de São Paulo, voltado para a venda de roupas e acessórios. Vender óculos escuros no Mercado Mundo Mix o início da Chilli Beans. Tudo era feito com muito esforço e suor, e o foi justamente esta experiência que fez com que o empreendedor ganhasse a experiência que precisava. Na inauguração de sua loja o dia era chuvoso. Mas, esse contratempo não impediu a empresa de Caito Maia de se destacar entre todas as demais lojas do mercado Mundo Mix, e obter um grande volume de vendas logo na inauguração.
Para montar o estande no Mercado Mundo Mix, era necessário dar um nome ao quiosque. Caito gostava muito de pimenta, e com a ajuda do publicitário e amigo, José Caporrino, surgiu no ano de 1997 o nome “Chilli Beans”, que remete a um prato típico da culinária tex-mex (texana-mexicana) à base de pimenta e feijão.
O fracasso de sua primeira empresa, a Blue Velvet, serviu de lição para Caito Maia, e fez com que ele se precavesse contra uma nova crise financeira que poderia arruinar a Chilli Beans. A medida encontrada para ter um maior controle financeiro foi pagar a vista todas as compras com seus fornecedores de óculos.
Com o negócio organizado financeiramente, estava na hora de pensar na sua expansão. No ano de 2000, a Chilli Beans abriu o seu primeiro quiosque de vendas em um shopping e no ano seguinte teve a sua primeira franquia. Atualmente são mais de 750 lojas espalhadas por países como Portugal, Tailândia, Caribe, Colômbia,Chile. Emirados Árabes e Estados Unidos, Angola e Kuwait. Dessas mais de 50 lojas.
Além de óculos escuros, a Chilli Beans passou a oferecer outros produtos para seus clientes como bolsas e mochilas em 2011. Com os diversos licenciamentos realizados com outras empresas ao longo de seus 20 anos de história, atualmente a marca Chilli Beans já se encontra em roupas íntimas, bicicletas, guitarras e chinelos das empresas licenciadas.

Continue navegando

Outros materiais