Buscar

Filosofia e História da Educação no Brasil


Continue navegando


Prévia do material em texto

Pergunta 1 (0.8 pontos)
 
Salvo
"Mas, a partir do instante em que um homem necessitou do auxílio do outro, desde que percebeu que era útil a um só ter provisões para dois, desapareceu a igualdade, introduziu-se a propriedade, o trabalho tornou-se necessário e as vastas florestas se transformaram em campos risonhos que cumpria regar com o suor dos homens e nos quais logo se viu a escravidão e a miséria germinarem e medrarem com as searas."
ROUSSEAU, J. J. Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens. São Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 213.
Jean Jacques Rousseau (1712-1778), autor desse excerto, foi um intelectual diretamente ligado ao Iluminismo francês. No texto-base da disciplina, discutimos suas principais filosofias. A esse respeito, analise as proposições a seguir:
I. O homem era naturalmente bom e puro, contudo a sociedade o corromperia, mas a educação poderia transformá-lo.
II. O Estado era algo a ser combatido, pois as regras que impunha também funcionariam no sentido de corromper o homem.
III. Em relação à educação e à infância, Rousseau defendeu a ideia de que a criança era um adulto incompleto, portanto, sua educação deveria fornecer-lhe aquilo que precisava para ser efetivamente um adulto funcional.
IV. Uma das grandes contribuições de Rousseau para a pedagogia atual foi estabelecer a ligação entre a motivação e aprendizagem.
Nesse sentido, é possível afirmar que:
Opções de pergunta 1:
	
		a) 
	Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.
	
		b) 
	Apenas as afirmações I, II e III são verdadeiras.
	
		c) 
	Apenas as afirmações II, III e IV são verdadeiras.
	
		d) 
	Apenas as afirmações II e IV são verdadeiras.
	
		e) 
	Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras.
Pergunta 2 (0.8 pontos)
 
Salvo
Durante a gestão do ministro Gustavo Capanema, "[...] foi promulgada, em 9 de abril de 1942, a Lei Orgânica do Ensino Secundário, também conhecida como Reforma Capanema. Por essa lei, foram instituídos no ensino secundário um primeiro ciclo de quatro anos de duração, denominado ginasial, e um segundo ciclo de três anos. Esse último ciclo, que na reforma planejada por Francisco Camposapresentava três opções, passou a ter apenas duas, o curso clássico e o científico [...]".
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Diretrizes do Estado Novo (1937-1945): reforma do ensino secundário, Fundação Getúlio Vargas. CPDOC. Disponível em: <http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/EducacaoCulturaPropaganda/ReformaEnsinoSecundario>. Acesso em: 24/06/2015.
O período descrito no texto anterior revela as mudanças ocorridas na legislação educacional brasileira, bem como o seu impacto na rotina escolar. Sobre a chamada Reforma Capanema, escolha a assertiva que revela as mudanças efetivas ocorridas na educação escolar.
Opções de pergunta 2:
	
		a) 
	Capanema percebeu que não há indústria sem mão de obra e, de certa forma, a mão de obra qualificada pelo ensino profissionalizante pode acelerar o processo de expansão industrial.
	
		b) 
	As Leis Orgânicas da Educação, instituídas por Capanema em 1942, revisaram o sistema educacional brasileiro, tornando-o mais generalista.
	
		c) 
	A Reforma Capanema surgiu em um momento de declínio industrial, cenário que acabou prejudicando sua efetiva aplicação.
	
		d) 
	As instituições de ensino privatistas propunham a liberdade de ensino, que também era apoiada pela igreja, mas Capanema posicionou-se contra essa liberdade, pois valorizava a ampliação da escola pública.
	
		e) 
	Capanema foi um dos responsáveis pelo fim do movimento "modernização conservadora".
Pergunta 3 (0.8 pontos)
 
Salvo
Leia o excerto a seguir:
"Lançado em 1932, o Manifesto dos Pioneiros da Educação nova tem sido fonte de estudos historiográficos sobre educação, por ser de grande importância no âmbito de discussões acerca da escola pública no Brasil. Trata-se de um documento escrito por 26 educadores, com o título 'Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova - A reconstrução educacional no Brasil: ao povo e ao governo'. Circulou em âmbito nacional com a finalidade de oferecer diretrizes para uma política de educação e representou simultaneamente, um plano de ação nacional em busca da estruturação de um sistema educacional e um documento de discussão e reflexão sobre o ambiente político e social dos anos de 1920 e 1930."
CAMURRA, L.; TERUYA, T. K. Escola Pública: Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e o Direito à Educação. SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1, 2008, Cascavel. Anais… Cascavel: Unioeste, 2008.
Considerando o contexto histórico apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O Manifesto foi uma síntese e uma tentativa de avanço sobre propostas novas de educação e de uma concepção de vida com um ideal utilitarista.
Porque
II. Com esse documento, seus autores pretendiam afastar o modelo educacional vigente, o escolanovismo, considerado incompatível com a dinâmica social da época.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Opções de pergunta 3:
	
		a) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
		b) 
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
		c) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
		d) 
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
		e) 
	As asserções I e II são proposições falsas.
Pergunta 4 (0.8 pontos)
 
Salvo
Leia o excerto a seguir:
"A criação do Ministério da Educação e Saúde – Decreto n. 19.402, de 14 de novembro de 1930 – se constituiu em uma das primeiras medidas do Governo Provisório que permitiram ao Estado nacional e capitalista em formação uma atuação mais objetiva em relação aos problemas educacionais do País. Francisco Campos, seu primeiro titular, tomou posse no dia 18 de novembro daquele mesmo ano."
MORAES, M. C. M. de. Educação e Política nos anos 30: a presença de Francisco Campos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 73, n. 17-4, p. 291-321, maio/ago. 1992.
O texto anterior aborda a criação do Ministério da Educação e Saúde. De acordo com o conteúdo apresentado em seu texto-base, assinale a alternativa que revela o real sentido da criação desse ministério.
Opções de pergunta 4:
	
		a) 
	Desejava-se descentralizar a administração referente às políticas públicas.
	
		b) 
	Buscava-se destacar que a educação e a saúde eram entendidas como elementos acessórios na condução das políticas.
	
		c) 
	Buscava-se estimular as políticas de caráter municipal.
	
		d) 
	Buscava-se definir políticas públicas mais centralizadas e eficazes.
	
		e) 
	Buscava-se oferecer institucionalmente mais liberdade para os estados conduzirem as políticas públicas de educação.
Pergunta 5 (0.8 pontos)
 
Salvo
Leia atentamente o excerto a seguir:
"Uma das teorias mais importantes na educação, a Teoria Construtivista, surgiu no século XX, a partir das experiências do biólogo, filósofo e epistemólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), o qual observando crianças desde o nascimento até a adolescência - como um recém-nascido passava do estado de não reconhecimento de sua individualidade frente ao mundo que o cerca indo até a idade de adolescentes, onde já tem-se o início de operações de raciocínio mais complexas - percebeu que o conhecimento se constrói na interação do sujeito com o meio em que ele vive."
NIEMANN, F. de A.; BRANDOLI, F. Jean Piaget: um aporte teórico para o construtivismo e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática. IX ANPED SUL, 2012. Disponível em:<http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/770/71>. Acesso em: 14/06/2015.
Há uma discussão sobre o construtivismo e sua utilização no processo de ensino e aprendizagem dentro da escola. A respeito da teoria construtivista, é correto afirmar que:
Opções de pergunta 5:
	
		a) 
	Não teve impacto no desenvolvimento de concepçõespedagógicas no Brasil, pois o governo não estava disposto a importar teorias estrangeiras que interferissem em seu processo educacional.
	
		b) 
	Para Piaget, a relação com o meio incide sobre aquilo que se aprende e na forma como se aprende. É dessa percepção que nasce o construtivismo, pois a partir da sua relação com o meio, o indivíduo desenvolve sua autonomia na aquisição de novos conhecimentos.
	
		c) 
	A partir do desenvolvimento de técnicas de apreensão da realidade ministradas pelo professor, o indivíduo torna-se mais capaz, inclusive, de adquirir novos conhecimentos.
	
		d) 
	Na percepção de Jean Piaget, o aprendizado do indivíduo é construído a partir de elaborações teóricas que informam o aprendizado no mundo real.
	
		e) 
	A práxis pedagógica deve evitar o excesso de estímulo às crianças, pois as atividades constantes podem comprometer o desenvolvimento motor, psicológico, afetivo e intelectual.
Pergunta 6 (0.8 pontos)
 
Salvo
Leia o trecho extraído do documento Manifesto dos Educadores: mais uma vez convocados, de 1959:
"Esta mensagem, decorridos mais de 25 anos da primeira que em 1932 nos sentimos obrigados a transmitir ao público e às suas camadas governantes, marca nova etapa no movimento de reconstrução educacional que se procurou então desencadear, e que agora recebe a solidariedade e o apoio de educadores da nova geração."
AZEVEDO, F. Manifesto dos Educadores: mais uma vez convocados. [1959]. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p. 205-220. Ago. 2006.Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/doc2_22e.pdf>. Acesso em: 15/06/2015.
A respeito desse documento, publicado em diversos meios de comunicação da época, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Anísio Teixeira participou do primeiro Manifesto, ficando à margem das discussões sobre a educação nacional no período de publicação do segundo documento.
II. ( ) A liberdade de ensino teve maior ênfase no segundo Manifesto, no sentido de que as escolas tivessem maior autonomia para as decisões referentes às políticas pedagógicas.
III. ( ) A condenação da liberdade de ensino pelos pioneiros da educação tinha relação com a previsão de que o país não se desenvolveria enquanto a educação estivesse sob poder de interesses privatistas.
IV. ( ) Os privatistas, nesse contexto, propunham que o Estado não fiscalizasse o ensino em instituições particulares e ainda as auxiliasse financeiramente, ideia esta combatida pelos pioneiros da educação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 6:
	
		a) 
	V, F, F, V.
	
		b) 
	V, V, F, F.
	
		c) 
	F, F, V, V.
	
		d) 
	F, V, V, F.
	
		e) 
	F, V, V, V.
Pergunta 7 (0.8 pontos)
 
Salvo
Leia o excerto a seguir:
"[...] Em 1895, Durkheim publica o estudo denominado "As Regras do Método Sociológico", onde define o objeto por excelência da sociologia: os fatos sociais. Fato social é tudo o que é coletivo, exterior ao indivíduo e coercitivo. Durkheim demonstra que os fatos sociais têm existência própria e independem daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular [...]."
CANCIAN, R. Durkheim (2): a consciência coletiva e os fatos sociais. UOL EDUCAÇÃO. 24 set. 2007. p. 3. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/durkheim-2-a-consciencia-coletiva-e-fatos-sociais.htm>. Acesso em: 24/06/2015.
Considerando o texto acima e o conteúdo apresentado no texto-base, analise as afirmativas a seguir sobre o fato social enquanto conceito sociológico e assinale Vpara as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) O fato social é constitutivo do objeto de estudo da sociologia.
II. ( ) O fato social é coercitivo, pois exerce força sobre os indivíduos obrigando-os, por meio de constrangimento legal e jurídico, a se conformarem com as regras, normas e valores sociais vigentes.
III. ( ) O fato social é exterior aos indivíduos, portanto eles podem resistir ao seu poder coercitivo quando tomam consciência de que são suscetíveis a tais influências.
IV. ( ) O fato social é marcado pela generalidade, pois é a manifestação de um fenômeno que permeia toda a sociedade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 7:
	
		a) 
	V, F, F, V.
	
		b) 
	V, V, F, V.
	
		c) 
	F, V, F, V.
	
		d) 
	V, V, F, F.
	
		e) 
	V, F, V, F.
Pergunta 8 (0.8 pontos)
 
Salvo
Leia o excerto a seguir:
"[...] a noção de qualificação, ao apoiar-se nas dimensões conceitual, social e experimental, já não conseguia formar profissionais polivalentes e multifuncionais, pois tinha no horizonte um mundo do trabalho mais estável, o que implicava em empregos igualmente mais estáveis. O acirrado desenvolvimento das novas tecnologias, com a chamada reestruturação produtiva, passou a exigir trabalhadores cada vez mais flexíveis e aptos a responderem às instabilidades do processo produtivo atual. Sem dúvida, a educação não ficaria imune a essa crise, que levaria a um desemprego generalizado, pois os profissionais não lidavam a contento com as inovações tecnológicas [...]".
SOUZA, L. C. A reforma do ensino médio e as concepções de educação, homem e sociedade, expressas pela pedagogia das competências: uma análise crítica. In: SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Anais... UFG. Disponível em:<https://anaisdosimposio.fe.ufg.br/up/248/o/1.2.__65_.pdf>. Acesso em: 24/06/2015.
Com base no excerto anterior, podemos tipificar os principais traços do neoescolanovismo, do neoconstrutivismo e do neotecnicismo no Brasil. Analise as afirmativas a seguir e assinale V para aquelas que correspondem aos preceitos acadêmicos mencionados e F para aquelas que não correspondem.
I. ( ) O neoescolanovismo trabalha com o conhecimento a partir de um eixo utilitarista, que valoriza a capacidade que os indivíduos têm para manter sua empregabilidade.
II. ( ) Nos preceitos do neoescolanovismo, empresários e trabalhadores precisam desenvolver um perfil que vise a uma rápida adaptação, um dos fatores que mantém a empregabilidade.
III. ( ) Efetivamente, o neoconstrutivismo apresenta a aprendizagem como um ato individual, ainda que a motivação seja coletiva.
IV. ( ) No neoconstrutivismo, o processo de aprendizagem tem um objetivo prático: formar habilidades. Assim, a experiência por meio da vivência é mais importante que aquilo que é pensado.
V. ( ) No neotecnicismo, há um rompimento com a ideia de garantir a empregabilidade por meio da educação. A escola deixa de ser preparatória para o mercado e passa a ter o papel de formar cidadãos mais introspectivos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 8:
	
		a) 
	F, F, V, F, V.
	
		b) 
	F, V, V, F, V.
	
		c) 
	V, V, V, V, F.
	
		d) 
	V, V, F, V, V.
	
		e) 
	V, V, V, F, F.
Pergunta 9 (0.8 pontos)
 
Salvo
	"[...] O avanço científico europeu do início do século XIX, decorrente da Primeira Revolução Industrial, fez com que o homem acreditasse em seu completo domínio da natureza. O positivismo surgiu nessa época como uma corrente de pensamento que apregoava o predomínio da ciência e do método empírico sobre os devaneios metafísicos da religião. Nesse sentido, o movimento intelectual erigido por Isidore-Auguste-Marie-François-Xavier Comte, ou simplesmente Auguste Comte (1798-1857), defendia que todo saber do mundo físico advinha de fenômenos "positivos" (reais) da experiência, e eles seriam os únicos objetivos de investigação do conhecimento [...]."
SÊGA, R. A. Ordem e progresso. Duetto. 5. ed, mar. 2014. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/ordem_e_progresso_imprimir.html>. Acesso em: 23/06/2015.
	
Com base nas interferências do Positivismo no Brasil, especialmente no que se refere ao campo da ciência, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as asserções que apresentam a concepção correta sobre essa corrente do pensamento e F para aquelas que não apresentam.
I. ( ) Corrente de pensamento queteve origem na França e exerceu influência na política do Brasil desde o Império até o início da República.
II. ( ) A Lei dos Três Estados destruiu o legado de Auguste Comte e o desviou do caminho da ciência.
III. ( ) Para Comte, os conceitos de "amor", "ordem" e "progresso", uma vez combinados, conduziriam a humanidade a resultados positivos, isto é, ordem ao invés do caos.
IV. ( ) Os ideários de Auguste Comte chegaram ao Brasil como corrente de pensamento e influenciaram o movimento que culminou com a proclamação da República.
V. ( ) Auguste Comte e Herbert Spencer foram os nomes que marcaram o pensamento político-educacional brasileiro.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 9:
	
		a) 
	F, V, F, V, F.
	
		b) 
	V, V, F, F, V.
	
		c) 
	V, F, V, V, V.
	
		d) 
	V, V, V, F, F.
	
		e) 
	V, F, F, V, F.
Pergunta 10 (0.8 pontos)
 
Salvo
Após o período da ditadura militar, o presidencialismo voltou a ser praticado no Brasil, trazendo João Goulart novamente ao governo. Sua popularidade era bastante grande, e foi ainda mais reforçada por suas ações no plano trienal de desenvolvimento econômico e social. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. A distribuição de riquezas era uma das ações previstas no plano de Jango.
II. Os planos de João Goulart previam a privatização de refinarias de petróleo.
III. Desenvolver o plano trienal gerou mobilização dos movimentos populares que foram contra as medidas sugeridas pelo governo de João Goulart, que, por sua vez, reprimiu amplamente tais mobilizações.
IV. Entre os objetivos do plano estavam as reformas agrária, urbana, educacional, eleitoral e tributária.
Agora, assinale a alternativa correta:
Opções de pergunta 10:
	
		a) 
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
		b) 
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
	
		c) 
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
		d) 
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
		e) 
	Apenas a afirmativa I está correta.
	Tentativa 1
Por Escrito: jun 18, 2020 19:01 - jun 18, 2020 19:24
Exibição do Envio
O questionário foi enviado com êxito.
Pontuação da Tentativa:
8 / 8 - 100 %
	Nota Geral (maior tentativa):
8 / 8 - 100 %
	
Concluído