Buscar

TEXTOS RESUMO PARA AV1 PSICOLOGIA

Prévia do material em texto

TEXTOS RESUMO PARA AV1 PSICOLOGIA-VINICIUS FARANI
BEHAVIORISMO
Criado pelo americano John Watson, o behaviorismo estuda o comportamento do ser humano, derivado de certas variáveis do meio. Nele, o individuo é fruto do meio, começando como uma “tabua rasa” e sendo modificado pelo ambiente em que vive, usando a relação S-R em que S é o estimulo do meio e R é a resposta do individuo. Os behavioristas se baseiam no comportamento respondentes, comportamentos não voluntarias que são expulsas ou produzidas pelos estímulos anteriores do ambiente. Seguindo uma logica de Watson, cria-se o BEHAVIRISMO RADICAL DE SKINNER, que estuda a ciência do comportamento atrás do experimento. Ele utiliza a teoria do S-O-R sendo S o estimulo R a resposta e 0 o comportamento operante que diz que para toda ação tem uma consequência( resposta), podendo ser positiva( aumenta a possibilidade de ocorrer a reposta novamente), negativo( ocorre a mudança de comportamento para retirar a consequência indesejada) e a punição( a extinção ou a suspensão de um certo comportamento). Existem outros conceitos como fuga( ocorre quando um estimulo negativo já esta em andamento, o individuo tem um comportamento reforçado), a esquiva(comportamento para diminuir ou impedir a ocorrência de estímulos negativos), extinção( a reposta deixa de ser reforçada bruscamente podendo diminuir a frequência ou ate parar por completo) e a generalização( repostas semelhantes a estímulos percebidos como semelhantes).
PSICANALISE 
Freud inicia a psicanalise como uma forma de investigação que busca o significado oculto daquilo que é manifestado por meio de ações e palavras ou por produções imaginárias como sonhos, delírios, atos falhos. A base do estudo dele é o inconsciente, onde fica os conteúdos não presentes no campo da consciência que são reprimidos por intermédio de censuras internas, formados principalmente na infância principal centro psíquico é a sexualidade, também localizados nos primeiros anos de vida. O primeiro centro de estudos se baseia nos conceitos de consciente, pré-consciente e inconsciente. A segunda teoria apresentada por Freud procura conceituar o superego(normas sociais e regras), id(instintos) e ego(o equilíbrio, eu). A pratica da psicanálise se volta para o método catártico, tratamento que visa a liberação de emoções reprimidas no inconsciente. Ele teoriza o desenvolvimento psicossexual em estágios que vai do nascimento a adolescência. Também conceitua outros processos, chamados de mecanismos de defesa, como o recalque(capacidade do inconsciente de retirar informações de determinada situação), formação reativa( reação contraria ao esperado), regressão( reação agressiva a algo que ocorre), projeção( projetar no outro características próprias que não reconhece) e racionalização( construir argumentos intelectuais para justificar estados alterados de consciência).
GESTALT
Ao contrario do Behaviorismo, que diz que determinado estimulo causa a resposta em todas as pessoas, Gestalt diz que a resposta é diferente para cada um pois a percepção do meio que o individuo tem modifica a resposta do estimulo. Se baseiam no isomorfismo, o universo como uma unidade onde as partes estão relacionadas com o todo. Conceituam a tendência natural do sistema em restauras a boa forma chamando de restauração do equilíbrio. Esse processo é notado pela busca do fechamento(tendência de completar os elementos que faltam na imagem), simetria e regularidade. Entendemos o ambiente muitas vezes de uma forma diferente do que ela realmente é. Quanto maior o equilíbrio, a simetria, estabilidade e simplicidade, maior a chance de alcançar a boa forma. Nossa percepção de mundo nas condições que o ambiente oferece depende da forma como interpretamos o conteúdo. O meio comportamental é o resultado das interações do individuo com o meio e implica a interpretação desse meio através das forças da percepção . Quando focamos em algo temos a tendência de ignorar as outras coisas ao redor. O campo de força que nos leva a procurar a boa forma é chamado de campo psicológico. A realidade fenomênica é a maneira particular de como o individuo interpreta a situação.
PSICOLOGIA ANALITICA 
A psicologia de Jung busca entender a particularidade do ser humano para além das questões culturais/sociais, enquanto Freud trabalha com a questão do ego, Jung fala sobre o eu, que é o fator complexo com o qual todos os conteúdos conscientes se relacionam. O inconsciente coletivo é uma base em que são herdadas da historia da humanidade onde fica os arquétipos. Estes são padrões que se repetem ao longo da historia e que varia de acordo com a cultura(arquétipo do velho sábio, do herói). Existem também os conceitos de anima e animus que são as parcelas femininas e masculinas, e que ambos estão presentes nos seres humanos. A persona e sombra são outros dois conceitos importantes para a consciência do individuo. A persona são as mascaras sociais e a sombra é tudo aquilo que desconhecemos de nos mesmos ou que não aceitamos. São representantes de nossa aparência externa e aquilo que não desenvolvemos ou escondemos em nos mesmos. Os complexos são um conjunto de sentimentos carregados emocionalmente que se relacionam com um tema principal. A existência dos tipos psicológicos também são de grande importância, que são o pensamento e sentimento(envolvem julgamento e ponderação) e sensação e intuição(que não existe ponderação nesse processo). Todas estão presentes no ser porem sempre uma delas vai ser a dominante. Além desses quatro tipos, temos a extroversão( direcionam a libido/energia psíquica para o mundo exterior) e a introversão( concentram se no mundo interior). Essas atitudes ligadas aos quatro tipos resultam em oito personalidades.
ERIK ERIKSON
Erik, ao contrario de Freud, diz que o desenvolvimento psicossexual não se limitam a infância e continuam ao longo da vida. Ele concorda que são profundos os impactos presentes na infância e que afetam a vida adulta. Cada estagio bem ou mal sucedido afeta o estagio posterior. São dividas em cinco fases do desenvolvimento social e como isso afeta no processo de identificação na vida adulta( crise de identidade na ultima fase).

Continue navegando