Buscar

teste Cruzeiro do Sul - A LINGUAGEM NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2

Prévia do material em texto

As respostas corretas estão ocultas.
Pontuação desta tentativa: 9 de 10
Enviado 24 jun em 15:42
Esta tentativa levou 16 minutos.
 
Pergunta 1
1 / 1 pts
Leia com atenção o seguinte excerto:
“Você certamente conhece a história do Super-Homem. Ele representa um ídolo, pois é venerado. Porém, sua história é mítica, devido ao fato de representar todos os momentos de fracassos do ser humano na pele de Clark Kent, e por outro lado, como Super-Homem assume a capacidade de ter sucesso pleno em todas as áreas. Assim, o Super-Homem é um ídolo, porém sua história é mítica, sendo a única forma de representar a incapacidade do pleno sucesso humano, sem frustrações; pois o único que conseguiria tal feito seria um super-herói, e já que esse não existe, os seres humanos ficam mais conformados com suas limitações. E "criam" o mito do Super-Homem para poderem "falsamente" confortar-se com sua realidade”. Disponível em: http://www.filosofiavirtual.pro.br/
A respeito das estratégias utilizadas nesse excerto para a adequação de um texto ao AVA, conforme vimos na disciplina, analise as assertivas a seguir quanto à sua veracidade (se verdadeiras (V) ou falsas (F)):
I – Podemos afirmar que o excerto inclui o aluno no texto, como interlocutor. ( )
II - Podemos afirmar que o excerto faz o autor presente no texto teórico, como locutor. ( )
III - Podemos afirmar que o excerto utiliza paráfrases para explicar termos técnicos. ( )
IV- Apresenta escolha de palavras de uma linguagem mais próxima da linguagem informal, utilizando menos a linguagem técnica e mais a linguagem do dia a dia. ( )
Agora, assinale a alternativa que traz a resposta correta para a análise das assertivas:
  
 I-V; II-F; III-F; IV-V
  
 I-V; II-F; III-V; IV-F.
  
 I-F; II-V; III-V; IV-F.
  
I-V; II-F; III-F; IV-F.
  
 I-F; II-V; III-F; IV-V
Nesse excerto, podemos observar que há referência direta ao interlocutor, ou seja, ao aluno, ao usar o pronome “você”. No entanto, o produtor não se faz presente no texto, que está escrito todo em terceira pessoa; não apresenta paráfrases para explicar termos mais técnicos, pois há preocupação do autor em utilizar termos não técnicos, de fácil compreensão. A linguagem é pouco acadêmica, mais próxima da linguagem do dia a dia, informal.
 
Pergunta 2
1 / 1 pts
Leia o excerto a seguir com atenção:
Heráclito acreditava na constante transformação dos seres. Ao contrário de Parmênides, para Heráclito tudo está em movimento, ele confiava nos sentidos. Além de sua concepção de que nada é, tudo está sendo, ele afirmava que o mundo estava cheio de contrastes: a noite e o dia, a doença e a saúde, a guerra e a paz [...]. Saber qual pensamento está correto, se o de Parmênides ou o de Heráclito, qual devemos tomar como método eficaz para o conhecimento de um objeto, não é um questionamento epistemológico, pois ambos são irrelevantes para o conhecimento, um pensamento não afasta o outro. São dois métodos clássicos de resolver os problemas epistemológicos. No nosso universo estão presentes ao mesmo tempo o pensamento e a experiência, a permanência e a mudança. Logo, para resolver os problemas epistemológicos, devemos escolher qual método que melhor se adequa à solução do problema analisado. Disponível no endereço: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2118
Em relação ao uso de estratégias para a adequação de um texto ao AVA, conforme vimos na disciplina, nesse excerto, podemos dizer que
  
 há inclusão do aluno no texto, como interlocutor.
  
 há marcas da presença do autor no texto teórico, como locutor, mas utiliza uma linguagem excessivamente técnica, sendo acessível apenas por conhecedores da área.
  
 há marcas da presença do autor no texto teórico, como locutor e apresenta linguagem acessível, pois mescla termos da área específica e expressões do dia a dia, que facilitam a compreensão.
  
 apresenta a utilização de paráfrases para explicar termos técnicos.
  
 apresenta linguagem acessível, pois mescla termos da área específica e expressões do dia a dia, que facilitam a compreensão.
O texto apresenta marcas que expressam a presença do autor no texto teórico como locutor, tanto pelo uso da 1ª pessoa do plural como no uso do pronome possessivo nosso, como nos exemplos: “Saber qual pensamento está correto, se o de Parmênides ou o de Heráclito, qual devemos tomar como método eficaz para o conhecimento de um objeto” e “No nosso universo estão presentes ao mesmo tempo o pensamento e a experiência”; além de utilizar uma linguagem acessível, pois mescla termos da área específica e expressões do dia a dia, que facilitam a compreensão, como no trecho: “Além de sua concepção de que nada é, tudo está sendo, ele afirmava que o mundo estava cheio de contrastes: a noite e o dia, a doença e a saúde, a guerra e a paz [...].”
 
Pergunta 3
1 / 1 pts
Leia com atenção o excerto a seguir:
“O pensamento mítico, isto é, a crença na verdade dos mitos, teve início na Grécia, do séc. XXI ao VI a.C. Nasceu do desejo de dominação do mundo, para afugentar o medo e a insegurança. A verdade do mito não obedece à lógica nem da verdade empírica, nem da verdade científica. É verdade intuída, que não necessita de provas para ser aceita. É, portanto uma intuição compreensiva da realidade, é uma forma espontânea do homem situar-se no mundo”. Disponível em: http://www.filosofiavirtual.pro.br/
Agora, assinale a alternativa que apresenta uma das estratégias utilizadas nesse excerto para a adequação de um texto ao AVA, conforme vimos na disciplina:
  
 Inclui o aluno no texto, como interlocutor.
  
Utiliza paráfrases para explicar termos técnicos.
  
Utiliza marca de subjetividade: marcador textual que indica ao leitor apresentação de exemplo.
  
Faz o autor presente no texto teórico, como locutor.
  
Procura utilizar palavras de fácil compreensão.
Nesse excerto, podemos observar a paráfrase em: isto é, a crença na verdade dos mitos, para explicar a expressão “pensamento mítico”. Vale notar a expressão que marca a paráfrase: “isto é”. No entanto, não há nenhuma referência direta ao interlocutor, ou seja, ao aluno; o produtor também não se faz presente no texto, que está escrito todo em terceira pessoa; não há marcador textual que indica apresentação de exemplo; além de o texto não demonstrar preocupação em utilizar termos não técnicos, de fácil compreensão. A linguagem é acadêmica. Veja expressões como “pensamento mítico, verdade empírica, verdade intuída”. Essas expressões, embora pareçam de fácil compreensão para nós graduados, não o é para estudantes de graduação não iniciados no tema.
 
Pergunta 4
1 / 1 pts
Leia com atenção o seguinte excerto:
“A própria ciência pode virar um mito, quando somos levados a acreditar que ela é feita à margem da sociedade e de seus interesses, que mantém total objetividade e que é neutra. A nossa forma de compreensão do mundo dessacraliza o pensamento e a ação, isto é, retira dele o caráter de sobrenaturalidade, fazendo surgir a filosofia, a ciência e a religião”. Disponível em: http://www.filosofiavirtual.pro.br/
A respeito das estratégias utilizadas nesse excerto para a adequação de um texto ao AVA, conforme vimos na disciplina, analise as assertivas a seguir quanto à sua veracidade (se verdadeiras (V) ou falsas (F)):
I – Podemos afirmar que o excerto inclui o aluno no texto, como interlocutor. ( )
II - Podemos afirmar que o excerto faz o autor presente no texto teórico, como locutor. ( )
III - Podemos afirmar que o excerto utiliza paráfrases para explicar termos técnicos. ( )
IV- Utiliza marca de subjetividade: marcador textual que indica ao leitor apresentação de exemplo. ( )
Agora, assinale a alternativa que traz a resposta correta para a análise das assertivas:
  
 I-F; II-V; III-V; IV-V.
  
 I-V; II-F; III-F; IV-V.
  
 I-F; II-V; III-F; IV-F.
  
 I-F; II-V; III-V; IV-F.
  
 I-F; II-V; III-F; IV-V.
Nesse excerto, podemos observar que o produtor se faz presente no texto, nos trechos “quando somos levados a acreditar que ela é feita à margem da sociedade” e “A nossa forma de compreensão do mundo dessacraliza o pensamento”, alémde o excerto utilizar paráfrase para explicar termos técnicos, como em “A nossa forma de compreensão do mundo dessacraliza o pensamento e a ação, isto é, retira dele o caráter de sobrenaturalidade”. No entanto, não há referência direta ao interlocutor nem marca de subjetividade: marcador textual que indica ao leitor apresentação de exemplo.
 
Pergunta 5
1 / 1 pts
Leia o excerto a seguir com atenção:
“Noam Avram Chomsky é o criador do gerativismo. Sua teoria passou a ser conhecida a partir da publicação de Syntatic Structures e desde então é um líder no que diz respeito à linguagem humana impondo perspectivas com alto poder de convencimento. O gerativismo se propõe a explicar os fatos linguísticos e usa as intuições para julgar a sentença. Segundo ele, a mente deve ser estudada assim como se estuda o corpo humano; cada parte do cérebro tem sua função, portanto existe uma parte que é responsável pela linguagem. Da mesma maneira como crescimento e as fases de desenvolvimento do corpo humano são determinadas geneticamente, algumas faculdades mentais da mente, como compreensão matemática, habilidade de identificar traços da personalidade dos indivíduos a partir de breves contatos, a habilidade de criar formas artísticas, também são determinadas geneticamente”. Disponível em: http://www.ajwm.ppg.br/sandraperes/academico/chomsky.asp
A respeito do uso da linguagem utilizada nesse excerto em relação à sua adequação para o AVA, conforme vimos na disciplina, analise as assertivas a seguir quanto à sua veracidade (se verdadeiras (V) ou falsas (F)):
I. O excerto apresenta linguagem acessível, pois mescla termos da área específica e expressões do dia a dia, que facilitam a compreensão, sendo adequada para o AVA. ( )
II. A linguagem utilizada no excerto é excessivamente técnica, acessível apenas por conhecedores da área, sendo inadequada para o AVA. ( )
III. A linguagem utilizada no excerto é excessivamente informal, sendo inadequada para o AVA. ( )
Agora, assinale a alternativa que traz a resposta correta para a análise das assertivas:
  
 I-F; II-V; III-F.
  
 I-F; II-F; III-V.
  
 I-V; II-V; III-F.
  
 I-F; II-V; III-V.
  
 I-V; II-F; III-F.
O excerto apresenta uma linguagem adequada, pois exibe uma mescla de termos da área específica e expressões do dia a dia, que facilitam a compreensão, o que é esperado para o AVA. Conforme vimos na disciplina, para o material teórico em AVA é necessário usar a linguagem do dia a dia, mais informal e próxima da fala para criar um efeito de oralidade e para que o estudante não se sinta desestimulado, caso tenha muita dificuldade para atribuir sentidos ao que lê. Ao mesmo tempo, é necessário utilizar termos técnicos e específicos para que o estudante possa ampliar seu repertório e construir novos conhecimentos.
 
Pergunta 6
1 / 1 pts
Charolles (1978) postula a existência de critérios de boa formação de um texto, que, segundo ele, se manifestam por quatro metarregras. São elas:
  
repetição, relação, não-contradição, progressão.
  
repetição, cooperação, não-contradição, progressão.
  
 relação, cooperação, repetição, não-contradição.
  
 não-contradição, progressão, cooperação, recorrência.
  
 cooperação, contradição, repetição, não-progressão.
Charolles (1978) postula a existência de critérios de boa formação de um texto, que, segundo ele, se manifestam por quatro metarregras. São elas: repetição, progressão, relação e não contradição.
 
Pergunta 7
1 / 1 pts
Leia com atenção o excerto a seguir:
A REALIDADE VIRTUAL PODE MUDAR A VIDA? DERRICK DE KERCKHOVE
Para fazer uma ideia de como a realidade virtual poderia mudar a vida, é importante comparar seus efeitos possíveis com aqueles que marcaram o advento do telefone, do automóvel e da televisão. Do telefone, a RV se aproxima por seu lado individualista, personalizado. Entretanto, como nós não prestamos atenção suficiente no modo pelo qual o telefone já mudou a vida e continua ainda a mudá-la, nós também não estamos preparados para encarar os efeitos comunicacionais da realidade virtual. Como meio de comunicação ainda em potencial - a RV multiplicará as possibilidades de expressão do indivíduo. [...] Assim como a voz humana traz com ela um tanto da pessoa que fala, a expressão multissensorial que se entrevê na comunicação da realidade virtual convida a sonhar com diálogos inauditos, gestos e movimentos cheios de sutilidade. Bem colocada, no cerne de nossa vida cotidiana, a realidade virtual é suscetível de nos revirar como luvas.
Observe que foram selecionados quatro links para ampliar as informações deste texto:
I. realidade virtual;
II. efeitos;
III. telefone;
IV. luvas.
Assinale a alternativa que traz uma análise CORRETA relativa às escolhas dos links:
  
 Os link II, III e IV são inadequados à ampliação das informações desse texto; somente o link I é adequado à ampliação das informações desse texto, cuja temática versa sobre os impactos que a realidade virtual pode ter em nossas vidas.
  
Nenhum dos links escolhidos é adequado à ampliação das informações desse textos, cuja temática versa sobre os impactos que a realidade virtual pode ter em nossas vidas.
  
Apenas os links I e III são adequados à ampliação das informações desse texto, cuja temática versa sobre os impactos que a realidade virtual pode ter em nossas vidas.
  
Todos os links são adequados à ampliação das informações deste texto, cuja temática versa sobre os impactos que a realidade virtual pode ter com nossas vidas, comparando-os às transformações que trouxeram outros inventos ao longo da história, porque todas as palavras do texto podem ter alguma relação com o tema.
  
Os links II e III são inadequados e os links I e IV são adequados à ampliação das informações desse texto, cuja temática versa sobre os impactos que a realidade virtual pode ter em nossas vidas.
O link I é adequado, porque tem relação com a temática do texto, constituindo uma informação que pode ser ampliada com um hipertexto explicativo. O link II é inadequado porque é uma palavra de sentido genérico; o link III é inadequado porque a palavra telefone não tem relação direta com a temática do texto, a realidade virtual; o link IV é inadequado porque está empregado no sentido de analogia com luvas, num sentido figurado, portanto.
 
IncorretaPergunta 8
0 / 1 pts
A recorrência das mesmas seções a cada unidade em um curso em AVA está relacionada a uma determinada metarregra de Charolles. Assinale a alternativa que se refere a essa metarregra.
  
 Repetição.
  
Cooperação.
  
Não-contradição
  
 Relação.
  
Progressão.
A metarregra correta é a de Repetição que tem a seguinte definição: para que um texto seja coerente, é preciso que ele contenha no seu desenvolvimento linear elementos de recorrência.
 
Pergunta 9
1 / 1 pts
Quanto à escolha de palavras, dizemos que algumas classes de palavras quando utilizadas em um texto escrito para AVA geram menor precisão e clareza. São elas:
Assinale uma das alternativas abaixo:
  
alguns substantivos (negócio; coisa); verbos no imperativo; adjetivos qualificativos
 
  
adjetivos valorativos; pronomes pessoais; verbos no imperativo.
 
  
pronomes indefinidos; verbos no futuro do presente; adjetivos qualificativos.
 
  
pronomes pessoais (eu; você); pronomes demonstrativos (isso; isto); alguns substantivos (negócio; coisa).
 
  
 pronomes indefinidos; pronomes demonstrativos (isso; isto); alguns substantivos (negócio; coisa).
 
Conforme material teórico, quando elaboramos um texto para AVA, devemos ter um cuidado especial com a escolha das palavras, não apenas no sentido de não escolher palavras que possam ser mal interpretadas pelos estudantes, mas também no intuito de garantir a precisão daquilo que desejamos dizer (cf. ARCOVERDE e CABRAL, 2004). Com relação à escolha das palavras, vale lembrar que devemos evitar palavras de sentido genérico demais, como os substantivos coisa, negócio e alguns pronomes, como os demonstrativos “isto, isso” e os pronomes indefinidos.
 
Pergunta 10
1 / 1 pts
Leia o excerto a seguir, o qual apresenta uma paráfrase.
“Como unidadesde sentido [as palavras], ainda, funcionam como elos de amarração de subpartes do texto. São unidades dos nexos com que se constrói a cadeia do texto. Isto é, falamos com palavras, com o léxico da língua, organizado, nos textos, em combinações, em cadeias, em sequências, conforme as regras previstas pela gramática e pela coesão e coerência textuais. Na verdade, é o conjunto ─ léxico e gramática ─, materializado em textos, que permite a atividade significativa de nossas atuações verbais”.
(ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática. São Paulo: Parábola, 2007, p. 43)
Lembrando-se da definição de Paráfrase, que vimos no conteúdo teórico, assinale a alternativa que traz a paráfrase presente no excerto.
  
 [...] São unidades dos nexos com que se constrói a cadeia do texto.
  
 [...] ainda, funcionam como elos de amarração de subpartes do texto.
  
 [...] Isto é, falamos com palavras, com o léxico da língua, organizado, nos textos, em combinações, em cadeias, em sequências, conforme as regras previstas pela gramática e pela coesão e coerência textuais.
  
 [...] ─ léxico e gramática ─, materializado em textos, [...]
  
 [..] que permite a atividade significativa de nossas atuações verbais.
A paráfrase remete a um enunciado que lhe é anterior, para reafirmá-lo, esclarecê-lo, reiterando e expandindo o que se disse antes. Além disso, normalmente a paráfrase inicia-se com a expressão “isto é”.
Portanto, a paráfrase desse excerto encontra-se no trecho: Isto é, falamos com palavras, com o léxico da língua, organizado, nos textos, em combinações, em cadeias, em sequências, conforme as regras previstas pela gramática e pela coesão e coerência textuais.
Esse trecho reafirma o que se disse antes: [as palavras], ainda, funcionam como elos de amarração de subpartes do texto. São unidades dos nexos com que se constrói a cadeia do texto.
Pontuação do teste: 9 de 10
Anterior
Detalhes da última tentativa:
	Tempo:
	16 minutos
	Pontuação atual:
	9 de 10
	Pontuação mantida:
	9 de 10

Mais conteúdos dessa disciplina