Buscar

Exercício Ciência dos Materiais


Continue navegando


Prévia do material em texto

Ligações ionicas: 
- A ligação iônica consiste na transferência de elétron de um metal para um ametal. Essa transferência de elétron é originária de uma forte atração eletrostática entre esses íons. Os compostos que apresentam essa ligação são chamados compostos iônicos.
- Os metais  tem tendência a perder elétrons por só conter até três elétrons na camada de Valencia; já os não metais possuem tendência de ganhar para completar seu octeto, pois precisam nesses casos de três a um elétron apenas. 
- Metal + Ametal → Ligação Iônica
- Toda substância iônica é sólida e forma um retículo cristalino, nas condições ambientes.
http://www.infoescola.com/quimica/ligacao-ionica-eletrovalente/
- São compostos duros, ou seja, que impõem resistência, mas podem ser maleáveis e dúcteis 
- Apresentam ponto de fusão (P.F.) e ponto de ebulição (P.E.) elevados, esta característica é explicada pelo arranjo cristalino destes compostos.
- Os compostos iônicos são condutores de eletricidade, tanto os dissolvidos em água, como também os puros no estado líquido. Há existência de íons nestes compostos e como estes possuem liberdade de movimento são atraídos pelo eletrodo, fechando assim o circuito elétrico.
- Compostos iônicos sólidos à temperatura ambiente apresentam temperatura a 25° C e pressão de 1 atm, e o melhor solvente para esses compostos é a água. 
http://www.brasilescola.com/quimica/compostos-ionicos-definicao-caracteristicas-principais.htm
- A fórmula eletrônica representa os elétrons nas camadas de valência dos átomos.
Ex. NaCl
- A fórmula eletrônica é também chamada de fórmula de Lewis por ter sido proposta por esse cientista.
 	http://www.soq.com.br/conteudos/ef/ligacoesquimicas/p1.php
ex: NaCl (Cloreto de sódio): o sal de cozinha usado para temperar comidas. 
Licações covalentes: 
- resulta do compartilhamento de elétrons entre dois átomos.
- Nas ligações covalentes, como também nas iônicas, os elétrons participantes localizam-se na camada mais externa, sendo chamados então de elétrons de valência.
- De acordo com a regra do octeto, o número de elétrons de valência para um átomo estável (contando os compartilhados na ligação) deve ser igual a 8 ou 2 (quando o átomo assemelha-se ao gás nobre hélio.
- Átomos tendem a compartilhar elétrons de modo que suas camadas eletrônicas externas sejam preenchidas e eles adquiram uma distribuição eletrónica mais estável.
Estados Físicos: os compostos covalentes podem ser encontrados nos três estados físicos à temperatura ambiente. Porém, em razão de suas moléculas se atraírem menos intensamente, os compostos covalentes são, em geral, gases ou líquidos.
Polaridade: existem compostos covalentes tanto polares como apolares. O que irá determinar sua polaridade será a diferença de eletronegatividade entre os átomos envolvidos na ligação covalente.
· Pontos de fusão e ebulição: pelo fato de apresentarem baixa atração entre suas moléculas, a energia necessária para separá-las e fazê-las mudar de estado de agregação é pequena, por isso seus pontos de ebulição e de fusão são inferiores aos das substâncias iônicas. 
· 
· Condutividade Elétrica: na sua forma pura, a maioria das substâncias covalentes não conduz corrente elétrica, isto é, comporta-se como isolante. 
· Solubilidade: a solubilidade desses compostos em água e em outros solventes, como o álcool e o querosene, é bastante variada, ou seja, semelhante dissolve semelhante;
· Tenacidade (resistência): baixa tenacidade, sendo sólidos quebradiços.
· http://www.mundoeducacao.com/quimica/caracteristicas-propriedades-dos-compostos-covalentes.htm
Ligações metálicas: 
- A ligação metálica é a que se estabelece entre os metais.
- Os átomos metálicos possuem baixa eletronegatividade, e grande tendência a perderem elétrons da última camada, transformando-se em cátions.
- Os elétrons mais externos de um átomo, por estarem longe do núcleo, movimentam-se livremente, formando uma nuvem eletrônica dentro do retículo. A ligação metálica é o resultado da interação entre esses elétrons livres e os cátions fixos, ou seja, um aglomerado de cátions mergulhados em um mar de elétrons.
- Boa condutibilidade elétrica e térmica;
- Maleabilidade;
- Ductibilidade (grau de deformação que um material suporta até o momento de sua fratura);
- Altos pontos de fusão e ebulição;
- Resistência à tração;
- Brilho metálico.
- Como os metais são formados por átomos do mesmo tipo, a fórmula das substâncias metálicas é representada pelo próprio símbolo do elemento, como por exemplo, a fórmula da substância prata é Ag. A ligação metálica não possui fórmula eletrônica
http://educacao.globo.com/quimica/assunto/ligacoes-quimicas/ligacao-metalica.html
Forças intermoleculares: Polar com cargas			Apolares: sem cargas
- As forças intermoleculares são aquelas responsáveis por manter moléculas unidas na formação dos diferentes compostos.
- As interações intermoleculares presentes nas moléculas apolares são as dipolo-induzido, mas não ocorrem o tempo todo, a distribuição de elétrons na eletrosfera dessas moléculas é uniforme. Contudo, em algum instante ocorre um acúmulo de cargas (pólos) nas extremidades, é aí que as forças dipolo-induzido aparecem, e como o próprio nome já diz, elas induzem as moléculas vizinhas a também entrarem em desequilíbrio.
- A força dipolo-dipolo ocorre somente em moléculas polares, isto é, aquelas que não apresentam distribuição uniforme de carga ao longo de sua superfície.
- Ligações de hidrogênio: essa é a interação mais forte que ocorre entre moléculas, é comparada à força dipolo-dipolo bem mais intensificada. Esta ligação ocorre entre moléculas que contêm átomos de hidrogênio ligados a átomos de nitrogênio, flúor, oxigênio, ou seja, elementos muito eletronegativos, por isso os pólos ficam mais acentuados.
Ex: A molécula de água é um exemplo clássico das ligações de hidrogênio, onde átomos de H se unem fortemente aos átomos de H de outras moléculas para formar a cadeia de H20.