Buscar

Industrialização Brasileira: Café, Vargas, JK e a Quarta Revolução Industrial

Prévia do material em texto

ATIVIDADE – INDÚSTRIA BRASILEIRA
• O conteúdo referente à Industrialização Brasileira foi abordado brevemente na I unidade, no entanto, daremos seguimento a ele na II unidade. Dessa forma, a partir da aula vislumbrada no EDUCAPE, indique:
a) Como os produtores de café influenciaram na industrialização brasileira?
A crise do café impulsionou a industrialização. A atividade cafeeira gerou mais infraestruturas, mão de obra assalariada (chegada dos imigrantes), mercado consumidos, energia e transportes (linhas férreas). Por causa da crise de 29, muitas importações foram cessadas, o que melhorou o mercado nacional.
b) Especificamente na Era Vargas, como se deu o processo industrial?
Como nossa economia era quase toda agroexportadora, Getúlio Vargas se preocupa em investir nas indústrias de base que tinha por objetivo fornecer produtos para a criação, como os minérios da VRD, ou o aço da CSN, BNDES, Eletrobrás e a Petrobrás, além da implantação de multinacionais.
c) Especificamente no governo JK, quais foram as mudanças na conjuntura industrial?
Jucelino Kubichec investiu em setores de energia e transporte, fez o Plano de Metas (“50 anos em 5”), onde seriam elaboradas 30 metas mais 1 que seria o símbolo da sua ideia que foi a construção de Brasília. Essas metas seriam feitas pelo Plano Tripé que era o Estado(infraestrutura), os Empresário (Bens de consumo não duráveis, como os alimentos) e o Capital Estrangeiro (Bens de consumo duráveis, como carros e eletrodomésticos).
d) Como se deu o processo de industrialização na década de 60?
Esse período foi durante o governo de João Goulart ”Jango”, que elaborou o Plano trienal composto por uma reforma de base(agrária, tributária, administrativa, bancária e educacional), sem responsabilidade pela produção industrial. Porém esse plano falhou.
e) Faça um breve recorte da industrialização brasileira da primeira década do século XXI. Progrediu? Regrediu? Continuou a mesma?
		
Progrediu, pois como é possível notar, a chamada Quarta Revolução Industrial que é a inteligência artificial aplicada na produção, já está dando aos poucos as caras no Brasil. Outros países como Estados Unidos, Alemanha, Japão e outros já implantaram essa revolução, porém está apenas no começo, no Brasil. Esse meio de produção influenciará todos os aspectos da sociedade brasileira como qualidade de vida em virtude da redução dos produtos naturais, ou os custos na fabricação que serão menores.

Continue navegando