Buscar

Prévia do material em texto

GABRIELLE AMORA PEREIRA
201503373721
Empresarial 1
Caso concreto – Aula 2
Uma das razões para que ocorra a desconsideração da personalidade jurídica da sociedade empresária Filarmônica Instrumentos Musicais LTDA é a confusão patrimonial, hipótese apontada no caso concreto.
 Segundo inteligência do art. 50, CC:
“Art. 50 : Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica.”
Jurisprudência referente ao caso concreto:
“EMENTA: AGRAVO DE INSTRUMENTO - INCIDENTE DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA - INTELIGÊNCIA DO ART. 50 DO CC - COMPROVAÇÃO DO ABUSO DE PERSONALIDADE. A desconsideração da personalidade jurídica visa impedir o uso fraudulento da empresa pelos sócios com o intuito de frustrar os direitos dos credores, sendo que, para tanto, deve ser comprovado o desvio de finalidade, caracterizado pelo ato intencional dos sócios em fraudar terceiros com o uso abusivo da personalidade jurídica, ou a confusão patrimonial, consagrado pela inexistência, no campo dos fatos, de separação do patrimônio da pessoa jurídica e do de seus sócios, ou ainda, dos haveres de outras pessoas jurídicas. Demonstrado o desvio de finalidade da empresa agravada ou a confusão patrimonial que caracterizasse o abuso apontado, impõe-se a manutenção do deferimento da desconsideração da personalidade jurídica.” TJ-MG (Agravo de Instrumento-Cv 1.0647.10.006682-6/003 1095916-80.2018.8.13.0000 (1) Relator(a) Des.(a) Arnaldo Maciel 18ª CÂMARA CÍVEL Data de Julgamento 12/02/2019
OBJETIVAS: 
1- (D) 
2- (C)

Mais conteúdos dessa disciplina