Buscar

AV2 DIRETO PROCESSUAL DO TRABALHO 2020 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV2 DIRETO PROCESSO DO TRABALHO - PROF ... (DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I (CCJ0247_3516411) 1003)
Olá LUCIANA, quando enviar este formulário, o seu nome e endereço de email serão exibidos para o proprietário do formulário.
Obrigatória
1.Em abril de 2020, durante uma audiência na Vara Única do Trabalho da Comarca de Tururu/CE que envolvia a sociedade empresária Tururu Comércio e Indústria S/A, o juiz indagou à pessoa que se apresentou como preposto se ela era empregada da empresa, recebendo como resposta que não. O juiz, então, manifestou seu entendimento de que uma sociedade anônima deveria, obrigatoriamente, fazer-se representar por empregado, concluindo que a sociedade empresária não estava adequadamente representada. Decretou, então, a revelia, excluiu a defesa protocolizada e sentenciou o feito na própria audiência, julgando os pedidos inteiramente procedentes. O juiz agiu corretamente com relação a decisão alusiva ao preposto?
(2 Pontos)
O juiz não agiu corretamente.
Diante desse quadro e do que prevê a CLT o advogado da ré deverá interpor recurso ordinário no prazo de 8 dias, buscando anular a sentença, pois o preposto não precisa ser empregado da reclamada.
O artigo 895 da CLT nos diz cabe recurso ordinário para a instancia superior 
l - das decisões definitivas ou terminativas das Varas e Juízo, no prazo de 8 dias.
Preposto não precisa ser empregado, apenas ter conhecimento do fato.
art. 843 - § 1º, CLT: É facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente, ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento do fato, e cujas declarações obrigarão o proponente.
2.O escritório Macuxi Advogados Associados foi contratado pela empresa Break Food Ltda. para assisti-la juridicamente em uma audiência. Você foi designado(a) para a audiência. Forneceram-lhe cópia da defesa e dos documentos, e afirmaram que tudo já havia sido juntado aos autos do processo eletrônico. Na hora da audiência, tendo sido aberta esta, bem como os autos eletrônicos do processo, o juiz constatou que a defesa não estava nos autos, mas apenas os documentos. Diante disso, o juiz facultou-lhe a opção de apresentar defesa de forma oral. Acerca do ocorrido, o juiz agiu corretamente? Haveria possibilidade de apresentação de defesa oral?
(2 Pontos)
A cerca do ocorrido o juiz agiu corretamente. 
O reclamado terá a possibilidade para aduzir a defesa em vinte minutos.
NA HORA da audiência, tendo sido aberta esta, bem como os autos eletrônicos do processo, o juiz constatou que a defesa não estava nos autos, mas apenas os documentos. 
art. 847, CLT - Não havendo acordo, o reclamado terá vinte minutos para aduzir sua defesa, após a leitura da reclamação, quando esta não for dispensada por ambas as partes.(Redação dada pela Lei nº 9.022, de 5.4.1995)
3.A Stark Industria e Comércio ajuizou ação de consignação em pagamento em face do seu Pepper Potts, ex-empregada, com o objetivo de realizar o depósito das verbas resilitórias devidas a trabalhadora e obter quitação judicial da obrigação. No dia designado para a audiência una, a empresa não compareceu nem se justificou, estando presente a ex-empregada. Indique, de acordo com a CLT, o instituto jurídico que ocorrerá em relação ao processo. Fudamente.
(2 Pontos)
O instituto jurídico que ocorrerá em relação ao processo será o ARQUIVAMENTO.
Conforme o artigo 844, caput, da CLT, a ausência do reclamante resulta no arquivamento da ação e a falta da reclamada gera a revelia e a confissão quanto à matéria de fato.
art. 844, caput, da CLT - O não-comparecimento do reclamante à audiência importa o ARQUIVAMENTO da reclamação, e o não-comparecimento do reclamado importa revelia, além de confissão quanto à matéria de fato. 
4.Alcolgelson contratou você como advogado para ajuizar ação trabalhista em face do empregador. Entretanto, na audiência, o juiz constatou que não havia procuração nos autos. Diante disso, você requereu fosse efetivado registro em ata de audiência no qual Alcolgelson o constituía como procurador. Alcolgelson anuiu com o requerimento. Com base na hipótese narrada, nos termos da CLT, esse mandato será válido?
(2 Pontos)
O mandato, no caso, é valido e os poderes apenas para o foro geral, mediante simples registro em ata de audiência.
Trata-se da aplicação do artigo 791
art. 791, §3º, da CLT: A constituição de procurador com poderes para o foro em geral poderá ser efetivada, mediante simples registro em ata de audiência, a requerimento verbal do advogado interessado, com anuência da parte representada.
5.Em reclamação trabalhista autuada sob o n.º 05042020.2020.0001, designada para a Vara única do Trabalho de de Tururu/CE, a advogada Scarlett Johansson, figura como advogada da Reclamada. A audiência em questão era a primeira da pauta diária, marcada para 8h00min. Entretanto, já passados 25 minutos do horário da sua audiência, o juiz ainda não havia comparecido e você e seu cliente tinham audiência em Umirim, cidade vizinha às 9h00min. Nesse caso, de acordo com previsão expressa na CLT, aponte qual procedimento será adotado pelas partes.
(2 Pontos)
O presente caso versa sobre o atraso do juiz à audiência e a possibilidade ou não de a parte tomar algum procedimento que a permita não participar da mesma sem prejuízo próprio. O advogado e o cliente poderão se retirar após quinze minutos da hora marcada, devendo o ocorrido constar do livro de registro de audiências.
Trata-se da aplicação do artigo 815, caput da CLT, pelo qual
"Se, até 15 (quinze) minutos após a hora marcada, o juiz ou presidente não houver comparecido, os presentes poderão retirar-se, devendo o ocorrido constar do livro de registro das audiências".
art. 815 - À hora marcada, o juiz ou presidente declarará aberta a audiência, sendo feita pelo secretário ou escrivão a chamada das partes, testemunhas e demais pessoas que devam comparecer. (Vide Leis nºs 409, de 1943 e 6.563, de 1978)
Parágrafo único - Se, até 15 (quinze) minutos após a hora marcada, o juiz ou presidente não houver comparecido, os presentes poderão retirar-se, devendo o ocorrido constar do livro de registro das audiências.

Continue navegando