A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
PROVA II DE RELAÇÕES HUMANAS

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	Um fator indispensável para o bom funcionamento de uma organização é a comunicação. Nesse sentido, o administrador precisa estar muito atento a esta questão, pois grande parte dos problemas organizacionais é devido a problemas de comunicação. Com relação à comunicação organizacional, o administrador possui três grandes categorias de comunicação. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Interpessoal.
II- Informacional.
III- Decisorial.
(    ) Compreende a transmissão de informações dentro da organização.
(    ) Retrata o processo decisório, desde projetos, recursos etc.
(    ) É a comunicação entre as pessoas dentro e fora da organização. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	I - II - III.
	b)
	II - I - III.
	c)
	III - II - I.
	d)
	II - III - I.
	2.
	A família é considerada como um agrupamento social cuja estrutura varia em alguns aspectos no tempo e no espaço. Essa variação pode se referir ao número e à forma de casamento, ao tipo de família e aos papéis familiares. A família também é entendida como um grupo de parentesco que tem como responsabilidade principal a socialização de suas crianças e a satisfação de outras necessidades básicas em que os pais exercem influência direta sobre os filhos. Com base nesses pressupostos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A família na qual a pessoa nasce também exerce uma influência relativamente duradoura ao longo da vida.
(    ) A família consiste num grupo de pessoas que são relacionadas entre si pelo sangue, casamento ou adoção, vivendo juntas por um período de tempo definido.
(    ) A família é a junção de duas pessoas que desejam compartilhar o mesmo ambiente, desenvolvendo relações parentais no seu cotidiano, e uns influenciando os outros. 
(    ) Os membros familiares deverão se conhecer muito bem, para assim poderem identificar suas necessidades e como fazer para supri-las.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - V - V - V .
	b)
	F - F - V - V.
	c)
	V - V - F - V.
	d)
	F - F - F - V.
	3.
	No relacionamento humano, seja na vida social, seja no ambiente de trabalho, mostra-se fundamental o processo de comunicação. Esse consiste na troca de informações, ideias e sentimentos, colocando as pessoas em contato e possibilitando a interação. Nesse sentido, a comunicação vai determinar a qualidade da relação interpessoal, podendo facilitar o desenvolvimento do trabalho, ou prejudicá-lo. Com relação às características que facilitariam a comunicação e o bom desempenho das tarefas no ambiente de trabalho, analise as sentenças a seguir:
I- É preciso compreender o outro na especificidade deste.
II- É desnecessário atentar-se à comunicação não verbal.
III- Procurar decisões consensuais em caso de conflito.
IV- Ser autêntico e sincero, mesmo magoando o outro.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	d)
	Somente a sentença I está correta.
	4.
	As relações interpessoais são necessárias para a convivência entre os povos e podem ser marcadas por inúmeros princípios e práticas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta algumas das características dos princípios éticos necessários para a condução e a manutenção de relações interpessoais saudáveis:
	a)
	Preservar o egoísmo.
	b)
	Individualismo e consumismo.
	c)
	Ambição e ganância.
	d)
	Ser honesto e generoso.
	5.
	Desde os primórdios da civilização, os homens se organizam por meio de relacionamentos sociais. Ao  longo de suas vidas, participam de vários grupos sociais, como as instituições religiosas, escolares, políticas e outras. A família é um desses grupos, considerado primário, sendo considerada uma unidade básica que possibilita a existência da sociedade. Sobre a família, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A família é definida como um grupo de pessoas agrupadas em torno de um senso comum, de uma cultura etc., mas que têm baixo relacionamento pessoal entre si.
(    ) A família é um agrupamento marcado por responsabilidades, sobretudo a de socialização dos membros, bem como a satisfação de outras necessidades.
(    ) A família consiste num grupo de pessoas que são relacionadas entre si pelo sangue, casamento ou adoção, vivendo juntas por um período de tempo definido.
(    ) A família é definida como a unidade mantenedora de relações dentro de todas as organizações empresariais, e tem como foco a relação dos funcionários com os diretores das instituições.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - V - V - F.
	b)
	V - F - V - V.
	c)
	V - V - F - F.
	d)
	F - F - F - V.
	6.
	Cada ser humano possui valores próprios e adquiridos pela convivência em sociedade. Sobre o valor pessoal, analise as sentenças a seguir:
I- Os valores são, num primeiro momento, herdados por nós. Ao nascermos, o mundo cultural é um sistema de significados já estabelecido, de tal modo que aprendemos desde cedo como nos comportar, gerando valores pessoais fundados nesta condição de viver.
II- Os valores pessoais são fatores impetrados a nós unicamente pela carga genética da pessoa, não sendo influenciados por mais nenhum outro fator social.
III- Os valores pessoais são unicamente expressos pelas legislações do país em que o indivíduo vive.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	c)
	Somente a sentença I está correta.
	d)
	Somente a sentença III está correta.
	7.
	Nos nossos relacionamentos interpessoais devemos nos guiar por determinados princípios éticos. São princípios éticos elevados em nossas relações com os outros que garantem, não só um bom relacionamento com essas, mas também a consecução do bem maior. Somente considerando princípios éticos e nos guiando por esses que podemos evitar que nossos atos tragam prejuízo a outrem. Com relação aos princípios éticos que devemos observar para um bom relacionamento com os outros, analise as afirmativas a seguir:
I- A compreensão do outro passa pela compreensão de nós mesmos.
II- Todos temos necessidades iguais e devemos nos adequar a essas.
III- O convívio não é necessário e somente desejável em alguns casos.
IV- Devemos mostrar interesse e ajudar somente a quem conhecemos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	8.
	As pessoas interagem constantemente, e um dos meios mais utilizados é a fala, pois através desta linguagem o indivíduo comunica seus desejos, frustrações, emoções etc. Nesse sentido, um dos principais fatores para que haja uma boa conivência entre os integrantes de um determinado grupo social é a questão de saber escutar o outro. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma razão para escutar os semelhantes:
	a)
	Escutar com sabedoria é escutar o interlocutor em seu conjunto como um todo, possuindo características positivas e negativas.
	b)
	As pessoas tendem a confiar menos em quem as escuta, por desconfiança pela fofoca.
	c)
	Escutar é uma forma de se mostrar interessado para atingir um objetivo desejado.
	d)
	Falar mais e escutar menos é importante para a relação interpessoal.
	9.
	Nós somos levados a nos associar a um determinado grupo social em razão da resposta que esse possa dar a nossas necessidades interpessoais. Ao nos relacionarmos com os outros membros dos grupos nos quais nos inserimos, nós estamos buscando satisfazer uma dessas necessidades interpessoais que nos levam a integrar esses grupos. Quando dizemos que essa necessidade nos leva a identificar nosso papel e responsabilidade no grupo, a que estamos nos referindo?
	a)
	Necessidade de Sobrevivência.
	b)
	Necessidade de Controle.
	c)
	Necessidade de Afeição.
	d)
	Necessidade