A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
SOCIEDADES ANÔNIMAS(JUR8125_22)

Pré-visualização | Página 1 de 3

Avaliação: A3
Data: 7 de Dezembro de 2018 - 18:20 Fina liza do
Local: C416 - EAD - Bloco C - 4º andar / Andar / Polo Tijuca / TIJUCA
Acadêmico: VIRSOA-001
Correto Incorreto Anulada Discursiva Objetiva Total: 5,00/10,00
1  Código: 27898 - Enunciado: A administração da companhia, conforme dispuser o estatuto, será de competência do conselho de administração e da diretoria, ou somente desta. Os poderes conferidos por lei a esses órgãos não poderão ser delegados a outros, sejam criados por lei ou pelo estatuto. Cumpre à diretoria, nas sociedades anônimas:
a) Executar as deliberações da assembleia geral e do conselho de administração e representar a sociedade em seus atos negociais.
b) Administrar a companhia, devendo prestar contas de seus atos aos conselhos de administração e fiscal. c) Deliberar, administrar e executar os atos inerentes à vida negocial da companhia.
d) Representar os interesses dos acionistas controladores na administração da sociedade.
e) Administrar os interesses de todos os acionistas da sociedade, por meio de deliberações que satisfaçam os anseios dos investidores.
Alternativa marcada:
c) Deliberar, administrar e executar os atos inerentes à vida negocial da companhia.
Justificativa: Resposta correta:Executar as deliberações da assembleia geral e do conselho de administração e representar a sociedade em seus atos negociais. A diretoria é órgão de representação da sociedade perante o público em geral, responsabilizando-se pela execução de seu objeto, em cumprimento às deliberações da assembleia geral ou do conselho de administração. Distratores:Administrar a companhia, devendo prestar contas de seus atos aos conselhos de administração e fiscal. Errada. Quem administra a companhia são os administradores, que tanto podem ser membros da diretoria como do conselho de administração. Além disso, a prestação de contas é feita perante a assembleia geral ordinária.Deliberar, administrar e executar os atos inerentes à vida negocial da companhia. Errada. Apenas a ação de executar pode ser considerada como atribuição do órgão.Representar os interesses dos acionistas controladores na administração da sociedade. Errada. Não é o interesse dos administradores, mas sim da companhia.Administrar os interesses de todos os acionistas da sociedade, por meio de deliberações que satisfaçam os anseios dos investidores. Errada. Não é o interesse dos administradores, e sim da companhia.
0,00/ 0,50
2  Código: 27806 - Enunciado: Às vezes, não é necessário que uma empresa seja dona da outra para que a legislação determine que a relação entre elas seja tão próxima que mereçam cuidados especiais. É daí que aparecem os conceitos de subsidiária, controlada e coligada. Na conformidade do que preceitua o § 1º do artigo 243 da Lei das Sociedades Anônimas, o que são sociedades coligadas?
0,00/ 0,50
la.
a) São coligadas as sociedades quando uma participa com, no mínimo, 10% do capital da outra, sem controlá-
b) São coligadas as sociedades quando uma participa, com autorização da Comissão de Valores Mobiliários,
do controle acionário da companhia.
c) São coligadas as sociedades quando uma participa com 40% do capital da outra e, mesmo assim, detém o controle acionário em face de predominância de ações com direito a voto.
d) São coligadas as sociedades quando uma participa com, no mínimo, 5% do capital da outra.
e) São coligadas as sociedades quando uma participa com 10% ou mais do capital da outra, sem controlá-la.
Alternativa marcada:
a) São coligadas as sociedades quando uma participa com, no mínimo, 10% do capital da outra, sem controlá-la.
Justificativa: Resposta correta:São coligadas as sociedades quando uma participa com 10% ou mais do capital da outra, sem controlá-la. Essas empresas são consideradas coligadas, por definição legal (art. 1.099 do Código Civil Brasileiro c/c art. 243, § 1º da Lei das Sociedades Anônimas). Distratores:São coligadas as sociedades quando uma participa com, no mínimo, 5% do capital da outra. Errada. Não se enquadra na definição legal mencionada.São coligadas as sociedades quando uma participa com, no mínimo, 10% do capital da outra, sem controlá-la. Errada. Não se enquadra na definição legal mencionada.São coligadas as sociedades quando uma participa com 40% do capital da outra e, mesmo assim, detém o controle acionário em face de predominância de ações com direito a voto. Errada. Não se enquadra na definição legal mencionada.São coligadas as sociedades quando uma participa, com autorização da Comissão de Valores Mobiliários, do controle acionário da companhia. Errada. Não se enquadra na definição legal mencionada.
3  Código: 27917 - Enunciado: Por ação escritural, entende-se a que se transfere mediante registro nos assentamentos da instituição financeira depositária, a débito da conta de ações do alienante e a crédito do adquirente. E sem valor nominal é aquela que não recebe um valor prefixado, embora tenha valor, pois, se não tivesse valor, não teria como ser a empresa uma sociedade anônima, uma vez que uma das características da sociedade anônima é ter fim lucrativo, portanto uma sociedade de capitais. Indique para que devem ser utilizadas as ações que ostentam as duas características (escritural e sem valor nominal).
a) Dificultar a circulação das participações; por isso, são pouco utilizadas.
b) Garantir a titularidade das participações, que ficam lançadas em livros próprios de instituição financeira autorizada.
c) Reduzir a guarda de papéis e deságio.
d) Dificultar a negociação dos valores mobiliários pela inexistência de cártula. e) Dar notoriedade aos portadores.
Alternativa marcada:
b) Garantir a titularidade das participações, que ficam lançadas em livros próprios de instituição financeira autorizada.
Justificativa: Resposta correta:Reduzir a guarda de papéis e deságio. Está de acordo com o artigo 34, § 1º, da Lei das Sociedades Anônimas. O estatuto da companhia pode autorizar ou estabelecer que todas as ações da companhia, ou uma ou mais classes delas, sejam mantidas em contas de depósito, em nome de seus titulares, na instituição que designar, sem emissão de certificados. No caso de alteração estatutária, a conversão em ação escritural depende da apresentação e do cancelamento do respectivo certificado em
circulação. Distratores:Garantir a titularidade das participações, que ficam lançadas em livros próprios de instituição financeira autorizada. Errada. As demais também garantem a titularidade.Dar notoriedade aos portadores. Errada. Não possui fundamento legal.Dificultar a circulação das participações; por isso, são pouco utilizadas. Errada. As ações escriturais não dificultam a negociação.Dificultar a negociação dos valores mobiliários
pela inexistência de cártula. Errada. A inexistência de papel, em regra, simplifica a transação.
0,00/ 1,50
4  Código: 27940 - Enunciado: A sociedade de capital autorizado pode ser constituída com capital subscrito inferior ao consentido expressamente pelo estatuto social. Fixado o capital nominal, será ele realizado em parte e a diretoria tem poderes para efetuar novas chamadas do capital dentro do limite da autorização, sem necessidade de permissão da assembleia geral e sem reforma dos estatutos. A respeito do capital autorizado, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
a) O estatuto pode prever os casos ou as condições em que os acionistas não terão direito de preferência para subscrição.
b) Autorização para aumento do capital social pode ser conferida à diretoria da companhia, que pode ser competente para deliberar sobre as emissões.
c) O estatuto pode prever a emissão de partes beneficiárias ou bônus de subscrição dentro do limite do capital autorizado.
d) Inexiste essa opção nas sociedades anônimas de capital aberto.
e) Somente os estatutos de companhias fechadas podem conter autorização para

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.