Buscar

trabalho final pnae 2020

Prévia do material em texto

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
 Lucimeire Gomes Cunha.
 A EXECUÇÃO DO PNAE NO MUNICÍPIO
DE ITAQUIRAÍ
Zélia Caetano.
 ITAQUIRAÍ-MS
2020
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
 Lucimeire Gomes Cunha.
 A EXECUÇÃO DO PNAE NO MUNICÍPIO
DE ITAQUIRAÍ
Trabalho final de conclusão do Curso PNAE no âmbito do Programa Formação pela Escola.
Zélia Caetano.
 ITAQUIRAÍ-MS
2020
RESUMO
Pal avras- chave : Al imentação Escol ar, CAE, qual idade , Parti cip ação.
 O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica matriculados em escolas públicas e filantrópicas. Seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis. O PNAE tem caráter suplementar, como prevê o artigo 208, incisos IV e VII, da Constituição Federal, quando coloca que o dever do Estado (ou seja, das três esferas governamentais: União, estados e municípios) com a educação é efetivado mediante a garantia de atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade e ao educando no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. No município de Itaquiraí o programa é executado.
 
Palavras chave: Alimentação escolar; Educação Básica; Execução municipal.
1-INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o intuito de refletir e discutir sobre “Programa Nacional Alimentação Escolar” – PNAE, possibilitando assim uma aprendizagem mais abrangente experiência em programas de alimentação e nutrição na América do Sul. A clientela atendida atualmente no país, ultrapasse 37 milhões de alunos, com um investimento superior a 1,025 bilhão de reais ao ano. O gerenciamento do programa é bastante complexo em virtude de estarem envolvidos diretamente no processo, União, Estados, Municípios, Conselhos e estabelecimentos de ensino. No entanto, o compromisso de gerenciar este recurso de forma transparente e eficaz deve ser uma constante, uma vez que o programa apresenta grande impacto social.
2. DESENVOLVIMENTO
1.
OBJETIVO GERAL
Suprir parcialmente as necessidades nutricionais dos alunos beneficiários, através da oferta de no mínimo uma refeição diária, visando atender os requisitos nutricionais referentes ao período em que este se encontra na escola.
2.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Melhorar as condições fisiológicas do aluno, de forma a contribuir para a melhoria do desempenho escolar; promover a educação nutricional no âmbito da escola, de forma a reforçar a aquisição de bons hábitos alimentares; reduzir a evasão e a repetência escolar. 
 3. META DO PROGRAMA
 Garantir uma refeição diária com aproximadamente 350 quilocalorias (Kcal) e 9 gramas de proteínas. Desta forma, a alimentação escolar deve possibilitar a cobertura de no mínimo 15% das necessidades diárias do aluno.
2.1 ANÁLISES DE DADOS.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE Dentre seus princípios e diretrizes, definidos, respectivamente, nos arts. 2º e 3º da Resolução /CD/FNDE N.º 38/2009 (2009), destacam-se: O direito humano à alimentação adequada, visando a garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos; A universalidade do atendimento da alimentação escolar gratuita, a qual consiste na atenção aos alunos matriculados na rede pública de educação básica. O FNDE utiliza como base para o cálculo do recurso a ser transferido ao município e aos Estados, a clientela oficial cadastrada no Censo Escolar do ano anterior. A base de cálculo para determinação do recurso mensal, é a seguinte: Valor do recurso mensal = Nº de Alunos constantes no Censo X 20 dias de atendimento. O Programa Nacional de Alimentação Escolar é financiado com recursos do Tesouro Nacional. Os recursos financeiros são transferidos em parcelas mensais e idênticas, de fevereiro à novembro, considerando o número médio de 20 dias letivos No município de Itaquiraí, os dados sobre crianças que veem programa como um dos motivos para estar na escola não é muito grande, a clientela dos Itaquiraienses não são de alunos em extrema pobreza, claro que existem um caso ou outro mas não são d ados alarmantes. O ponto negativo que observamos durante a pesquisa de realização deste trabalho é falta de um calendário mais breve, ou seja, o fornecedor faz a devida entrega de frutas e verduras em quantidade para quinze dias ou mensal, onde os produtos encontram-se no ponto de consumir, fazendo com que seja preciso mudar o cardápio de última hora.
2.2 PROPOSTA DE SOLUÇÃO
Como os conselheiros vêm acompanhando bem de perto essa situação, o conhecimento da nutricionista responsável e o ponto de vista das merendeiras do munícipio, a solução apontada foi estabelecer um cronograma semanal de entrega, com a quantidade a ser consumida na semana obedecendo rigorosamente o cardápio.
2.3 OBJETIVOS GERAL
 Contribuir com a Secretaria Municipal de Educação no propósito de desenvolver um ótimo trabalho junto agricultura familiar.
2.4 OBJETIVO ESPECIFICO 
Criar um calendário junto que melhor se adapte as escolas junto a agricultura familiar. 
CONCLUSÃO
Após estudos, pesquisas e analise conclui-se a importância dos Conselhos de Alimentação Escolar, principalmente com a participação de pais de alunos matriculados na educação publica. Esta participação permite estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas uma realidade. A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento e participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas. Pois os conselhos são espaços públicos de composição plural e paritária entre Estado e sociedade civil, de natureza deliberativa e consultiva, cuja função é formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais. Os conselhos são o principal canal de participação popular encontrada nas três instâncias de governo (federal estadual e municipal). Os conselhos são uma das formas mais eficientes, atualmente, de permitir a participação popular nas políticas públicas. Um conselho que funcione efetivamente dá à sociedade civil a oportunidade não só de fiscalizar as ações do Estado, mas de modificar essas ações, a partir de um acompanhamento constante, de maneira que a sua responsabilidade também passa pelo aperfeiçoamento destas politicas. Enfim, é importante sugerir a realização de novos estudos na área , possibilitando uma maior conscientização da população no sentido de participar da gestão dos recursos públicos em serviços de seu próprio interesse. 
ANEXOS
REFERENCIAS
MIN ISTÉ RIO D A ED UCAÇ ÃO. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. 
Resolução/C D /FND E n.º 38/2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. 
Disponível em: < http://www.fnde.gov.br/index-legislação - Acesso em 25 de junho 2020.
Brasil. Lei n.8913 de 12/7/1994. Dispõe sobre a descentralização da merenda escolar. Diário Oficial da União 1994; 132(1): 30.
Brasil. Presidência da República. Medida Provisória 1979 -19 de 2/6/2000. Dispõe sobre o repasse de recursos financeiros do Programa de Alimentação Escolar. Diário Oficial da União 2000; Edição Extra. Disponível em: www.fnde.gov.br/legislacao

Continue navegando